Pessoas

Heins Budweg

Outros Nomes: Heins Friedrich Budweg | Heinz Budweg
  • Análise
  • Biografia

    Heins Budweg (Berlim, Alemanha 1940). Pintor, desenhista, artista gráfico, ilustrador, cenógrafo e figurinista de teatro. Imigra para o Brasil em 1953, fixando-se em São Paulo. Nesta cidade, atua como ilustrador e artista gráfico, além de trabalhar como cenógrafo e figurinista. Em 1958, realiza sua primeira mostra Individual, no Colégio Visconde de Porto Seguro. Na década de 70, recebe o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pelas ilustrações dos doze primeiros volumes da série Lendas Brasileiras. Viaja várias vezes para a Amazônia, Alto Xingu e Ilha de Marajó, onde realiza desenhos retratando a paisagem natural, a população e os indígenas locais, além de reportagens e pesquisas sobre o folclore brasileiro registrados em Super 8. Em 1981, adota o nome artístico Budweg Brasil, após descobrir a existência de vários sobrenomes Budwegs. Sete anos depois, realiza as imagens que acompanham a apresentação da obra Xingu Simphonie, de Celia Ricci e Edson Leite, em São Paulo.

Exposições

Fontes de Pesquisa

AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1980. v.4: Q a Z. (Dicionários especializados, 5).

JURÉIA. Prefácio de Antonio Sadalla. Apresentação de João Paulo Capobianco. Textos de Priscila Siqueira e Olney Kruse. São Paulo: Sadalla Galeria de Arte, 1988.