Título da obra: Sebastião Salgado


Sebastião Salgado
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s.d.
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Pedro Karp Vasquez
Sebastião Ribeiro Salgado (Aimorés, Minas Gerais, 1944). Fotógrafo. Com formação em economia, realiza doutorado nesta área pela Université de Paris. Entre 1971 e 1973, trabalha para a Organização Internacional do Café, em Londres. Durante viagem à África, na qual coordena um projeto sobre a cultura do café em Angola, decide tornar-se fotógrafo. Reside em Paris a partir de 1974, e trabalha para as agências Sygma (até o ano seguinte) e Gamma, entre 1975 e 1979. Documenta conturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Em 1979, ingressa na agência Magnum, na qual permanece até 1994, ano em que cria a própria empresa, a Amazonas Imagens. Realiza viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, documentando as condições de vida dos camponeses e dos índios, que divulga no livro Autres Ameriques, de 1986. Na década de 1980, trabalha por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca. Produz, entre 1986 e 1992, a série Trabalhadores, em que documenta o trabalho manual e as difíceis condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. É autor dos livros: Sahel: L'Homme en Détresse (França, 1986), La main de l'Homme (França, 1993), Terra (Brasil, 1997), Trabalhadores: uma Arqueologia da Era Industrial (Brasil, 1996) e Retratos de Crianças do Êxodo (Brasil, 2000), entre outros.
Na opinião do historiador Pedro Vasquez, o trabalho de Salgado, em termos de afinidades criativas, pode ser comparado ao dos fotógrafos Eugene Smith (1918 - 1978) e Henri Cartier-Bresson (1908). Em comum com Smith, ele tem a solidariedade com o ser humano, refletida em certo ar de gravidade e no sentimento do trágico que permeiam suas fotos. Em relação a Cartier-Bresson, compartilha o apurado senso de composição, o chamado "instante decisivo": o momento fugaz em que todos os elementos constitutivos de uma determinada cena se harmonizam num instante expressivo.
Em suas fotografias, de composição clássica, destaca-se o uso da luz e de negros intensos. Com a força simbólica das imagens e a gravidade dos rostos, o trabalho de Sebastião Salgado, além do caráter de denúncia, resgata a dignidade humana e presta homenagem aos personagens retratados.
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Galeria Fotóptica
Maison de L'Amérique Latine (Paris, França)
Museo de Arte Contemporaneo (Madri, Espanha)
Museum Mishkan LeOmanut (Ein Harod, Israel)
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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