Artigo da seção pessoas Michel Laub

Michel Laub

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deMichel Laub: 1973 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre)

Biografia
Michel Laub (Porto Alegre RS 1973). Romancista, contista e jornalista. Filho do engenheiro Werner Heinz Feliz Laub e da professora Claudia Judite Laub. Realiza todo o ensino fundamental e médio no Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre. Ingressa, em 1991, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formando-se em 1996. Começa a fazer jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), o qual não chega a completar. A partir de 1995, colabora com matérias sobre negócios e política para a revista CartaCapital, e posteriormente escreve na revista República. Por alguns meses de 1997 advoga em Porto Alegre, mas desiste da carreira. Muda-se, no mesmo ano, para São Paulo. Trabalha na revista Bravo! até 2005, tendo ocupado o cargo de diretor de redação. Sua estreia em livro ocorre em 1998, com os contos Não Depois do que Aconteceu, e o primeiro romance, Música Anterior, é publicado em 2001. De 2005 a 2010, trabalha no Instituto Moreira Salles, primeiramente como coordenador de publicações e cursos e em seguida como editor do site. Desde então, dedica-se à literatura, também ministrando cursos de criação literária e colaborando em periódicos e editoras.

Comentário crítico
Já no título do livro de estreia está indicado o núcleo das narrativas de Michel Laub. Como sugere a formulação Não Depois do que Aconteceu, trata-se de narradores-personagens que retomam um acontecimento traumático do passado na tentativa de compreender como um fato tem o poder de determinar toda uma história de vida ou de anunciar metaforicamente o que virá. Em Música Anterior (2001), o primeiro romance, um juiz de direito narra a história de suas relações afetivas à luz da trajetória de Luciano, condenado em um de seus processos. No monólogo interior construído de forma não linear, as reflexões sobre a ausência de provas definitivas contra o réu aos poucos estabelecem correlação com a narrativa pessoal: procurar a origem da culpa de Luciano é procurar a origem de uma suposta culpa própria, que teria prejudicado as relações com o irmão, o pai e a mulher.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Michel Laub:

  • Outros nomes
    • Michel Laub
  • Habilidades
    • jornalista
    • romancista
    • contista

Midias (1)

Itaú Cultural

Eventos relacionados (2)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MICHEL Laub. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa255406/michel-laub>. Acesso em: 22 de Nov. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7