Artigo da seção pessoas Cicarelli

Cicarelli

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deCicarelli: 1811 Local de nascimento: (Itália / Campânia / Nápoles) | Data de morte 1879 Local de morte: (Itália / Campânia / Nápoles)
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Retrato da Condessa de Algezur , 1847 , Cicarelli
Reprodução fotográfica autoria desconhecida

Biografia
Alessandro Cicarelli (Nápoles, Itália 1811 - idem 1879) Pintor e professor. Conclui sua formação artística em Nápoles. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1840, onde participa ativamente da vida artística, expondo e lecionando. Na Exposição Geral de Belas Artes de 1843, da Academia Imperial das Belas Artes - Aiba, apresenta dois retratos e duas telas que mostram, respectivamente, uma formação de tropas em Nápoles e uma cena ao luar. No ano seguinte, recebe de Dom Pedro II a comenda Cavaleiro da Ordem de Cristo. É designado professor de desenho da imperatriz Dona Teresa Cristina. Em 1846, é incumbido pelo imperador de representar seu casamento com a imperatriz em uma imponente tela, destinada à Sala Encarnada do Paço da Cidade e cuja moldura é encomendada a José Ruqué, mestre dourador da Casa Imperial. Em 1881, a obra é apresentada na exposição de História do Brasil, de 1881, e, posteriormente, é levada para a Europa por Dom Pedro. Cicarelli muda-se para o Chile em 1848 e torna-se diretor da escola de pintura de Santiago a partir de sua criação, em 1849, até cerca de 1871. Três de suas pinturas pertencem à coleção do Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, no Rio de Janeiro: o retrato do desembargador Rodrigo de Souza da Silva Pontes e os retratos do conde e da condessa de Aljezur.

Comentário crítico
Cicarelli forma-se nos moldes do ensino acadêmico Italiano. Especializa-se em retratos e cenas históricas, o gênero então mais valorizado de pintura. Em sua cidade natal, é reconhecido como retratista de estilo severo. No Rio de Janeiro do período, esse tipo de artista é muito apreciado. São retratos e a pintura histórica que Cicarelli expõe na 4ª Exposição Geral, 1843, que lhe valem a comenda de Cavaleiro da Ordem de Cristo, a designação como professor de desenho da Imperatriz e também o elogio do pintor e crítico Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879).

Segundo o pintor e historiador Quirino Campofiorito (1902-1993), a atenção que o imperador Dom Pedro II dá aos artistas dispostos a retratar a família imperial e contribuir para o ensino no país atrai artistas como Cicarelli. O espírito aventureiro desses artistas aportados no Brasil nos anos 1840 e 1850 é o que explicaria a subsquente ida do pintor ao Chile.¹

O crítico Gonzaga-Duque (1863-1911), a respeito do quadro Uma revista no Campo de Marte em Nápoles, apresentado em 1843, o julga bem desenhado, colorido com simplicidade e de proporções regulares. Já o Casamento de S. M. D. Thereza Christina, de 1846, parece ao crítico uma obra fraca em composição e colorido, de aspecto geral duro e desagradável.²

Em texto citado pelo crítico e historiador Roberto Pontual (1939 - 1994), afirma-se que  os retratos e as paisagens - a que hoje não se tem acesso -, são considerados o melhor de sua obra e que, ainda assim, ele é mais conhecido por sua atividade pedagógica no Chile.³

Notas
¹ CAMPOFIORITO, Quirino. História da pintura brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.
² DUQUE, Gonzaga. A arte brasileira. Rio de Janeiro: H. Lombaerts & C., 1888, p. 63.
³ PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1969, p. 135. 

Outras informações de Cicarelli:

  • Outros nomes
    • Alessandro Cicarelli
    • A. Cicarelli
    • Alexandre Cicarelli
    • Alessandro Ciccarelli
  • Habilidades
    • professor de artes plásticas
    • Pintor

Obras de Cicarelli: (1) obras disponíveis:

Exposições (14)

Fontes de pesquisa (22)

  • ARTE no Brasil. Introdução de Pietro M. Bardi e Oscar Niemeyer. Textos de Carlos A. C. Lemos et al. São Paulo: Abril Cultural, 1982.


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  • CAVALCANTI, Carlos (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1973. v.1: A a C. (Dicionários especializados, 5). R703.0981 C376d v.1 pt. 1
  • EXPOSIÇÃO de Retratos Femininos. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1954. Não catalogado
  • EXPOSIÇÃO de Retratos Femininos. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1954. Não paginado.


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  • FREIRE, Laudelino. Um século de pintura: apontamentos para a história da pintura no Brasil de 1816-1916. Rio de Janeiro: Fontana, 1983. 677 p. 759.981034 F866u
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. R759.981 L533d
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  • CICARELLI . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22805/cicarelli>. Acesso em: 10 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7