Artigo da seção pessoas Félix-Émile Taunay

Félix-Émile Taunay

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Artes visuais  
Data de nascimento deFélix-Émile Taunay: 01-03-1795 Local de nascimento: (França / Ile de France / Montmorency) | Data de morte 14-04-1881 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

Lagoa Rodrigo de Freitas , 1828 , Félix-Émile Taunay
Reprodução fotográfica Pedro Oswaldo Cruz

Biografia

Félix-Émile Taunay (Montmorency, França 1795 - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1881). Pintor, professor, escritor, poeta e tradutor. Vem ao Rio de Janeiro em 1816, acompanhando seu pai, integrante da Missão Artística Francesa, o pintor Nicolas Antoine Taunay (1755 - 1830), que orienta sua formação artística. Por volta de 1821, faz desenhos e aquarelas que constituem o primeiro Panorama do Rio de Janeiro, pintado em tela, em 1824, por Fréderic Guillaume Ronmy e exposto em Paris. Sucede ao pai na cadeira de pintura de paisagem da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba. Em 1834, após a morte do português Henrique José da Silva (1772 - 1834), diretor da Aiba, assume seu posto e é responsável pelo início da consolidação do ensino artístico no Brasil, segundo as normas idealizadas pelos artistas da Missão Francesa. Em sua gestão, são criadas as Exposições Gerais de Belas Artes, em 1840; organizada a pinacoteca, em 1843; e instituídos os prêmios de viagem ao exterior, em 1845. Em 1851, aposenta-se da cadeira de pintura de paisagem e, em 1854, é substituído na direção da Aiba por Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806 - 1879). Participa, com o arquiteto Grandjean de Montigny (1776 - 1850), dos projetos de saneamento e urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

Análise

Entre as realizações iniciais de Félix Taunay, destacam-se os desenhos e aquarelas para o Panorama do Rio de Janeiro, 1824, executado por Fréderic Guillaume Romy. Em Paisagem Histórica de um Desembarque no Lago do Paço, ca.1829, o artista apresenta uma vista do porto, com os personagens imersos na penumbra, obra que revela afinidades com o romantismo. Taunay pinta ainda duas paisagens do porto, observadas das ilhas: Baía de Guanabara Vista da Ilha das Cobras e Conserto de um Barco, Ilha de Villeganon - Baía de Guanabara (ambas de 1828), nas quais explora com habilidade os efeitos da luminosidade e da sombra. Enfocando a relação do homem com a natureza, produz dois de seus principais quadros: Mata Reduzida a Carvão, ca.1830 e Vista da Mãe d'Água, ca.1850.

Félix Taunay colabora ainda com o arquiteto Grandjean de Montigny (1776 - 1850) no programa de embelezamento das ruas e urbanização da cidade do Rio de Janeiro.

Outras informações de Félix-Émile Taunay:

  • Outros nomes
    • Félix Émile Taunay
    • Felix Emilio
    • F. E. Taunay
    • Felix Emilio Taunay
    • Félix Emílio Taunay
    • Felix-Émile Taunay
  • Habilidades
    • Pintor
    • professor de artes plásticas
    • Tradutor
    • escritor
  • Relações de Félix-Émile Taunay com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Félix-Émile Taunay: (12) obras disponíveis:

Exposições (37)

Artigo sobre Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França - Brasil no século XIX (1990 : Rio de Janeiro, RJ)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioMissão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França - Brasil no século XIX (1990 : Rio de Janeiro, RJ): 11-1990  |  Data de término | 12-1990
Resumo do artigo Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França - Brasil no século XIX (1990 : Rio de Janeiro, RJ):

Fundação Casa França-Brasil (Rio de Janeiro, RJ)

Artigo sobre O Brasil dos Viajantes

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioO Brasil dos Viajantes: 20-10-1994  |  Data de término | 18-12-1994
Resumo do artigo O Brasil dos Viajantes:

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (13)

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  • BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes: a construção da paisagem. São Paulo: Metalivros, 1994. v. 3.
  • BOGHICI, Jean (org.). Missão Artística Francesa e pintores viajantes: França-Brasil no século XIX. Rio de Janeiro: Instituto Cultural Brasil-França, 1990.
  • BRAGA, Theodoro. Artistas pintores no Brasil. São Paulo: São Paulo Editora, 1942.
  • CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira no século XIX. Prefácio Carlos Roberto Maciel Levy. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. 292 p., il. p&b. color.
  • FREIRE, Laudelino. Um século de pintura: apontamentos para a história da pintura no Brasil de 1816-1916. Rio de Janeiro: Fontana, 1983. 677 p.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, SÃO PAULO, SP. Arte do século XIX. Curadoria Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo; tradução Roberta Barni, Christopher Ainsbury, John Norman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo : Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • FÉLIX-ÉMILE Taunay. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa23073/felix-emile-taunay>. Acesso em: 14 de Nov. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7