Artigo da seção pessoas Veríssimo de Freitas

Veríssimo de Freitas

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Artes visuais  
Data de nascimento deVeríssimo de Freitas: 1758 Local de nascimento: (Brasil / Bahia / Salvador) | Data de morte 01-06-1806 Local de morte: (Brasil / Bahia / Salvador)
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Santo Antônio , início do século 19 , Veríssimo de Freitas
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Biografia

Veríssimo de Souza Freitas (Salvador, Bahia, ca.1758 - Idem, 1806). Pintor. Sabe-se pouco sobre sua vida. É negro e discípulo de José Joaquim da Rocha (1737-1807), com quem se considera que o pintor teria colaborado na decoração da Igreja de Palma, em Salvador. São tidos como de sua autoria os oito painéis figurando santas e beatas agostinianas localizados na parte inferior das paredes dessa igreja. Segundo o historiador Carlos Ott, é com base nestes trabalhos que se faz a atribuição e outras pinturas tidas como suas, como os forros das igrejas do Convento da Lapa e de São Francisco do Conde, em Salvador. A pintura da nave da Igreja de N. Sra. da Lapa é realizada, segundo estudiosos, possivelmente entre 1750 e 1759, quando há registros de compra de tintas pela irmandade. A historiadora Marieta Alves ressalta a dificuldade em se conciliar a data de nascimento do pintor com a data das pinturas, mas hoje em dia a atribuição praticamente não é contestada. São também atribuídas a ele também uma santa agostiniana e o Santo Antônio de Lisboa, do Mosteiro de São Bento de Salvador; o teto da sacristia do convento da Lapa; e o teto da nave da Igreja de N. Sra. da Conceição, além de alguns outros quadros. Há discordância sobre sua data de morte, já que alguns estudiosos dizem que ele trabalha na decoração interna da Igreja dos Perdões em Salvador, por volta de 1819, enquanto Marieta Alves afirma que sua morte está registrada em 1806 no livro de óbitos da freguesia de Sant'Anna, na mesma cidade.

Análise

Veríssimo de Souza Freitas colabora com José Joaquim da Rocha em diversas ocasiões, como na decoração da Igreja de Palma. Os ensinamentos de Rocha aparecem claramente no trabalho de Freitas, sobretudo na pintura ilusionista de forro. Na Bahia, os tetos de igreja apresentam geralmente uma arquitetura em trompe l'oeil com colunas e arcos, que continua a arquitetura da igreja real até uma abertura para o céu pintado, que corresponde ao medalhão central do forro. Neste, em vez de figuras em escorço que parecem estar na vertical, a cena se passa toda na horizontal. No teto da Igreja do Convento da Lapa, vê-se uma Glorificação da Imaculada Conceição pela Santíssima Trindade e seis jovens freiras, como que emoldurada por uma simulação de arquitetura que representa as filhas do fundador do convento. Tanto a N. Sra., no centro, como o Cristo, o Pai e o Espírito Santo, em triângulo acima dela, e as freiras, abaixo de todos, estão na horizontal, sem escorço. O desenho é correto, as figuras são bem proporcionadas, apesar de estáticas, e as cores são mais alegres do que as de Rocha. Há, no entanto, quem considere Freitas um desenhista medíocre e colorista convencional, apesar da graça e elegância que por vezes se encontram em suas figuras1.

Nota

1 ARAÚJO, Emanoel. A mão afro-brasileira. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Museu Afro Brasileiro, 2010, p. 45.

Outras informações de Veríssimo de Freitas:

  • Outros nomes
    • Veríssimo de Souza Freitas
    • Veríssimo Sousa
  • Habilidades
    • Pintor
  • Relações de Veríssimo de Freitas com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Veríssimo de Freitas: (5) obras disponíveis:

Exposições (1)

Fontes de pesquisa (15)

  • ALVES, Marieta. Dicionário de Artistas e Artífices da Bahia. Salvador: Editora UFBA, 1976. 210 p.
  • OTT, Carlos. A Escola bahiana de pintura: 1764-1850. Edição Emanoel Araújo. São Paulo: MWM-IFK, 1982. 153 p., il. p&b. color. (Coleçao MWM-IFK).  
  • QUERINO, Manoel R. Artistas bahianos (indicações biographicas). Bahia: Officinas da Empreza “A Bahia”, 1911.
  • ACQUARONE, Francisco. História das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Americana, 1980.
  • ALVES, Marieta. Convento da Lapa. Salvador: Prefeitura, s.d. (Pequeno guia das igrejas da Bahia, XIII).
  • ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 2v.
  • AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1980. v.4: Q a Z. (Dicionários especializados, 5).
  • BAZIN, Germain. L'architecture religieuse baroque au Brésil. São Paulo: Museu de Arte; Paris: Librairie Plon, 1958. Vol. 2.
  • CAMPOFIORITO, Quirino. A pintura remanescente da Colônia: 1800 - 1830. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. 65 p. (Coleção História da Pintura Brasileira, vol. 1)
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • VALLADARES, Clarival do Prado et al. Nordeste histórico e monumental. Salvador: Odebrecht, 1990. v.4
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2.
  • ______. Noções sobre a procedência d´arte de pintura na província da Bahia: manuscrito da Biblioteca Nacional. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, n.11, p.197-224, 1947.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • VERÍSSIMO de Freitas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa24522/verissimo-de-freitas>. Acesso em: 22 de Jul. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
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