Artigo da seção pessoas Paulo Von Poser

Paulo Von Poser

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento dePaulo Von Poser: 19-10-1960 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Paulo Fernando von Poser (São Paulo, São Paulo, 1968).  Arquiteto, desenhista, gravador, professor e cenógrafo. Forma-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), em 1982. Durante a graduação, dá cursos de desenho de observação. A partir de 1989, começa a desenhar rosas. O tema, recorrente em seus trabalhos, torna-se mais conhecido em 1996, quando o artista ilustra, com flores, o calendário do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Realiza diversas exposições individuais e coletivas. Dentre elas, a Horizontes (2001), composta de desenhos e pinturas expostos em praias da Bahia e no Arpoador, Rio de Janeiro. Junto com a fotógrafa Cristina Guerra (1960) faz o projeto Você Está aqui, que resulta em três exposições no ano 2006. Em 2007, participa de manifestação de Arte Pública em Auvergne, França; da Bienal de Art Siart em La Paz, Bolívia, e instala um painel de 3.500 azulejos nos muros do cemitério Araçá, em São Paulo. Em 2008, restaura o foyer e o teto do Theatro Guarany, em Santos. Lança seu primeiro livro, A Cidade e a Rosa, em 2010. Dois anos depois, expõe alguns trabalhos no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em mostra comemorativa dos 30 anos de sua carreira. Atualmente, leciona desenho na Escola da Cidade e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos (Faus).

Análise
Embora trabalhe com desenhos, gravuras e litografias, Paulo von Poser expressa, em seus trabalhos, a influência da formação em arquitetura. O artista retrata o cenário urbano, sobretudo da cidade de São Paulo e mostra a capital paulista da perspectiva do transeunte, que observa a cidade enquanto passeia por suas ruas. Também da de quem a olha do alto, caso em que os desenhos lembram maquetes. O arquiteto Giancarlo Latorraca afirma que o artista “nos convida a ler a arquitetura em todos os sentidos”[1]. Para Latorraca, há forte relação entre o trabalho de professor e de desenhista, uma vez que as caminhadas de von Poser com seus alunos alimentam a produção, e o espaço público é seu ateliê. Conhecido como “o artista das rosas”, von Poser não separa as flores da cena urbana. Nos desenhos feitos a carvão ou nanquim, a rosa é o elemento colorido em meio à metrópole preta e branca. Para o artista, a rosa é a possibilidade de ir além, metáfora da criação artística. Destaca-se o trabalho realizado no Theatro Guarany, em Santos. Von Poser restaura o foyer e o teto do teatro. No primeiro, faz releitura de Santos em 1890, do pintor Benedito Calixto (1853-1927), mesclando elementos da Santos atual ao retrato da cidade no século XIX. No segundo, retrata cenas do livro O Guarani (1857) do escritor José de Alencar (1829-1877).

Notas
[1]  Poser, Paulo von. A cidade e a rosa. Prefácio Giancarlo Latorraca. São Paulo: Luste, 2010.

Outras informações de Paulo Von Poser:

  • Outros nomes
    • Paulo Fernando Von Poser
  • Habilidades
    • Artista plástico
    • desenhista
    • Pintor
    • Ceramista

Exposições (16)

Artigo sobre Horizontes

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioHorizontes: 20-09-2001  |  Data de término | 06-10-2001
Resumo do artigo Horizontes:

Galeria Francine (São Paulo, SP)

Artigo sobre 40ª Chapel Art Show

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de início40ª Chapel Art Show : 15-10-2009  |  Data de término | 21-10-2009
Resumo do artigo 40ª Chapel Art Show :

Escola Maria Imaculada - Chapel School (São Paulo, SP)

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (4)

  • POSER, Paulo von. A cidade e a rosa. Prefácio Giancarlo Latorraca. São Paulo: Luste, 2010.
  • TRAJETÓRIA Paulo von Poser: mostra comemorativa, 30 anos de exposições - 1982/2012. Mube-São Paulo. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=r09q2ckzl-k >. Acesso em: 21 ago 2013.
  • FUNDAÇÃO TV Educativa Universidade Católica de Santos. Programa Urbanidades. Exposição Floração, de Paulo Von Poser. Santos. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=kgVh82GoNlU >. Acesso: em 21 ago. 2013.
  • OHTAKE, Ricardo et al. Arte em Metrópolis. Fotografia Nelson Kon. Apresentação Marcos Mendonça, Maristela Requião. Texto Marcy Junqueira. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2005.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PAULO Von Poser. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa258749/paulo-von-poser>. Acesso em: 21 de Abr. 2021. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7