Artigo da seção pessoas Hermeto Pascoal

Hermeto Pascoal

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deHermeto Pascoal: 22-06-1936 Local de nascimento: (Brasil / Alagoas / Arapiraca)

Biografia
Hermeto Pascoal (Arapiraca AL1936). Compositor, arranjador e multi-instrumentista. Filho de Vergelina E. de Oliveira (dona Divina) e Pascoal José da Costa, Hermeto nasce no povoado (hoje município) de Lagoa da Canoa de Arapiraca. Começa a fazer música desde cedo, atento aos sons da natureza. Seu primeiro instrumento é a sanfona de oito baixos e com ela se apresenta em festas populares da cidade. Posteriormente ganha do pai outra sanfona de 32 baixos. Com 11 anos, toca em bailes e forrós com o irmão José Neto.

Aos 14, muda-se com a família para o Recife, forma um trio de sanfonas com o irmão e Sivuca e se apresenta na Rádio Jornal do Commercio. Vai para Caruaru em 1952 e toca na Rádio Difusora. Retorna ao Recife em 1954 e começa a aprender piano. Três anos mais tarde, muda-se para João Pessoa para participar da Orquestra Tabajara. No ano seguinte vai para o Rio de Janeiro, onde trabalha como instrumentista na Rádio Mauá. Transfere-se para São Paulo,em 1961, aprende a tocar flauta e, integrando vários conjuntos, se apresenta em casas noturnas, tais como Chicote e Stardust. Em 1966 participa do conjunto Quarteto Novo (com Heraldo do Monte, Theo de Barros e Airto Moreira), que acompanha Edu Lobo em Ponteio, canção vitoriosa no 2º Festival da MPB da TV Record, em 1967. O grupo acompanha turnê de Geraldo Vandré e no mesmo ano lança o LP Quarteto Novo.

Convidado por Airto Moreira e Flora Purim viaja para os Estados Unidos, em 1969. Lá grava seu primeiro LP, Hermeto (1970), e participa de gravações com os músicos de jazz Herbie Hancock, Ron Carter, Chick Corea e Miles Davis. Este lança o LP Miles Davis Live Evilcom a participação e duas composições de Hermeto, Igrejinha e Nem um Talvez. Retorna ao Brasil e em 1973 lança seu primeiro LP no país, A Música Livre de Hermeto Pascoal. Grava Slaves Mass, em1976, nos Estados Unidos, Zabumbê-Bum-Á, em 1978, e Ao Vivo em Montreaux, em1979. Na década de 1980 realiza vários espetáculos no Brasil e exterior, lança os discos Cérebro Magnético (1980), Hermeto Pascoal e Grupo (1983), Lagoa da Canoa (1985), Brasil Universo (1986), Só Não Toca Quem Não Quer (1987) e Solo. Por Diferentes Caminhos (1988), compõe trilhas sonoras e faz arranjos. Em 1972, é premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor solista e, no ano seguinte, como melhor arranjador.

Na década seguinte mantém o ritmo de trabalho, grava dois discos, Festas dos Deuses (1992) e Eu e Eles (1999), cria e toca a Sinfonia do Boiadeiro (1995) e, entre 1996 e 1997, faz o Calendário do Som, em que registra uma composição por dia, publicado em partitura em 1999 pela Editora Senac São Paulo. Lança Mundo Verde Esperança (2003) e, com sua atual esposa, Aline Morena, grava os discos Chimarrão com Rapadura (2005) e Bodas de Latão (2010). Por ocasião da comemoração de seu septuagésimo aniversário, elabora em 2006 um Songbook com 15 canções, compilado e editado por Jovino Santos Neto (pianista que acompanha Hermeto Pascoal por mais de 15 anos), com distribuição livre na web. Em 2009 libera o uso de 614 composições, incluindo as listadas no Calendário do Som. Em seus arranjos utiliza instrumentos inusitados, como garrafa, lata, panela e, por outro lado, executa peças musicais em teclado, flauta, saxofone e violão.

Comentário crítico
É difícil enquadrar a obra de Hermeto Pascoal em qualquer tipologia ou classificação do gênero musical. Sua prática e composições apresentam indefinições que, no entanto, não é rara na música brasileira. Com o estilo improvisador, ele dilata os limites da música instrumental no Brasil. E, como inventor de instrumentos, amplia a paleta de timbres da música brasileira. Em sua obra as fronteiras entre a chamada música regional, a nacional e a internacional, a popular e a erudita dialogam com intensidade. Essas experiências com as diversas tradições, a formação musical completamente heterodoxa e a condição de multi-instrumentista o colocam numa encruzilhada de onde partem e para onde convergem caminhos e alternativas inovadoras.

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Outras informações de Hermeto Pascoal:

  • Outros nomes
    • Hermeto Paschoal
  • Habilidades
    • compositor
    • Instrumentista
    • arranjador
    • produtor musical

Exposições (2)

Eventos relacionados (2)

Fontes de pesquisa (6)

  • ARRAIS, Marcos Augusto Galvão. A música de Hermeto Pascoal: uma abordagem semiótica. Dissertação de Mestrado, Semiótica e Lingüística, Universidade de São Paulo, 2006.
  • CAMPOS, Lúcia Pompeu de Freitas, Tudo isso junto de uma vez só: o choro, o forró e as bandas de pífanos na música de Hermeto Pascoal, Dissertação Mestre, Escola de Música da
    UFMG, 2006.
  • NETO, Luiz Costa Lima. A música experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981 - 1993): Concepção e linguagem. Dissertação de Mestrado, Programa de música brasileira, Centro de Letras e Artes, Universidade do Rio de Janeiro, 1999.
  • PASCOAL, Hermeto, A música brasileira deste século por seus autores e intérpretes. Programa Ensaio, Fundação Padre Anchieta, CD, SESC-SP, 2001.
  • SILVA, Camila Perez da, A sonoridade híbrida de Hermeto Pascoal e a indústria cultural, Dissertação de mestrado, Sociologia, UFSCar, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp114054.pdf . Acesso em: 16 de março de 2011.
  • VILLAÇA, Edmiriam Módolo, O menino Sinhô. Via e música de Hermeto Pascoal para crianças, SP, Ed Ática 2007.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • HERMETO Pascoal. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa26091/hermeto-pascoal>. Acesso em: 20 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7