Artigo da seção pessoas Pedro Bruno

Pedro Bruno

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Artes visuais  
Data de nascimento dePedro Bruno: 14-10-1888 | Data de morte 02-02-1949 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
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Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Biografia
Pedro Paulo Bruno (Ilha de Paquetá RJ 1888 - Rio de Janeiro RJ 1949). Pintor, escultor, desenhista, artista visual, concertista. Recebe as primeiras lições do pintor italiano Ettore Tito. Com a visita de Castagneto à Ilha de Paquetá, em 1897, torna-se seu discípulo. Viaja para a Itália, em 1905, estuda música em conservatórios de Roma e Nápoles, e obtém diploma de cantor lírico. Retorna ao Brasil em 1910 e tem aulas com o pintor italiano Schettino. Ingressa na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, em 1918, é aluno de Baptista da Costa e Giuseppe Boschetto (1841 - 1918), e discípulo de Domenico Morelli (1823-1901). Bruno recebe o prêmio viagem ao exterior da 26ª Exposição Geral de Belas Artes, em 1919, com a tela Pátria, e no ano seguinte vai para a Itália para aperfeiçoar-se em pintura na Accademia Brittanica, em Roma. Entre 1921 e 1922 dirige a Classe Geral de Nu dessa academia. De volta ao Brasil, em 1922, funda, com Hermes Fontes (1888 - 1930), a Liga Artística de Paquetá, em 1923. No Salão Nacional conquista medalha de ouro, em 1925, e de honra, em 1943. Realiza exposições individuais no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. É responsável por diversos projetos paisagísticos e ornamentais em sua cidade natal e defensor entusiasmado da natureza local.

Comentário Crítico
Concertista na juventude, pintor consagrado no Salão Nacional, divulgador cultural e paisagista no fim da vida, a gama de atividades com as quais Pedro Bruno se envolve dá mostra de seu entusiasmo pelas mais diversas formas de expressão artística. Nessa trajetória multifacetada, destaca-se sua contribuição ao desenvolvimento de símbolos necessários à consolidação do projeto nacional republicano, implantado no fim do século XIX no Brasil. Nesse aspecto, a tela Pátria, 1919, hoje no Museu da República, no Rio de Janeiro, é seu trabalho mais significativo, que obtém imensa difusão ao ser reproduzido na antiga nota brasileira de 200 mil cruzeiros. A obra retrata, por meio da alegoria, o momento fundador da identidade nacional, representada pela primeira bandeira da república, feita, segundo a tradição, pela costureira Flora Simas Carvalho, por encomenda do marechal Deodoro da Fonseca.

Nesse novo "nascimento da nação", localizado em âmbito doméstico, não mais público, como faz Pedro Américo em Independência ou Morte, 1888, mostra-se a "república" recém-nascida, protegida pela bandeira da unidade federativa (representada pelas estrelas), no centro do quadro, numa longa diagonal que toma quase a totalidade da tela, sendo costurada pelas senhoras reunidas no aposento de uma casa simples, pintada com tons vivos, numa gama de vermelhos e amarelos intensificada pelas pinceladas de caráter pastoso, embora curtas. O símbolo é abraçado pela criança em primeiro plano, que representa a virtude patriótica a ser emulada. Ao fundo, encontra-se a figura do velho combatente, que, esquecido na penumbra, ainda porta as vestes militares e evoca os feitos em prol da unificação e da defesa nacional.

O quadro é testemunho de um esforço retórico e ideológico dos pintores da Primeira República, que, embora tenham pretendido afastar-se dos preceitos artísticos da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, se mantêm fiéis às regras de representação ensinadas nessa instituição, e pouco interessados na exploração de outras possibilidades pictóricas.

Outras informações de Pedro Bruno:

  • Outros nomes
    • Pedro Paulo Bruno
    • P. Bruno
  • Habilidades
    • escultor
    • Artista visual
    • Pintor
    • Cantor/Intérprete
    • desenhista

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (22)

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  • A Inquietação das abelhas: o que pensam e o que dizem os nossos pintores, esculptores, architectos e gravadores, sobre as artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1927. 300 p., il. p&b., foto. LR 709.81 C837i
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Como citar?

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  • PEDRO Bruno. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa24457/pedro-bruno>. Acesso em: 20 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7