Título da obra: Viaduto Santa Efigênia Visto a Partir do Vale do Anhangabaú


Cajuína em Preto-e-Branco
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1985
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Walter Firmo
Walter Firmo Guimarães da Silva (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1937). Fotógrafo, jornalista e professor. Autodidata, inicia sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957. Em seguida, trabalha no Jornal do Brasil e integra a primeira equipe da revista Realidade, lançada em 1965. Conquista o Prêmio Esso de Reportagem, em 1963, com a matéria Cem Dias na Amazônia de Ninguém. Como correspondente da Editora Bloch, em 1967, permanece por seis meses em Nova York. A partir de 1971, atua na área de publicidade, sobretudo para a indústria fonográfica. Nessa época, conhecido por suas fotos coloridas e por retratar importantes cantores da música popular brasileira, inicia pesquisas sobre festas populares e folclore nacional. Entre 1973 e 1982, é premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. Fotografa para as revistas Veja e IstoÉ e, nos anos 1980, começa a expor seus trabalhos em galerias e museus. De 1986 a 1991, é diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Em 1994, leciona no curso de jornalismo da Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e, desde então, coordena oficinas em todo o Brasil. Ganha a Bolsa de Artes do Banco Icatu, em 1998, com a qual vive durante meio ano em Paris. No fim da década de 1990, torna-se editor de fotografia da revista Caros Amigos. Entre seus livros, destacam-se Walter Firmo - Antologia Fotográfica, 1989, Paris, Parada Sobre Imagens, 2001, Rio de Janeiro Cores e Sentimentos, 2002, e Firmo, 2005.
O tema principal das fotos de Walter Firmo é a figura humana. Revela particular interesse pelos costumes e festas populares brasileiras, realizando ampla documentação fotográfica, na qual se destaca aquela sobre o carnaval do Rio de Janeiro. Produz imagens marcantes como aquelas de integrantes de escolas de samba viajando em um trem de subúrbio, até o local dos desfiles, salientando o contraste entre a alegria da festa e o duro cotidiano da população menos favorecida. Já na série Festa do Maracatu-Rural, 1997, retrata a população em trajes típicos, em meio a paisagens de grande luminosidade.
Ao longo de sua produção destacam-se também os retratos de músicos brasileiros, como os de Clementina de Jesus (1902 - 1987), Cartola (1908 - 1980) e Pixinguinha (1897 - 1973). É o fotógrafo que se destaca pela exploração sensível da cor e da luz, mantendo diálogo com a pintura.
Fundação Bienal de São Paulo
Funarte. Galeria de Fotografia (Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, CE)
Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP)
Centro Cultural Candido Mendes (Ipanema, Rio de Janeiro, RJ)
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Kunsthaus Zürich
Centro Cultural Candido Mendes (Ipanema, Rio de Janeiro, RJ)
Estação Botafogo (Rio de Janeiro, RJ)
Centro Cultural Light
Fundação Bienal de São Paulo
Shopping JK Iguatemi
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