Artigo da seção pessoas Avani Stein

Avani Stein

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deAvani Stein: 1941 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre)
Imagem representativa do artigo

Foto/Pintura , 1997 , Avani Stein

Biografia
Avani Stein (Porto Alegre, RS, 1941). Fotógrafa e artista plástica. Forma-se em comunicação social pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em 1972. Inicia, já na década de 1970, carreira profissional como repórter fotográfica. Em 1979, registra eventos como a Revolução Sandinista, na Nicaraguá, o acidente na usina nuclear de Three Miles Island, nos Estados Unidos, e a visita do Papa João Paulo II a Nova York.

Na década de 1980, muda-se para São Paulo, onde colabora inicialmente com a revista Veja (1983) e com o jornal Folha de S.Paulo (1984 a 1986). Faz trabalhos para a revista IstoÉ, de 1986 até 1988, e Globo Rural, de 1989 a 1993. Nesse período, participa das exposições São Paulo Arte (1983), no Museu da Imagem e do Som (MIS/SP), e Fotógrafos (1985), no prédio do jornal Folha de S.Paulo. Durante a década de 1990, atua como fotógrafa independente, realizando reportagens para veículos como Brasil Transportes, Jornal da Tarde, Jornal Acrópole e revista Shalom.

Em meados da década de 1990, frequenta um curso de desenho livre e pintura. Motivada pela nova experiência, passa a realizar interferências em suas composições fotográficas. Em setembro de 1998, exibe 78 obras produzidas com esse método na exposição Michmash, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. Seus trabalhos lhe rendem o prêmio Pão de Açúcar, em 1996, e o prêmio Porto Seguro de Fotografia, em 2001. Além da produção artística, ministra workshops nos quais apresenta seu processo de trabalho.

Comentário crítico
Uma das primeiras questões que chamam a atenção no trabalho artístico de Avani Stein é a relação entre fotografia e artes plásticas, mais especificamente desenho e pintura. Ao realizar intervenções gráficas (ranhuras abertas com um estilete e traços de caneta hidrográfica, entre outras) sobre suas imagens fotográficas, a artista atualiza um diálogo que, na verdade, existe desde o surgimento da fotografia, em 1839.

Se, por um lado, é possível afirmar que Stein sabe compreender as potencialidades da relação pintura-fotografia, por outro, deve-se ter em mente que a artista emerge no circuito artístico brasileiro num momento em que a imagem fotográfica passa por questionamentos. De fato, nas décadas de 1980 e 1990, diversos artistas, muitos deles fotógrafos de formação, começam a utilizar a fotografia não como meio, mas como material, apropriando-se de imagens alheias ou criando instalações e objetos nos quais as fotografias aparecem como parte de um todo que as ressignifica.

As obras de Avani Stein podem também ser compreendidas nesse contexto de busca por formas de ressignificação da imagem, inseridas num universo que vai do público (o espaço da cidade) ao privado (o ambiente doméstico, os amigos na praia, o cachorro). Com um gesto gráfico-pictórico expressivo, a artista propõe uma leitura que vai além da banalidade das cenas, buscando, na superfície violada da imagem, outras significações.

Outras informações de Avani Stein:

  • Outros nomes
    • Avani Maenfeld
    • Avani Maensfeld
  • Habilidades
    • fotógrafo

Obras de Avani Stein: (10) obras disponíveis:

Exposições (24)

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (10)

  • CHIARELLI, Tadeu. A fotografia contaminada; Fotografia no Brasil: anos 90. In: ______. Arte internacional brasileira. 2.ed. São Paulo: Lemos, 2002., 311 p., il. p&b. color.
  • CHIODETTO, Eder. Artistas jogam cores vivas e resgatam auto-estima. Folha de S.Paulo, 9  jun. 1998, Ilustrada 5, p. 9.
  • PERSICHETTI, Simonetta. Avani Stein mistura imagem e pintura em Michmash. O Estado de S. Paulo, 29 set. 1998, Caderno 2, D-2.
  • RETRATOS do imaginário paulista: retrato e imaginário. São Paulo: Formarte, 2001.
  • ROSA, Renato, PRESSER, Décio. Dicionário de artes plásticas no Rio Grande do Sul. 2. ed. rev. ampl. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2000. 527p. R700.98165 R7887d 2. ed.
  • SANTOS, Alexandre; SANTOS, Maria Ivone dos (org.). A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura: Editora da UFRGS, 2004.
  • STEIN, Avani. In COLEÇÃO Pirelli/Masp de Fotografias. Disponível em: http://www.colecaopirellimasp.art.br/autores/164.
  • STEIN, Avani. In ÍMÃ Fotogaleria. Disponível em: imafotogaleria.wordpress.com/tag/avani-stein/.
  • STEIN, Avani. In ÍMÃ Fotogaleria. Disponível em: http://www.imafotogaleria.com.br/galeria/fotografo.php?cdFotografo=110&cdFoto=2159&cdGaleria.
  • STEIN, Avani. In ÍMÃ Fotogaleria. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=W1OXBugiD48&feature=player_embedded.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • AVANI Stein. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa22006/avani-stein>. Acesso em: 20 de Jun. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7