Artigo da seção pessoas Haydéa Santiago

Haydéa Santiago

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Artes visuais  
Data de nascimento deHaydéa Santiago: 1896 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Data de morte 1980 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
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Retrato de Manoel Santiago , 1922 , Haydéa Santiago
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Biografia

Frequenta cursos livres na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), com Modesto Brocos (1852-1936) e Rodolfo Amoedo (1857-1941). Aperfeiçoa-se ainda com Eliseu Visconti (1866-1944). Entre 1928 e 1932, vive em Paris, onde estuda sob a orientação de Louis-François Biloul (1874-1947) e R. Primet. Participa, na mesma cidade, do Salão dos Artistas Franceses. Integra a Exposição Geral de Belas Artes, no Rio de Janeiro, desde 1921, recebendo prêmios entre 1923 e 1927. Em 1934, é premiada no Salão Nacional de Belas Artes, evento que substitui a Exposição Geral. Expõe nos Salões do Núcleo Bernardelli em 1932 e 1935. Em 1936, é agraciada no 4º Salão Paulista de Belas Artes, em São Paulo.

Em 1939, ganha prêmio no 1º Salão de Belas Artes do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e, no ano seguinte, é premiada no 7º Salão Paulista de Belas Artes. Em 1947, participa do Salão de Outono, em Paris. Integra a mostra Um Século da Pintura Brasileira: 1850-1950, no Museu Nacional de Belas Artes, em 1950, no Rio de Janeiro, e a 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Em 1971, é convidada especial do 6º Salão de Maio, realizado na Sociedade Brasileira de Belas Artes, na mesma cidade.

Análise

Segundo depoimento de Haydéa Santiago ao pesquisador Angyone Costa, a artista pinta ao ar livre como forma de oposição à pintura de ateliê e às convenções acadêmicas1. Para ela, como para outros artistas do início do século XX, esse tipo de pintura permite uma arte mais pessoal, devido ao contato direto com o tema. Sob esse aspecto, a obra de Haydéa e de seu esposo Manoel Santiago (1897-1987) pode ser vista como alternativa aos cânones acadêmicos.

Haydéa e seu marido se consideram discípulos de Eliseu Visconti, de quem foram alunos. Em sintonia com esse contato, ou essa filiação, está o interesse por certas soluções impressionistas, como a ausência de contornos nítidos devido à composição por pinceladas justapostas. As pinturas de Haydéa, em particular, transitam entre gêneros variados, do retrato às naturezas-mortas e às cenas urbanas. Essas últimas, em geral, apresentam comentários sobre o cotidiano brasileiro - como feiras, festas e atividades de lazer -, tema constante em toda sua produção.

Em Largo do Boticário, s.d. vê-se uma cena de convívio entre crianças realizada por meio de pinceladas leves, com uma paleta de tons rebaixados. As figuras são apenas sugeridas e a luz incide no ambiente da esquerda para a direita da composição, efeito criado pelo emprego de lilás e verde em proporções distintas.

Notas

1 COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia, 1927, p.186.

 

Outras informações de Haydéa Santiago:

  • Outros nomes
    • Haydéa Lopes Santiago
    • Haidéa Santiago
    • Haidéia Lopes Santiago
    • Haydéia Lopes Santiago
    • Haydéa
  • Habilidades
    • Pintor

Obras de Haydéa Santiago: (2) obras disponíveis:

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (11)

  • COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas: o que pensam e o que dizem os nossos pintores, esculptores, architectos e gravadores sobre as artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello, 1927. 
  • ACQUARONE, Francisco; VIEIRA, Adão de Queiroz. Primores da pintura no Brasil. 2.ed. [Rio de Janeiro]: [s.n.], 1942. [145] p., v. 1.
  • ACQUARONE, Francisco; VIEIRA, Adão de Queiroz. Primores da pintura no Brasil. 2.ed. [Rio de Janeiro]: [s.n.], 1942. [315] p., 2 v.
  • ARTE BRASILEIRA século XX: Galeria Eliseu Visconti: pinturas e esculturas. Rio de Janeiro: MNBA, 1984.
  • AYALA, Walmir. O Brasil por seus artistas. Tradução John Stephen Morris, Ida Cecília Raiche de Araújo, Zuleika Santos Andrade. Rio de Janeiro, Círculo do Livro, s.d.
  • BRAGA, Theodoro. Artistas pintores no Brasil. São Paulo: São Paulo Editora, 1942.
  • COLEÇÃO particular de Oswaldo Dantes: Manoel Santiago e Haydéa Santiago. Apresentação de Claudio Vlanasi. Rio de Janeiro: Hotel Rio Palace, 1987. , il. p&b.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • RUBENS, Carlos. Pequena história das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1941. (Brasiliana. Série 5ª: biblioteca pedagógica brasileira, 198).
  • SALÃO de Maio, 6. , 1971, Rio de Janeiro. 6º Salão de Maio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Belas Artes, 1971.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • HAYDÉA Santiago. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23244/haydea-santiago>. Acesso em: 21 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7