Artigo da seção pessoas John Nicholson

John Nicholson

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deJohn Nicholson: 1951 Local de nascimento: (Estados Unidos / Texas / Comanche)
Imagem representativa do artigo

A Grande Tela , 1984 , Claudio Kuperman | Luiz Aquila | John Nicholson
Reprodução fotográfica Vicente de Mello

Biografia

John Nicholson (Comanche, Estados Unidos 1951). Pintor. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1977 depois de estudar artes plásticas na Universidade de Houston e na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Inicia a carreira de professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1980, ano em que participa de diversas mostras coletivas no Rio de Janeiro e produz, em conjunto com Luiz Aquila e Claudio Kuperman, a Grande Tela, gigantesco painel que representa um claro manifesto de afirmação da pintura. Por causa de sua atuação como pintor e professor nesse período, Nicholson torna-se um dos mestres da chamada Geração 80, lançada no Brasil em exposição histórica realizada no Parque Lage, em 1984. Sua pintura, inicialmente figurativa, se transforma a partir da mudança para o Brasil e da convivência com Luiz Aquila, companheiro de ateliê durante alguns anos, que passa a apoiá-lo na criação abstrata. Suas obras, atualmente, expressam essa abstração através do uso da superposição de planos e das cores fortes da pop arte e do expressionismo abstrato.

Outras informações de John Nicholson:

  • Outros nomes
    • John Vincent Nicholson
    • Nicholson
  • Habilidades
    • pintor

Obras de John Nicholson: (1) obras disponíveis:

Exposições (57)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (2)

  • BIRMAN, Joel. Por uma estilística da existência: sobre a psicanálise, a modernidade e a arte. São Paulo: Editora 34, 1996. 222 p.

    NICHOLSON, John. John Nicholson. Texto João Grijó, Joel Birman; comentário Hansruedi Rudy Demenga. Rio de Janeiro : Fundação Casa França Brasil, 1998. [28] p.

    NICHOLSON, John. Nicholson. Apresentação Lauro Cavalcanti; texto Joel Birman; Rio de Janeiro : Paço Imperial, 1995. 48 p.

  • TERRITÓRIO ocupado. Apresentação Marcus de Lontra Costa; texto Reynaldo Roels Jr.; curadoria Marcus de Lontra Costa. Rio de Janeiro : Escola de Artes Visuais do Parque Lage, 1986. [88] p.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JOHN Nicholson. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa25211/john-nicholson>. Acesso em: 29 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7