Artigo da seção pessoas Sousa Caldas

Sousa Caldas

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deSousa Caldas: 24-11-1762 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Data de morte 02-03-1814 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia
Antonio Pereira Sousa Caldas (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1762 – idem, 1814). Sacerdote, orador sacro e poeta. Filho de portugueses radicados no Brasil, aos oito anos é enviado pela família para Portugal, onde vive sob a tutela de um abastado tio. Durante a adolescência estuda matemática na Universidade de Coimbra. Devido a sua afinidade com as ideias do iluminismo francês é preso em 1781 pela Inquisição, sob acusação de ser herege e blasfemo. Como pena, é enviado para o convento de Rilhafoles, onde vive durante seis meses.

Apesar da condenação, Sousa Caldas não abandona as ideias francesas: em 1785 publica Ode ao Homem Selvagem, obra fortemente influenciada por Jean Jacques Rousseau (1712-1778).  A partir de 1789 viaja pela Europa e, em 1790, ingressa na carreira eclesiástica, recebendo ordenação sacerdotal em Roma. A partir de então passa a priorizar, em sua obra, a poesia de cunho religioso, tornando-se também orador sacro. Em 1808 retorna, juntamente com a Coroa Portuguesa, para o Brasil, onde vive até o fim da vida.

Comentário crítico
O crítico Antonio Candido (1918) considera os versos e a prosa de Sousa Caldas um dos momentos mais importantes de nosso liberalismo ilustrado, uma vez que o sacerdote busca harmonizar, por meio de textos de acentuado cunho filosófico, suas convicções religiosas e as ideias políticas modernas, sobretudo aquelas concernentes ao iluminismo francês. Em obras como Cartas de Abdir a Irzerumo e Carta Dirigida ao Meu Amigo João de Deus Pires Ferreira torna-se bastante evidente a afinidade intelectual de Sousa Caldas com as ideias francesas: nesses textos, o escritor defende a liberdade de imprensa e manifesta sua simpatia pela Revolução Francesa.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Sousa Caldas:

  • Outros nomes
    • Antônio Pereira de Sousa Caldas
  • Habilidades
    • Poeta
    • Sacerdote
    • orador sacro
  • Relações de Sousa Caldas com outros artigos da enciclopédia:

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • SOUSA Caldas. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22366/sousa-caldas>. Acesso em: 18 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7