Artigo da seção pessoas Anselmo Guerra de Almeida

Anselmo Guerra de Almeida

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deAnselmo Guerra de Almeida: 01-09-1959 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Santos)

Biografia

Anselmo Guerra de Almeida (Santos, São Paulo, 1959). Compositor e pesquisador musical. Especialista em processos voltados à música computacional, eletroacústica e contemporânea.

Forma-se em piano pelo Conservatório Musical de Santos em 1977, gradua-se em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/SP) em 1986. Prossegue os estudos no mestrado em ciência da computação da Universidade de Brasília (UNB), com a dissertação Composição Algorítmica em Sistema de Síntese FM com Árvores de Tempo, defendida em 1992. Obtém o doutorado em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em 1997, com a tese Ambientes Interativos de Composição Musical Assistida por Computador. A tese engloba diferentes aspectos da música computacional, como as linguagens desenvolvidas para a síntese sonora e seu controle em tempo real. Também aquelas voltadas para a composição algorítmica, além de abordar os sistemas musicais interativos. Atua, entre 1995 e 1996, como pesquisador visitante no Center for Research in computing and The Arts da University of California (CRCA), em San Diego, Estados Unidos.

No mesmo ano em que defende o doutorado, torna-se professor visitante na Universidade Federal de Goiás (UFG) e efetivo em 1998. Cria, em 2000, osda universidade Laboratórios de Pesquisa Sonora da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG). É membro fundador do Núcleo de Computação e Música da Sociedade Brasileira de Computação (Nucom) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Música Eletroacústica (SBME). Também integra o conselho editorial da revista Música Hodie, do programa de mestrado da UFG, criada em 2001.

Análise

O trabalho de Anselmo Guerra mescla várias parcerias, de apresentações de concertos até composição. Entre elas, destacam-se trabalhos com Conrado Silva (1940-2014), Igor Lintz Maués (1955), Aluizio Arcela (1948), Jorge Antunes (1942), Jônatas Manzolli (1961) e João Pedro Oliveira (1959).

Sua atividade artística, com apresentação de música computacional, inicia-se com a  obra Proporções (1985), com performances em 1994 e em 2008. Realiza, também, a ópera de câmara para vozes, instrumentos e sons eletrônicos Ololyksate (1995), e a obra eletroacústica O Acorrentamento de Prometeu (1996), para soprano, atores e computador, entre outros trabalhos. .

Em 2003, inicia uma série de obras em parceria com a artista Anna Barros (1931-2013), compondo trilhas para animações da artista, sendo Trihex (2003) a primeira. Em seguida, realizam Ti-ama-Ti (2003), apresentada na quarta edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica de São Paulo (File/SP). Depois, segue para apresentações internacionais na Venezuela (2005), Espanha (2005) e em Cuba (2004 e 2006).

Outra obra de destaque de Anselmo Guerra de Almeida é a composição para clarineta e computador, Organ Wren, elaborada no Laboratório de Pesquisa Sonora (LPqS) da UFG e no Laboratório de Música Eletroacústica da Universidade de Aveiro, Portugal. A obra é composta em 2006, apoiada na análise espectral do canto do Uirapuru (Wren), e distribuída no CD In Itinere (2006).

Da colaboração com Anna Barros resulta, ainda, o workshop “Percepção: o Real e o Virtual nas Dimensões Visuais e Sonoras” (2012), dentro do projeto de extensão universitária Zonas de Compensação, do Instituto de Artes da Unesp, São Paulo.

Outras informações de Anselmo Guerra de Almeida:

Fontes de pesquisa (4)

  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Currículo do artista. Plataforma Lattes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: <
    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4793441Z4 >. Acesso em: 25 ago. 2014.

  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Electronic Music Review de 1967: o pioneirismo na produção eletroacústica no Brasil e sua relação com a identidade musical latino-americana. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2012, João Pessoa. Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música João Pessoa 2012. João Pessoa: ANPPOM, 2012. p. 941-949
  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Estudo para Hyper-Piano (eletroacústica; 2004 – 6’00”). Revista Música Hodie, Goiás, v. 5, n. 1., 2005. Disponível em: < https://revistas.ufg.br/index.php/musica/article/view/19992/11573 >. Acesso em: 25 ago. 2014.
  • ALMEIDA, Anselmo Guerra. Panorama da Musica Eletroacustica na America Latina. In: III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirão Preto, SP. Anais do III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Departamento de Música USP RP, 2009. v. 1.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANSELMO Guerra de Almeida. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa220853/anselmo-guerra-de-almeida>. Acesso em: 15 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7