Título da obra: Sítio Santo Antonio da Bica de Roberto Burle Marx


Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Marcel Gautherot
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s.d.
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Marcel André Félix Gautherot (Paris, França, 1910 - Rio de Janeiro, RJ, 1996). Fotógrafo. Realiza inicialmente estudos de arquitetura, passando depois a se dedicar à fotografia. Vem para o Brasil em 1940. O interesse pelo país fora despertado pela leitura do romance Jubiabá, de Jorge Amado (1912-2001). Após uma breve passagem pela região amazônica, se fixa no Rio de Janeiro. Realiza trabalhos de documentação fotográfica para o recém-criado Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). Aproxima-se de intelectuais e arquitetos brasileiros, com quem trabalha com frequencia, produzindo séries documentais sobre a nova arquitetura no Brasil. Nos anos 1940, viaja pelo Rio São Francisco, registrando os tipos humanos e as festas populares e religiosas com um olhar quase antropológico. Com o fotógrafo Pierre Verger (1902-1996), que conhece em Paris, realiza viagens pelo país, documentando, entre outros assuntos, a arquitetura colonial e moderna. Ao longo de sua carreira, colabora com revistas especializadas brasileiras e européias. Grande parte de sua produção é em preto-e-branco. Passa a utilizar também os filmes coloridos a partir da década de 1970. Nessa época, sua produção destina-se principalmente a livros editados no país e no exterior. É autor, entre outros, dos livros Pernambuco/Recife/Olinda, 1970, Congonhas do Campo, 1973, e Bahia, Rio São Francisco, Recôncavo e Salvador, 1995. Em 1999, o acervo de cerca de 25 mil imagens do fotógrafo é adquirido pelo Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro.
O conhecimento especializado confere ao fotógrafo Marcel Gautherot sensibilidade para os melhores ângulos da arquitetura. Revela grande interesse pela ocorrência da luminosidade, que ao incidir sobre edifícios, destaca espaços e volumes. A visão da arquitetura é valorizada por sua integração à paisagem e pelo contraste desta com o céu. Depoimentos de contemporâneos revelam que Gautherot esperava horas pela melhor nuvem, para convertê-la em uma presença marcante na fotografia.
Na década de 1940, viaja pelo Rio São Francisco, percorrendo principalmente o Recôncavo Baiano. Retrata os tipos humanos com um olhar quase antropológico. Tem interesse especial por locais como a orla do mar e as margens de rios, onde fotografa a atividade da população humilde, o trabalho de lavadeiras, pescadores e barqueiros. Revela a espontaneidade das festas populares e religiosas, como a de Nosso Senhor dos Navegantes e do Senhor do Bonfim.
Ao longo de sua carreira, colabora em revistas especializadas brasileiras, como Módulo e O Cruzeiro e em publicações européias, como L'Oeil e Connaissance des Arts. Grande parte de sua produção é em preto-e-branco. A partir da década de 1970, utiliza também os filmes coloridos. Nessa época, sua produção destina-se principalmente a livros editados no país e exterior.
Marcel Gautherot traça, com suas fotografias, um sensível retrato do povo brasileiro. Realiza um trabalho que ultrapassa a mera documentação fotográfica, conferindo às imagens uma atmosfera que aguça a imaginação do espectador. Deixa, assim, importante registro de manifestações culturais brasileiras, inovando também no registro do patrimônio arquitetônico do país.
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini/Itaú Cultural
Galeries Nationales du Grand Palais
Kunsthaus Zürich
Fundação Casa França-Brasil (Rio de Janeiro, RJ)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Ministério das Relações Exteriores (Brasília, DF)
Fundação Bienal de São Paulo
Instituto Moreira Salles (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Pequena Galeria 18 (Rio de Janeiro, RJ)
Instituto Moreira Salles (Poços de Caldas, MG)
Centro Cultural Fiesp
Shopping Iguatemi
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Fundação Bienal de São Paulo
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
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