Título da obra: Arrastão


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Jangada Rolando para o Mar
,
ca. 1950
,
Raimundo Cela
Reprodução fotográfica Raul Lima
Biografia
Raimundo Brandão Cela (Sobral, Ceará, 1890 - Niterói, Rio de Janeiro, 1954). Pintor, gravador, professor. Forma-se em ciências e letras no Liceu do Ceará. Em 1910, muda-se para o Rio de Janeiro e matricula-se como aluno livre da Escola Nacional de Belas Artes (Enba). É aluno de Zeferino da Costa (1840-1915), Eliseu Visconti (1866-1944) e Baptista da Costa (1865-1926). Nessa época, titula-se em engenharia, pela Escola Politécnica. Entre 1917 e 1922, viaja a Paris para aperfeiçoar-se. Quando volta ao Brasil, por problemas de saúde, reside em Camocim, no interior do Ceará, e trabalha como engenheiro. Em 1938, cria um painel sobre a abolição da escravatura para o Palácio do Governo do Estado, em Fortaleza. Volta a dedicar-se à carreira de artista plástico de forma mais enfática após 1940, quando se muda para Niterói, no Rio de Janeiro. A partir dessa data leciona gravura em metal na Enba. Realiza a primeira mostra individual em 1945, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro. São temas constantes em sua produção as paisagens, os tipos populares e o trabalho de vaqueiros e pescadores de sua terra natal. Destaca-se também sua obra gráfica, na qual retoma a mesma temática. Após sua morte, é criada a Casa Raimundo Cela, Centro de Artes Visuais, em Fortaleza, onde ocorre, em 1970, uma mostra de artistas cearenses com o lançamento de uma monografia sobre o artista. Em 2004, é lançado o livro Raimundo Cela: 1890-1954, de autoria de Estrigas, pela editora Pinakotheke.
Análise
A produção de Raimundo Cela permanece isolada, à margem do modernismo e de outros movimentos transformadores nas artes do Brasil. Revela, entretanto, a paisagem e as figuras populares do Ceará, com sensibilidade e inquietação em face das questões sociais de seu tempo. São constantes em sua produção as paisagens litorâneas e as atividades de vaqueiros, pescadores e jangadeiros, pintadas com paleta clara e luminosa.
Destaca-se também sua obra gráfica, que revela domínio técnico da gravura em metal. Trata dos temas recorrentes em sua pintura: paisagens, cenas cotidianas e tipos populares, utilizando o claro-escuro de forma controlada.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Fábio Praça
Reprodução fotográfica Raul Lima
Galeria Prestes Maia
Royal Academy of Arts (RA)
Norwich Castle and Museum
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Scottish National Gallery
Kelvingrove Art Gallery and Museum
Victoria Art Gallery
Bristol City Museum & Art Gallery
Manchester Art Gallery
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Casa de Cultura Raimundo Cela (Fortaleza, CE)
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: