Artigo da seção pessoas Carola Saavedra

Carola Saavedra

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deCarola Saavedra: 1973 Local de nascimento: (Chile / Santiago)

Biografia
Carola Saavedra (Santiago, Chile, 1973). Romancista e contista. Aos 3 anos de idade, muda-se com a família para o Brasil, fixando-se no Rio de Janeiro. Na infância e na adolescência estuda em um colégio alemão. Na década de 1990, após se formar em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), transfere-se para a Europa, morando na Espanha, França e Alemanha, onde conclui mestrado em comunicação social. Trabalha como tradutora de alemão e espanhol. Publica seu primeiro livro em 2005, o volume de contos Do Lado de Fora. Entre 2005 e 2006, publica microcontos no blog Escritoras Suicidas. Seu romance Flores Azuis (2008) recebe o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2008.

Comentário Crítico
Os romances de Carola Saavedra, Flores Azuis (2008) e Paisagem com Dromedário (2010), são certamente suas obras de maior destaque, apesar de a autora ter também uma contínua produção contística como parte significativa dos escritores de sua geração.

No primeiro, a autora elabora uma trama entre A., uma mulher que envia cartas ao amante que a abandonou, e Marcos, homem divorciado com problemas de relacionamento com a filha e que recebe as cartas de A., supostamente por engano. O romance mistura focos narrativos em primeira pessoa - as cartas de A. - e terceira pessoa - a história de Marcos - e encena as dificuldades de contato entre as pessoas em vários níveis.

Em seu segundo romance, Carola dá continuidade a algumas questões e procedimentos literários presentes em Flores Azuis. Ambientado em uma ilha, Paisagem com Dromedário é narrado por Erika, artista plástica que registra seus pensamentos e experiências diárias em um gravador. Assim, os capítulos do livro são "transcrições" das gravações de Erika nas quais, além de ruídos e intervenções exteriores, surgem os dilemas do triângulo amoroso com outros dois artistas, Alex e Karen. Percebe-se que tanto as cartas de A. quanto as gravações de Erika simulam uma narrativa confessional que coloca o leitor como interlocutor e abordam dilemas contemporâneos como o isolamento do sujeito e as tensões nos relacionamentos.

Outras informações de Carola Saavedra:

  • Outros nomes
    • Carola Andrea Saavedra Hurtado
  • Habilidades
    • romancista
    • contista

Eventos relacionados (1)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • CAROLA Saavedra. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22284/carola-saavedra>. Acesso em: 26 de Abr. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7