Título da obra: Paisagem da Gamboa


Foto Eduardo Castanho/Itaú Cultural
Paisagem com Rio
,
1889
,
Caron
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Biografia
Hipólito Boaventura Caron (Resende RJ 1862 - Juiz de Fora MG 1892). Pintor, decorador. Aos 18 anos, ingressa na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba. Dois anos depois, é admitido como professor de desenho elementar no curso profissional do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Realiza sua primeira individual em 1883, no Salão da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais, e, no ano seguinte, deixa a Aiba para ligar-se ao Grupo Grimm, liderado pelo pintor Georg Grimm (1846 - 1887), que conhece em 1882. Participa da 26ª Exposição Geral de Belas Artes com obras como Praia da Boa Viagem, 1884, pela qual recebe medalha de ouro. Em 1885, viaja à França para estudar, e conhece vários outros países. Retorna ao Rio de Janeiro em 1888. Em 1890, muda-se definitivamente para Minas Gerais. No mesmo ano, expõe na sede do jornal O Pharol, de Juiz de Fora, com Castagneto (1851 - 1900), que ele traz à cidade. Decora o antigo Teatro de Juiz de Fora.
Comentário Crítico
Com intensa atividade artística desde seu ingresso na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, Caron realiza retratos, decorações, mas destaca-se como pintor de paisagens, tendo aperfeiçoado seu talento no Grupo Grimm. As paisagens pintadas por Caron no início de sua trajetória assemelham-se às de Georg Grimm (1846 - 1887). Segundo o historiador Carlos Roberto Maciel Levy, do Grupo Grimm "foi Caron o artista que mais de perto cultivou alguns problemas estéticos análogos àqueles que transformariam a arte internacional na virada do século XIX".1
A pintura de Caron é marcada por planos definidos, pelo naturalismo da imagem, refinamento técnico no uso da cor e pela extrapolação do caráter documental da pintura de paisagens oitocentista, como nas obras Praia da Boa Viagem, 1884, e Praia Formosa, 1888. A primeira pintada por Caron aos 22 anos, apresenta as principais características de sua obra, como a delimitação dos planos e o tratamento dado aos céus "(..) amplos, movimentados, cheios de uma infinidade de planos".2 A segunda apresenta o amadurecimento da poética do artista.
Notas
1 LEVY, Carlos Roberto Maciel. O Grupo Grimm: paisagismo brasileiro no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1980.
2 Ver trecho de depoimento de Antônio Parreiras (1860 - 1937), também integrante do Grupo Grimm, citado em: LEVY, Carlos Roberto Maciel. O Grupo Grimm: paisagismo brasileiro no século XIX. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1980. p. 45.
Foto Eduardo Castanho/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Rômulo Fialdini
Salão da Câmara Municipal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, MG)
Casa de Wilde (Rio de Janeiro, RJ)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Loja Laurent de Wilde (Rio de Janeiro, RJ)
Casa de Wilde (Rio de Janeiro, RJ)
Atelier Moderno (Rio de Janeiro, RJ)
Jornal O Farol (Juiz de Fora, MG)
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Pavilhão dos Estados
Biblioteca Estadual da Guanabara (Rio de Janeiro, RJ)
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Paço das Artes
Acervo Galeria de Arte
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Fundação Bienal de São Paulo
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Fundação Bienal de São Paulo
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