Artigo da seção pessoas David Libeskind

David Libeskind

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deDavid Libeskind: 24-11-1928 Local de nascimento: (Brasil / Paraná / Ponta Grossa) | Data de morte 09-04-2014 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Pintura , 1965 , David Libeskind

Biografia
David Libeskind (Ponta Grossa PR 1928). Arquiteto, artista gráfico, ilustrador, pintor. Muda-se com a família para Belo Horizonte em 1929. Ainda no colégio, freqüenta o curso livre de desenho ministrado pelo pintor Guignard (1896 - 1962) na Escola do Parque. Entre 1947 e 1952, cursa arquitetura na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Aluno do professor Sylvio de Vasconcellos (1916 - 1979), é convidado por ele a trabalhar como estagiário no departamento estadual do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan. Formado, muda-se para São Paulo, atraído pelo efervescente mercado imobiliário da cidade, onde passa a conviver com arquitetos e artistas importantes no "clubinho" do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB. Trabalhando sozinho no quarto da pensão em que mora, desenvolve alguns projetos de porte, como o Edifício São Miguel, o Posto de Puericultura para a Legião Brasileira de Assistência, ambos em 1953, o plano para o conjunto residencial dos funcionários da Refinaria de Petróleo União, em Capuava, Santo André, e o Hospital Infantil da Faculdade de Medicina de Sorocaba, ambos em 1954. Essas obras o credenciam, apesar da pouca idade, a realizar um projeto de grande envergadura em 1955: um edifício multifuncional ocupando o quadrilátero entre a avenida Paulista, a alameda Santos e as ruas Augusta e Padre João Manuel, o Conjunto Nacional. Sua proposta de uma lâmina vertical com habitação e escritórios sobre uma base comercial, ocupando toda a extensão do lote, é aceita pelo empresário José Tijurs, permitindo-lhe finalmente montar um escritório próprio para desenvolver o projeto.

Na segunda metade da década, trabalha como ilustrador e artista gráfico e realiza capas para a revista AD - Arquitetura e Decoração, entre outras. Em 1959, abre uma empresa de projeto, construção e incorporação com o engenheiro Simão Schaimberg, e constrói inúmeros edifícios residenciais no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Nos anos 1960, realiza obras públicas no interior do Estado, tais como o Fórum de Socorro, 1962, e o Grupo Escolar Santa Cuz do Rio Pardo, 1963. Assume, em 1970, o cargo de diretor de planejamento da Companhia Metropolitana de Habitação - Cohab, mas perde progressivamente a proeminência que tem nos anos 1950 e 1960 no cenário arquitetônico de São Paulo. Em paralelo à atividade de arquiteto, cultiva durante toda a vida o trabalho de pintor, e chega a participar de três edições da Bienal Internacional de São Paulo, em 1963, 1965 e 1967, e da exposição Tradição e Ruptura: Síntese de Arte e Cultura Brasileiras em 1984.

Comentário crítico
Autor de uma obra particularmente profícua nas décadas de 1950 e 1960, David Libeskind desenha e constrói um conjunto competente de residências particulares e edifícios habitacionais em São Paulo. Acima de tudo é o autor de uma obra-prima, que se destaca das demais tanto pela complexidade do programa - as exigências a que a construção precisa atender - quanto pela escala: o Conjunto Nacional, 1955, edifício multifuncional que ocupa o quadrilátero entre a avenida Paulista, a alameda Santos e as ruas Augusta e Padre João Manuel, no espigão central da cidade. Trata-se de uma lâmina com 80 metros de altura - com apartamentos de moradia e salas de escritórios -, suspensa sobre uma base comercial horizontal que ocupa a totalidade do quarteirão, cobrindo o passeio público em suas quatro faces. Esse projeto, que, além de revelar uma maturidade precoce do arquiteto, pode ser interpretado como a cristalização de um repertório dominante, naquele momento, no ambiente modernizante da cidade. Como uma antena receptora daqueles ideais, Libeskind realiza um projeto que talvez ultrapasse a sua própria capacidade de determinação consciente das coisas, pois, como observa o estudioso Fernando Viégas, "provavelmente, um arquiteto com 26 anos só conseguiria conceber um projeto desta qualidade se estivesse interpretando um desejo coletivo".1

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de David Libeskind:

  • Habilidades
    • Arquiteto
    • Pintor
    • Artista gráfico
    • Ilustrador

Obras de David Libeskind: (1) obras disponíveis:

Exposições (20)

Fontes de pesquisa (7)

  • BRASIL, Luciana Tombi. A Obra de David Libeskind: ensaio sobre as residências unifamiliares. 2004. 305 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, São Paulo, 2004.
  • AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1980. v.4: Q a Z. (Dicionários especializados, 5).
  • IACOCCA, Ângelo. A conquista da Paulista: Conjunto Nacional. São Paulo: Peirópolis, 1998.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • TRADIÇÃO e ruptura: síntese de arte e cultura brasileiras. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1984.
  • VIÉGAS, Fernando Felippe. Conjunto Nacional: a construção do espigão central. 2003. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU/USP, São Paulo, 2003.
  • VIÉGAS, Fernando Felippe. Desenho de cidade: o projeto do Conjunto Nacional. Novos Estudos,  n. 70. São Paulo: Cebrap, Novembro de 2004.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • DAVID Libeskind. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22802/david-libeskind>. Acesso em: 18 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7