Artigo sobre O Barbeiro de Sevilha

Cecília Fernandez Conde (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro , 1934). Compositora e diretora musical. Realiza trabalhos de "ambientação musical" para os principais grupos cariocas dos anos 70, especialmente o Teatro Ipanema, que fazem parte de um conjunto de inovações cênicas que forjam a estética praticada nas encenações teatrais do período.
Diploma-se em canto e piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, em 1953. Com extensa carreira docente, inicia suas atividades no campo teatral em 1963, compondo para a cena no grupo de Teatro de Bonecos de Ilo Krugli (1930-2019) e Pedro Touron, onde atua até 1970. Assina, em 1967, a música de O Barbeiro de Sevilha, de Beaumarchais, direção de Paulo Afonso Grisolli. Volta a trabalhar com o diretor em A Parábola da Megera Indomável, autoria do próprio Grisolli, em 1968, espetáculo inaugural do grupo experimental A Comunidade. Colabora com o Teatro Ipanema na sua fase áurea, em Como se Livrar da Coisa, de Eugène Ionesco, direção de Rubens Corrêa, 1969; O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal, dirigido por Ivan de Albuquerque,1970; Hoje É Dia de Rock, de José Vicente, 1971, e A China É Azul, de José Wilker, 1972, e Ensaio Selvagem, de José Vicente, todos direção de Rubens, 1974. Nos então chamados "laboratórios", o trabalho de preparação vocal dos atores é desenvolvido com uma pesquisa de sonorização do ambiente dramático. Com Amir Haddad, novamente com A Comunidade, em Agamêmnon, de Ésquilo, 1970 - que juntamente com o já citado O Arquiteto e o Imperador da Assíria, confere-lhe o Prêmio Molière de melhor música para teatro - ; com Tite de Lemos em Hipólito, de Eurípides, 1968; com Luiz Carlos Ripper, em Avatar, de Paulo Afonso Grisolli, 1974; com quem trabalha mais uma vez em Não Me Maltrate, Robinson, 1977; e Extra-Vagância, de Dacia Maraini, 1988.
Trabalha também no teatro infantil, merecendo destaque suas músicas para Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado, 1969, Concerto para os mais Pequenos, de Pedro Dominguez, 1970, e O Barquinho, de Ilo Krugli, 1972, ganhando prêmio da Secretaria de Educação do Estado da Guanabara de melhor música para teatro infantil.
A partir da metade dos anos 80, a participação na vida teatral tornou-se mais esporádica, em função de outros compromissos com a administração cultural do Estado e com o Conservatório Brasileiro de Música, onde como diretora funda e orienta o Curso de Musicoterapia.
Suas composições para teatro - entre as quais as de O Arquiteto e o Imperador da Assíria e de Hoje É Dia de Rock - caracterizam-se pelo envolvimento integral na proposta dos grupos, no caso o Teatro Ipanema, em que todos os elementos da encenação são trabalhados em conjunto. Nos então chamados "laboratórios", o trabalho de preparação vocal dos atores é desenvolvido com uma pesquisa de sonorização do ambiente dramático.
A fusão orgânica com a teatralidade proposta pelos encenadores é a singularidade do trabalho de Cecília Conde, redimensionando o papel da música no teatro. O conjunto dos seus trabalhos de 1970 é distinguido com o Prêmio Molière.
Analisando o trabalho de Cecília Conde, o crítico Yan Michalski comenta: "Suas composições para teatro - entre as quais as de O Arquiteto e o Imperador da Assíria e de Hoje é Dia de Rock destacam-se como verdadeiros marcos - caracterizam-se pela sua consistência musical, decorrente dos seus profundos conhecimentos como musicista, e pela sua fusão orgânica com a teatralidade proposta pelos respectivos encenadores".1
1. MICHALSKI. Cecília Conde. In: PEQUENA Enciclopédia do Teatro Brasileiro Contemporâneo. Material inédito, elaborado em projeto para o CNPq. Rio de Janeiro, 1989.
Teatro Ipanema
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Teatro Ipanema
Teatro da Praia
Teatro Ipanema
Teatro Ipanema
Teatro Ipanema
Teatro Ipanema
Teatro Ipanema
O Tablado
Teatro Glaucio Gill
CONDE, Cecília. Rio de Janeiro: CEDOC / Funarte. Dossiê Personalidades Artes Cênicas.
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