Título da obra: Sem Título


O Novo Look
,
2005
,
Cris Bierrenbach
arquivo do artista
Cristiana Bierrenbach Lima (São Paulo, São Paulo, 1964). Fotógrafa. Entre 1984 e 1985, estuda geologia antes de optar pelo curso de cinema da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pela qual é graduada em 1992.
Em 1990, realiza a primeira exposição individual no Projeto Foto de Autor, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP). Entre 1989 e 1991, atua como repórter fotográfica do jornal Folha de S. Paulo, e de 1992 a 1994 trabalha na Revista da Folha. Nas Semanas de Educação de 1994 e de 1995, da Faculdade de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo, ministra o workshop A Fotografia como Texto para alunos de graduação, pós-graduação e professores.
Em 1996, permanece como editora de fotografia da revista República e ilustra a primeira fotonovela brasileira destinada à veiculação pela internet, O Moscovita. Colabora com revistas como Vogue, Carta Capital e Marie Claire. Desenvolve trabalhos autorais que exploram as potencialidades expressivas dos processos fotográficos e das novas tecnologias digitais. Em 2004, recebe o Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, em São Paulo. Integra, em 2005, a coleção FotoPortátil, lançada pela editora Cosac & Naify. Em 2007, é diretora de fotografia do longa-metragem FilmeFobia, de Kiko Goifman (1968). É fotógrafa da revista Valor Econômico.
No processo investigativo de Cris Bierrenbach, objetos e instalações são construídos com base em fotografias produzidas por meio de antigas técnicas, como o daguerreótipo, que fixa as imagens obtidas em uma câmara escura sobre folha de prata. A retomada dessa técnica revela, então, o interesse da artista pelo resgate da própria história da fotografia.
Em Auto-Retrato, de 2003, ela não é a fotografada, como sugere o título. São daguerreótipos de rostos de bonecas que aparecem com apenas uma das faces iluminada, destacando características femininas. Em outros trabalhos, como Sem Nome, no mesmo ano, permanece a preocupação com o universo feminino e a questão da identidade, constantemente abordada com base em seu próprio corpo.
Bierrenbach atua no limite das potencialidades dos processos fotográficos, desde os mais antigos aos mais novos, como o digital. Esse trânsito entre diferentes técnicas lhe permite apresentar trabalhos que não se limitam a uma única estética. Suas instalações formam uma espécie de comentário sobre as possibilidades técnicas da fotografia.
arquivo do artista
arquivo do artista
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Galeria Fotóptica
Casa Triângulo
Casa Triângulo
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Serviço Social do Comércio (Pompéia, São Paulo, SP)
Museum Het Domein (Sittard, Holanda)
Aschenbach Galerie Contemporary Art (Amsterdã, Holanda)
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Kunstmuseum in der Alten Post (Mülheim an der Ruhr, Alemanha)
Itaú Cultural
Shopping JK Iguatemi
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: