Artigo da seção pessoas Bernardo Krasniansky

Bernardo Krasniansky

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deBernardo Krasniansky: 08-10-1951 Local de nascimento: (Paraguai / Assunção)
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Série Páginas de Livros , 1998 , Bernardo Krasniansky
Reprodução do Artista

Biografia

Bernardo Miguel Krasniansky Adler (Assunção, Paraguai, 1951). Pintor, desenhista e gravador. No início da década de 1960, inicia sua formação artística sob orientação de Lívio Abramo (1903-1992) e Leonor Cecatto, em Assunção, Paraguai. Aprimora-se com João Rossi (1923-2000), em São Paulo. Em 1966, recebe menção honrosa no 1º Prêmio Internacional Tayi, na galeria de mesmo nome, em Assunção. Em 1968, participa da 1ª Bienal de Medellín, no Museu de Antioquia, em Medellín, Colômbia, e, no ano seguinte, da 10ª Bienal Internacional de São Paulo. Participa da Prospectiva' 74, no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP).

Conclui bacharelado em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), em 1975, e licencia-se em educação artística pela Fundação Alvares Penteado (Faap), em 1977. Em 1981, recebe o prêmio de Melhor Mostra de Desenho do Ano, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), pela exposição O Mito do Labirinto, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo. No ano seguinte, é premiado no 5º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ). Em 1983, expõe individualmente na Funarte, na mesma cidade. Realiza ainda exposições individuais no Centro de Artes Visuais em Assunção, em 1999 e 2000.

Análise

Bernardo Krasniansky estrutura seu trabalho com base na apropriação de imagens que não são de sua autoria. É frequente a referência à tradição renascentista ou neoclássica, fazendo uso de pinturas - como na série Antonello da Messina (1995-1999) - ou de esculturas célebres - série Páginas de Livros (1998-1999). Por meio dessa estratégia de citações e seleções, o artista propõe diálogos justapondo elementos que, muitas vezes, são repetidos em composições organizadas de formas diversas. Em Polaroids, reproduções de obras e de fragmentos de livros são aproximados, abordando a reprodutibilidade da obra de arte e ressignificando a própria imagem da obra.

The Temple [O Templo] integra a série Páginas de Livros (1998-1999), cujo tema é o corpo e o erotismo do nu reproduzido é tensionado pela impressão em tons de azul - o dorso masculino adquire aspecto de frieza sendo destituído de sua forma carnal característica.

Já na série Arte Grega (1998), Krasniansky sobrepõe faixas azuis a reproduções de esculturas clássicas, criando brechas para o olhar e, assim, impedindo que se identifique a totalidade da imagem inicial.

Na série Museu (2000), o artista trabalha com a imagem de bustos renascentistas femininos fotografados de diferentes ângulos, dispostos de maneira semelhante a um prontuário policial. É como se buscasse conhecer a complexidade dos objetos registrados observando seus diversos aspectos e, simultaneamente, se distanciasse deles, explicitando que nada mais são do que cópias de reproduções.

Outras informações de Bernardo Krasniansky:

  • Outros nomes
    • Bernardo Miguel Krasniansky Adler
    • Bernardo M. Krasniansky Adler
    • Bernardo Miguel Adler Krasniansky
  • Habilidades
    • desenhista
    • gravador
    • Pintor
  • Relações de Bernardo Krasniansky com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Bernardo Krasniansky: (21) obras disponíveis:

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Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • BERNARDO Krasniansky. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22644/bernardo-krasniansky>. Acesso em: 25 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7