Título da obra: Sistema Reverso


Registro fotográfico Rubens Mano
Sistema Reverso
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2001
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Raquel Garbelotti
Registro fotográfico Rubens Mano
Raquel de Oliveira Pedro Garbelotti (Dracena, São Paulo, 1973). Artista multimídia, professora. Forma-se em artes plásticas, em 1994, pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), São Paulo, onde é aluna de Ana Maria Tavares (1958). Conclui mestrado em artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 2001. Professora convidada da FASM desde 2002, permanece na disciplina de escultura até 2004. Nesse ano cria o troféu dos premiados no Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica, torna-se professora assistente no Departamento de Formação Artística do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e atua como pesquisadora na área de site-specific. Entre 2004 e 2005, em paralelo a sua produção individual, realiza projetos em parceria com os artistas Jorge Menna Barreto (1970) e Rubens Mano (1960). Com este, produz o vídeo Versão Composta, exibido em 2004 em sua mostra individual. Participa de diversos eventos no Brasil e no exterior, como a 26ª Bienal de Arte de Pontevedra, Espanha, 2000, e a 25ª Bienal Internacional de São Paulo, em 2002. Entre suas exposições individuais estão Armários Modulares, de 1996, Casas-Caixa, em 1999, e Observações sobre o Espaço e o Tempo, em 2003.
No início de sua carreira, em meados dos anos 1990, Raquel Garbelotti trabalha com escultura em escala diminuta, como Armário Modular, de 1995. Ela constrói módulos miniaturizados de mobília doméstica e os equilibra sobre longas e finas pernas de pau, suspendendo os módulos até o nível dos olhos do espectador. O resultado teria um efeito insólito, segundo o crítico Agnaldo Farias, pois pareceria que o mundo idealizado dos brinquedos sofre uma disfunção e se insurge contra sua principal função, qual seja, a antecipação do mundo dos adultos às crianças.
A temática do ambiente doméstico e sua problematização continuam a percorrer a obra de Raquel, que em 1999 realiza a exposição Casas-Caixa. Nessa série, elementos arquitetônicos de brinquedos para montar são acoplados a cubos vazios, deslocando-os segundo uma lógica perversa - uma escada suspensa sobre um poço, janelas cegas etc. Para a crítica Stella Teixeira Barros, nessa obra de Raquel, assim como em algumas gravuras de Oswaldo Goeldi (1895-1961), o casario tem vida própria, habitado por um vazio pungente que enfatiza a alienação do mundo.
As séries fotográficas Paisagem Sucessiva e Memória Visual - Hiato, ambas de 2003, tratam das relações da paisagem natural com o ambiente construído. Raquel tematiza a constante mutação do espaço urbano que resulta na perda de referência dos lugares habitados pelo homem.
Registro fotográfico Rubens Mano
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Paço Municipal
Fundação Cultural de Uberaba (MG)
Itaugaleria (Brasília, DF)
Casa de Minas (São Paulo, SP)
Pavilhão Manoel da Nóbrega (São Paulo, SP)
Galeria Vila Morena (Fortaleza, CE)
Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Universidade da Amazônia. Galeria de Arte (Belém, PA)
Paço das Artes
Casa Triângulo
Galeria de Arte UFF
Instituto de Artes do Pará (Belém, PA)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
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