Título da obra: Casa com Lampião e Árvore


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Rua Apa
,
1944
,
Mick Carnicelli
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Biografia
Michele Carnicelli Sobrinho (Salerno, Itália 1893 - São Paulo SP 1967). Pintor. Chega ao Brasil em 1899, com seis anos de idade. Em São Paulo trabalha por um período na alfaiataria de seu pai, considerada uma das mais importantes da cidade, e forma-se no curso comercial do Mackenzie College. Em 1909 viaja para a Itália e estuda pintura com Ettore Tito (1859 - 1941) na Accademia di Belle Arti di Venezia [Academia de Belas Artes de Veneza]. Passa também um período em Londres e em Paris, cidade que fotografa, e com base nessas fotos ele a retrata, na década de 1940. No início da década de 1920 retorna ao Brasil e passa a conviver com os modernistas e os integrantes da Família Artística Paulista - FAP, entre eles Alfredo Volpi (1896 - 1988) e Bonadei (1906 - 1974). Em 1922 ilustra A Angústia de Don João, poema de Menotti del Picchia (1892 - 1988) publicado pela A Casa Mayença. Em 1937 torna-se membro do Sindicato dos Artistas Plásticos. Na década de 1940 reúne-se em seu ateliê, com freqüência, com os pintores Raphael Galvez (1907 - 1998) e Mario Zanini (1907 - 1971) e com os críticos Sérgio Milliet (1898 - 1966), Quirino da Silva (1897 - 1981), entre outros. Entre 1949 e 1952, ilustra a revista mensal Investigações, publicada pelo Departamento de Investigações da Secretaria da Segurança Pública. Em 1959 Ciccillo Matarazzo (1898 - 1977), fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, doa ao museu duas obras de Mick Carnicelli - Figura num Interior, 1943, e Natureza-Morta com Jarro, 1945 -, posteriormente transferidas ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP.
Comentário Crítico
A produção de Mick Carnicelli revela a cidade de São Paulo em um período de grandes transformações, quando essa passa a assumir as feições de metrópole, nos anos de 1940-1950. Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, vários fotógrafos registram a abertura de grandes avenidas, os arranha-céus e a multidão na cidade. Na pintura, com raras exceções, não ocorre o equivalente. Tanto nas pinturas dos modernistas como naquelas dos artistas do Grupo Santa Helena, por exemplo, não percebemos indicações precisas da cidade em transformação. As obras de Carnicelli se destacam por revelar uma cidade distante e soturna, território da solidão e do estranhamento, ameaçadora.
As paisagens da década de 1940 são pintadas, em sua maioria, a partir de uma janela, indicando o distanciamento do artista em relação ao seu tema e também um olhar que se inspira naquele do fotógrafo, perceptível em alguns enquadramentos. Nessa obras enfatiza os planos e os volumes sólidos na paisagem, concebida como um cenário. Realiza também vários retratos e pinturas de interiores, nas quais apresenta quartos abertos a corredores intermináveis, com uma atmosfera claustrofóbica e utilizando enquadramentos descentrados.
A obra de Carnicelli estrutura-se de forma definitiva na década de 1950, quando a ligação com o retorno à ordem e o expressionismo inspirado em Vincent van Gogh (1853 - 1890) atenua-se e o artista busca o equilíbrio entre a captação do real, de maneira dramática, e a acentuação dos aspectos puramente plásticos das pinturas. Em relação à produção anterior, nesse período a paleta torna-se mais controlada e a pintura ganha uma densidade matérica requintada. Na opinião de Tadeu Chiarelli, os quadros revelam os mesmos sentimentos de solidão e estranhamento de suas pinturas anteriores, exaltados por pinceladas bruscas e tons soturnos.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Galeria Prestes Maia
Galeria Prestes Maia
Galeria Itá (São Paulo, SP)
Galeria Itapetininga (São Paulo, SP)
Galeria Itapetininga (São Paulo, SP)
Galeria Itá (São Paulo, SP)
Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima (São Paulo, SP)
Galeria Prestes Maia
Galeria Domus
Galeria Domus
Biblioteca Municipal Mário de Andrade (São Paulo, SP)
Galeria Domus
Galeria Prestes Maia
Galeria Domus
Galeria Domus
Pavilhão do Trianon (São Paulo, SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Galeria Prestes Maia
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
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