Artigo da seção pessoas Francisco Nery

Francisco Nery

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deFrancisco Nery: 1828 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Data de morte 1866 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

Telêmaco Ouvindo as Aventuras de Filictone , s.d. , Francisco Nery

Biografia
Francisco Antonio Nery (Rio de Janeiro RJ 1828 - idem 1866). Pintor. Aluno da Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) desde 1840, recebe em 1848 o prêmio de viagem ao exterior, com a tela O Lavrador nos Campos de Pharsalia, 1848. Viaja para à Itália, permanecendo em Livorno durante os meses da Revolução em Roma, para onde vai em abril de 1849. Lá, como pensionista, possivelmente freqüenta a Accademia Nazionale di San Luca, entre 1849 e 1851, quando produz a obra Telêmaco Ouvindo as Aventuras de Filocteles. Aprofunda a influência recebida no Brasil do purismo - movimento que prega o retorno à suposta pureza e simplicidade da pintura anterior a Raphael, próximo dos nazarenos na Alemanha e dos pré-rafaelitas, na Inglaterra. Torna-se, provavelmente, aluno de Tommaso Minardi, expoente do movimento, de quem pinta uma cópia do Retrato do Cavalleiro Minardi, Professor da Accademia di San Luca, em 1850, de Gaspare Landi. De volta ao Brasil, é professor do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. É nomeado professor da Aiba em 1863. Três anos depois falece em decorrência de uma grave doença mental.

Comentário crítico
Embora Francisco Nery seja um pintor de recursos limitados, como avalia o crítico Gonzaga Duque, obtém destaque no cenário artístico da Academia Imperial de Belas Artes (Aiba), recebendo o prêmio de viagem ao exterior em 1848. Pintor de temas históricos e alegóricos, como determina a estética neoclássica do Império, Nery, assim como Victor Meirelles, seu contemporâneo, recebe influência do purismo italiano ainda no Brasil, através de professores estrangeiros como os escultores Luigi Giudice e Ferdinand Pettrich. Obras como Telêmaco Ouvindo as Aventuras de Filoctetes, 1849/1851, pertencente ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), atestam essa proximidade, sendo muito similares às composições de Tommaso Minardi, representante desse movimento, considerado pintor oficial da corte papal entre os anos 1850 e 1854, possivelmente seu professor em Roma. A temática, retirada das Aventuras de Telêmaco, de Fénelon, de 1699, centra a ação sobre os personagens principais da narrativa, condensando a cena em apenas duas figuras. A composição descarta os elementos contextuais, como modo de intensificar, segundo os preceitos do neoclassicismo, o conteúdo ético-moral representado: o triunfo da virtude, "quando simples, ingênua, sutil e modesta", sobre todas as coisas, simbolizado pela afeição de Filoctetes por Telêmaco. Ao gosto do purismo, o desenho mimetiza as características morais representadas: simplicidade, delicadeza e suavidade. A cópia do retrato de Tommaso Minardi, também pertencente ao acervo do MNBA, demonstra o apreço que o artista desenvolve pelo movimento, ao tomar o eminente professor como modelo. A obra de Nery demonstra a influência da arte italiana do século XIX sobre os artistas brasileiros, além daquela já bem documentada do academicismo francês.

Outras informações de Francisco Nery:

  • Outros nomes
    • Francisco Antonio Nery
    • F. Nery
    • Francisco A. Nery
    • Francisco Neri
    • rancisco Néri
    • Francisco Antonio Néri
  • Habilidades
    • Pintor
    • professor de artes plásticas
  • Relações de Francisco Nery com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Francisco Nery: (2) obras disponíveis:

Exposições (7)

Fontes de pesquisa (14)

  • DUQUE, Gonzaga. A Arte brasileira. Introdução Tadeu Chiarelli. Campinas: Mercado de Letras, 1995. 270 p. (Arte: ensaios e documentos).
  • ACQUARONE, Francisco; VIEIRA, Adão de Queiroz. Primores da pintura no Brasil. 2.ed. [Rio de Janeiro]: [s.n.], 1942. [145] p., v. 1.
  • ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 2v.
  • AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1980. v.4: Q a Z. (Dicionários especializados, 5).
  • CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Prefácio Carlos Roberto Maciel Levy. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. 292 p., il. p&b. color.
  • COLI, Jorge. Como estudar arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac, 2005.
  • DAZZI, Camila.  Relações Brasil-Itália na Arte do Segundo Oitocentos: estudo sobre Henrique Bernardelli (1880 a 1890). Campinas, SP: [s.n.], 2006. Orientador: Luciano Migliaccio. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Disponível em: [http://libdigi.unicamp.br/document/?view=vtls000381503]
  • FENELON, François de Salignac de La Mothe. Les aventures de Télémaque. Paris : Garnier, 1987. Disponível em: [http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1014394]
  • FREIRE, Laudelino. Um século de pintura: apontamentos para a história da pintura no Brasil de 1816-1916. Rio de Janeiro: Fontana, 1983. 677 p.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • MORALES DE LOS RIOS FILHO, Adolfo. Grandjean de Montigny e a evolução da arte brasileira. Ilustração Arnaldo Pacheco; fotografia Mario Baldi. Rio de Janeiro: Noite, 1941. xv, 315 p., il. p&b.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • RUBENS, Carlos. Pequena história das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1941. (Brasiliana. Série 5ª: biblioteca pedagógica brasileira, 198).
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FRANCISCO Nery. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23163/francisco-nery>. Acesso em: 24 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7