Título da obra: Mulher com Chapéu


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Mulher com Chapéu
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s.d.
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Pedro Luiz Correia de Araújo
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Pedro Luiz Correia de Araújo (Paris, França, 1874 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,1955). Pintor, desenhista e professor. De família tradicional pernambucana, é educado em Recife, onde se forma em Direito. Abandona a carreira jurídica e vai a Paris no início do século XX para estudar arte. Afasta-se dos métodos acadêmicos e torna-se autodidata. Aproxima-se de artistas ligados a diferentes vertentes da vanguarda do período, como o pintor Maurice Denis (1870-1943), a quem substitui por breve período, em 1917, na direção da Académie Ranson. Fundada em 1908, essa escola é conhecida por ter como professores artistas, ligados ao movimento Nabi e à estética simbolista. Ainda em Paris, estabelece, em 1918, uma escola de arte, na qual introduz estudos de geometria plástica e cromática.
Quando vem pela segunda vez ao Brasil, em 1929, radica-se na cidade do Rio de Janeiro, onde mantém ateliê e leciona pintura. Participa do Salão Revolucionário de 1931 com trabalhos desenvolvidos entre 1911 e 1930. Contribui na organização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, criado em 1937, tornando-se um de seus principais especialistas. Entre 1935 e 1937, leciona no Instituto de Arte da Universidade do Distrito Federal. No Salão Nacional de Belas Artes de 1947, expõe um quadro-objeto, obra que chama atenção do público. Em 1952, participa do 1º Salão Nacional de Arte Moderna e da Exposição de Artistas Brasileiros, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Mantém durante alguns anos coluna de crítica de arte no jornal carioca Correio da Manhã.
Ainda pouco conhecida e estudada, a obra de Pedro Luiz Correia de Araújo insere-se nos debates artísticos nacionais e internacionais de sua época, procurando relacionar-se com ambos. Uma leve deformação no desenho, enfatizada pelo destaque das linhas de contorno das figuras, e uma construção sempre artificial da luz conferem um aspecto de irrealidade a obras como Les Fantoches (1935), aproximando-as do que o crítico alemão Franz Roh (1890-1965) chama, em 1925, “realismo mágico”1.
Também naturezas-mortas com títulos alegóricos, como Eterno Problema (1937), sugerem diálogos com artistas do Novecento italiano. Por um lado, isso mostra que está atento a determinadas vertentes artísticas internacionais. Por outro, indica que em diversos trabalhos procura participar, ainda que tardiamente, do debate local acerca das possibilidades de uma arte nacional. Pinturas como Mulata e os Arcos 1940, sem abrir mão da referência estética àquelas vertentes, aproximam-se das pesquisas por um tipo humano capaz de representar alegoricamente o Brasil, empreendidas também em obras de Candido Portinari (1903-1962) e Di Cavalcanti (1897-1976).
A representação da nação aparece na escolha étnica das figuras e nas cores verde e amarelo dos trajes que vestem muitas de suas mulheres brasileiras. Também na luz verde e amarela, que banha a figura central do quadro Pureza (1938): uma mulata nua, alegoria da pureza brasileira.
1 ROH, Franz. Realismo mágico. In: Post expresionismo: problemas de la pintura Europea mas reciente; trad. Fernando Vela. Madrid: Revista de Occidente, 1927.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
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Escola Nacional de Belas Artes (Enba)
Museu Nacional de Belas Artes
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Galeria Santa Rosa
Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Fundação Bienal de São Paulo
Companhia de Energia de Minas Gerais. Espaço Cultural Galeria de Arte
Fundação Bienal de São Paulo
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