Artigo da seção pessoas Arnaud Julien Pallière

Arnaud Julien Pallière

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Artes visuais  
Data de nascimento deArnaud Julien Pallière: 1784 Local de nascimento: (França / Aquitânia / Bordeaux) | Data de morte 27-11-1862 Local de morte: (França / Aquitânia / Bordeaux)
Imagem representativa do artigo

[O Filho do Artista Tomando Banho na Varanda da Residência de seu Avô, Grandjean de Montigny] , déc. de 1830 , Arnaud Julien Pallière
Reprodução fotográfica Caio Kauffmann/Itaú Cultural

Biografia

Arnaud Julien Pallière (Bordeaux, França, 1784 - Bordeaux, França, 1862). Pintor, desenhista, litógrafo, decorador, professor. Estuda retrato e pintura histórica em Paris, em 1805. Participa do Salão de Paris em 1808, 1810 e 1814. Chega ao Rio de Janeiro em 1817, no mesmo navio que traz a princesa Maria Leopoldina (1797 - 1826). Nesse ano, a pedido de dom João VI (1767 - 1826), pinta vários panoramas das províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em 1818, desenvolve um plano para a urbanização da cidade da Vila Real da Praia, hoje Niterói, Rio de Janeiro. Atua como professor de desenho na Real Academia Militar. Segundo alguns historiadores, o artista faz as primeiras litogravuras no Brasil, na Oficina do Arquivo Militar. Pinta o primeiro Panorama da Cidade de São Paulo (visto do rio Tamanduateí), em 1821. No ano seguinte, casa-se com a filha do arquiteto Grandjean de Montigny (1776 - 1850), integrante da Missão Artística Francesa. Realiza vários retratos, entre eles o da imperatriz dona Amélia de Leuchtenberg (1812 - 1873), em 1829, a pedido do imperador dom Pedro I (1798 - 1834). Retorna à França em 1830.

Análise

O pintor francês Arnaud Julien Pallière vem ao Brasil em 1817. Nessa época já é um pintor experiente, tendo participado dos Salões de Paris de 1808, 1810 e 1814, sendo membro das academias da França, Bélgica e Holanda.

O artista estabelece seu ateliê no Rio de Janeiro. No começo da década de 1820, é incumbido por dom João VI (1767 - 1826) de realizar pinturas de vistas de cidades nas províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em 1821, pinta um amplo panorama de Vila Rica, atual Ouro Preto, e ainda algumas vistas de São Paulo, que constituem importantes representações dessas cidades no começo do século XIX.

Em Panorama da Cidade de São Paulo, 1821, para o estudioso Pedro Correa do Lago, se confirma o talento do artista, tanto no cuidado com os detalhes, como na escolha dos elementos. Além de representar a arquitetura local, humaniza e enriquece a composição com a apresentação, em primeiro plano, de um grupo de tropeiros em atividade cotidiana.

Pallière realiza ornamentação para eventos festivos na cidade do Rio de Janeiro, sendo autor ainda de um projeto para urbanização da Vila Real de Praia Grande (hoje Niterói). Em sua estada no Brasil, pinta diversos retratos, como o Retrato da Imperatriz Dona Leopoldina, ca.1820 e do príncipe Dom Pedro de Alcântara, ca.1830, onde representa o herdeiro do trono aos quatro anos de idade, brincando com um tambor de regimento, tendo ao fundo o trono imperial, uma alusão ao futuro da criança.

Outras informações de Arnaud Julien Pallière:

  • Outros nomes
    • A. Palliere
    • A. Pallière
    • Ard. Julien Pallière
    • Armand Julien Pallière
    • Arnaldo Julián Pallière
    • Arnaud Juliano Pallière
    • Arnaud Julião Pallière
    • Arnaud Julien Palliere
    • J. Pallière
  • Habilidades
    • gravador
    • professor de artes plásticas
    • decorador
    • Pintor
    • litógrafo
    • desenhista

Obras de Arnaud Julien Pallière: (4) obras disponíveis:

Exposições (21)

Artigo sobre Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França - Brasil no século XIX (1990 : Rio de Janeiro, RJ)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioMissão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França - Brasil no século XIX (1990 : Rio de Janeiro, RJ): 11-1990  |  Data de término | 12-1990
Resumo do artigo Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes: França - Brasil no século XIX (1990 : Rio de Janeiro, RJ):

Fundação Casa França-Brasil (Rio de Janeiro, RJ)

Artigo sobre O Brasil dos Viajantes

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioO Brasil dos Viajantes: 20-10-1994  |  Data de término | 18-12-1994
Resumo do artigo O Brasil dos Viajantes:

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)

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Artigo sobre sp-arte 2010

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Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (16)

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  • ICONOGRAFIA Brasileira: Coleção Itaú. Organização e textos Pedro Corrêa do Lago. São Paulo: Itaú Cultural; Contra Capa Livraria, 2001.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • MARTINS, Carlos (coord. ). Introdução ao conhecimento da gravura em metal. Apresentação Alcídio Mafra de Souza, Irma Arestizábal; prefácio Carlos Martins. Rio de Janeiro : MNBA, 1982. 66 p. il. p. b.
  • MOSTRA DO REDESCOBRIMENTO, 2000, São Paulo, SP. O olhar distante. Curadoria Jean Galard, Pedro Corrêa do Lago; assistência de curadoria Mariana Cordiviola; tradução Alain François, Contador Borges, Tina Delia, John Norman, Eduardo Hardman. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • SANTOS, Francisco Marques dos. O ambiente artístico fluminense à chegada da Missão Artística Francesa em 1816. In: Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 5, p. 212-240, 1941.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ARNAUD Julien Pallière. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22523/arnaud-julien-palliere>. Acesso em: 16 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7