Artigo da seção pessoas Pablo Lobato

Pablo Lobato

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento dePablo Lobato: 28-08-1976 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Bom Despacho)

Biografia
Carlos Pablo Cardoso Lobato (Bom Despacho, MG, 1976). Artista visual. Gradua-se na Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), especializa-se em cinema na mesma universidade e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de cursar fotografia na Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). 

Concentra-se, no início de sua prática artística, no cinema, exibindo trabalhos desde 2001 em festivais como o de Brasília, o do Rio, o Sundance (Estados Unidos) e o de Locarno (Suíça). É selecionado pelo projeto Bolsa Pampulha no ano de 2008, e, a partir de 2011, começa a ter seu trabalho gradualmente inserido no circuito das artes visuais. No mesmo ano, participa do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e do Programa Rumos Artes Visuais, promovido pelo Itaú Cultural (IC), na mesma cidade. Em 2012, realiza sua primeira mostra individual em São Paulo, a exposição Do Corte, na galeria Luciana Brito, e expõe obras na China, na França, no Peru, na Bolívia, na Noruega e no Uruguai.

Também em 2012 é contemplado com o Prêmio Aquisição do 64º Salão Paranaense, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR). Suas obras integram diversas coleções públicas do país, como a do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em Porto Alegre, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Fortaleza, e do Museu de Arte da Pampulha (MAP), em Belo Horizonte. É um dos criadores do Teia – Centro de Pesquisa Audiovisual, em Belo Horizonte.

Comentário crítico
A obra de Pablo Lobato insere-se no híbrido que caracteriza toda uma geração de jovens artistas brasileiros, produzindo um diálogo entre audiovisual e artes visuais, sem preponderância de um sobre o outro. Ponto recorrente em seu trabalho é a capacidade de isolar aspectos determinados do mundo e sensibilizá-los. Trata-se de um corte no sentido simbólico: a separação consciente empreendida entre o que é incluído e o que é excluído pelo observador num universo diverso, estabelecendo sentidos naquilo que é separado, fazendo sobressair qualidades no isolamento em relação ao todo.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Pablo Lobato:

  • Outros nomes
    • Carlos Pablo Cardoso Lobato
  • Habilidades
    • Artista visual

Exposições (26)

Artigo sobre O Triunfo do Contemporâneo: 20 Anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (2012 : Porto Alegre, RS)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioO Triunfo do Contemporâneo: 20 Anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (2012 : Porto Alegre, RS): 07-03-2012  |  Data de término | 22-04-2012
Resumo do artigo O Triunfo do Contemporâneo: 20 Anos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (2012 : Porto Alegre, RS):

Santander Cultural (Porto Alegre, RS)

Artigo sobre Through the Surface of the Pages...

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioThrough the Surface of the Pages... : 12-09-2012  |  Data de término | 08-11-2012
Resumo do artigo Through the Surface of the Pages... :

Harvard University. David Rockefeller Center for Latin American Studies (Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos)

Todas as exposições

Eventos relacionados (7)

Fontes de pesquisa (4)

  • LOBATO, Pablo. Bolsa Pampulha 2007-2008, Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2008. (catálogo da exposição)
  • LOBATO, Pablo. Do corte. São Paulo: Luciana Brito Galeria, São Paulo, 2012. (catálogo da exposição)
  • LUCIANA BRITO Galeria. Site oficial. Disponível em: http://www.lucianabritogaleria.com.br/artists/27/. Acesso em: 11 set. 2014.
  • TEIA – Centro de Produções Audiovisuais. Site oficial. Disponível em: http://www.teia.art.br/br/pablo. Acesso em: 11 set. 2014.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PABLO Lobato. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa240801/pablo-lobato>. Acesso em: 18 de Fev. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7