Artigo da seção pessoas Venâncio José do Espírito Santo

Venâncio José do Espírito Santo

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Artes visuais  
Data de nascimento deVenâncio José do Espírito Santo: 1783 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / São João del Rei) | Data de morte 1879 Local de morte: (Brasil / Minas Gerais / São João del Rei)
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Elementos ornamentais (pintura lateral da capela-mor) , início do século 19 , Venâncio José do Espírito Santo

Biografia
Venâncio José do Espírito Santo (São João Del Rei, Minas Gerais, 1783 - idem 1879). Pintor. A documentação sobre sua vida e sua obra é escassa. Ele é ativo na região do Rio das Mortes, Minas Gerais. Vive em São João Del Rei, Minas Gerais, onde realiza a maior parte de seus trabalhos. É atribuída a ele a pintura do forro da nave da Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, provavelmente realizada antes de 1817, quando o brasilianista John Luccock passa por São João Del Rei e comenta a obra. A atribuição da pintura é feita com base no relato desse cientista. Consta que Venâncio José é o melhor pintor em atividade na cidade naquela época. Em 1864, faz a carnação - técnica de pintar que consiste em imitar a carne humana - de uma imagem da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de São João Del Rei, e, anos antes, dá parecer sobre o branqueamento da talha da capela-mor da mesma igreja. A Santa Casa da Misericórdia de São João Del Rei possui um retrato, assinado por ele, de um ermitão da instituição. Tem como discípulos seu filho, Manuel Venâncio, e Luís Batista Lopes. Em 1880, a pintura do forro da Igreja da Matriz é retocada por Manuel Venâncio e por Francisco de Oliveira Barreto. Apesar de Olinto Rodrigues dos Santos Filho dar 1878 como seu ano de falecimento¹, há registro de sua contratação em 1887 para a pintura e douramento de dois altares da Igreja de N. Sra. Do Carmo, ainda em São João Del Rei.²

Comentário crítico
Venâncio José do Espírito Santo é ativo em São João Del Rei durante o século XIX, período em que a pintura religiosa de Minas Gerais mais se desenvolve. Há diferentes vertentes de pintura religiosa e a historiadora da arte Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira considera que existe, em São João Del Rei, uma escola local autônoma do ciclo rococó mineiro3.  Entretanto, ela não pensa ser possível analisar satisfatoriamente a pintura da nave da Igreja da Matriz de N. Sra. do Pilar em razão das restaurações mal feitas que a descaracterizaram.

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Outras informações de Venâncio José do Espírito Santo:

  • Habilidades
    • Pintor
    • Pintor retratista
    • encarnador

Obras de Venâncio José do Espírito Santo: (2) obras disponíveis:

Fontes de pesquisa (8)

  • MARTINS, Judith. Dicionário de artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1974. 335p. 2v. (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 27).
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 343 p., 221 il. p&b.
  • OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. A pintura de perspectiva em Minas Colonial - Ciclo Rococó. In: ÁVILA, Affonso (org.). Barroco: teoria e análise. Tradução Sérgio Coelho, Pérola de Carvalho, Elza Cunha de Vincenzo; apresentação Affonso Ávila. São Paulo: Perspectiva, 1997. 556 p., il. p&b foto. (Styllus, 10). 
  • SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues dos. Pintura colonial em Minas Gerais. In: PINTURA colonial. Apresentação Ernest Robert de Carvalho Mange. Texto Frederico Morais, Lília Coelho Frota, José Roberto Teixeira Leite. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1994. 51 p., il. color. (cadernos história da pintura no Brasil, 7)
  • ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Tenenge, 1988.
  • CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1974. v.2: D a L. (Dicionários especializados, 5). p. 115.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues dos. Pintores mulatos do ciclo rococó mineiro. In: ARAÚJO, Emanoel (Org.). A mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. 2. ed. rev. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Museu Afro Brasil, 2010.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • VENÂNCIO José do Espírito Santo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa24502/venancio-jose-do-espirito-santo>. Acesso em: 26 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7