Pessoas

Claudio Edinger

Outros Nomes: Claudio Henrique Edinger
  • Análise
  • Biografia
    Claudio Edinger (Rio de Janeiro RJ 1952). Fotógrafo. Na década de 1950, muda-se com a família para São Paulo. Forma-se em economia pela Universidade Mackenzie em 1974, mas não chega a exercer a profissão de economista. Ainda no início da década de 1970, opta pela fotografia e realiza sua primeira exposição individual, Edifício Martinelli, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - Masp em 1975. No ano seguinte, muda-se para Nova York, onde permanece até 1996. Dedica-se à fotografia documental e jornalística e trabalha como fotógrafo autônomo para periódicos brasileiros e norte-americanos como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Time, Newsweek, Life, Rolling Stones. Em 1977, tem aulas com o fotógrafo Philippe Halsman (1906 - 1979), especialista em retratos. Realiza a exposição individual Judeus Ortodoxos, 1978, no International Center of Photography, em Nova York. De 1979 a 1994, leciona na New School for Social Research e, de 1992 a 1994, no International Center of Photography. No decorrer dos 20 anos de permanência nos Estados Unidos, publica 11 livros, entre eles o Chelsea Hotel, de 1983, e Venice Beach, de 1985, editados pela Abbeville Press, ambos vencedores do prêmio Leica Medal of Excellence, nos Estados Unidos. Pelo projeto Loucura, sobre o asilo de doentes mentais do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, em Franco da Rocha, São Paulo, recebe o Prêmio Ernst Haas, em 1990. Em 1993, é contemplado, em São Paulo, com a Bolsa Vitae de Fotografia para registrar o carnaval brasileiro, e desse trabalho resulta o livro Carnaval, publicado, pela editora DBA Artes Gráficas, em 1996. Nesse ano, volta a morar em São Paulo.

    Comentário Crítico
    A trajetória do fotógrafo Claudio Edinger é marcada por intensa preocupação com questões sociais relacionadas ao crescimento urbano, às manifestações culturais e às estruturas da própria sociedade.

    Nos anos 1970 e 1980, seus trabalhos voltam-se principalmente para o registro de pontos desconhecidos de grandes cidades, como Nova York. Por essa estratégia, Edinger busca fugir de imagens-clichês, fotografando personagens anônimos - transeuntes e "modelos" ocasionais eleitos para compor cenas - que atribuem dimensão humana à metrópole. Manipulando câmeras de grande formato, como 4 x 5 polegadas (10 x 12,5 cm), ele apresenta um olhar crítico ao captar imagens da arquitetura vertical de grandes cidades, que se apresentam ameaçadoras diante do sujeito.

    Na década de 1990, destacam-se dois trabalhos realizados no Brasil, reconhecidos internacionalmente: Loucura, de 1990, e Carnaval, de 1996. Com esses ensaios fotográficos, Edinger reforça o interesse em perceber pessoas, grupos anônimos e marginalizados.

    Em Loucura, suas lentes focam a exclusão e o abandono social em que se encontram os moradores do Hospital Psiquiátrico do Juqueri, em Franco da Rocha, São Paulo. Em Carnaval, o artista age de forma diferente - quase como voyeur - a flagrar foliões nos carnavais de rua. Utilizando filmes p&b, trabalha fortes contrastes que acentuam o caráter dramático das imagens.

Exposições

Eventos

Fontes de Pesquisa

BRIL, Stefania. Fotos incomuns de gente estranha. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 29 mar. 1985. p. 18.

EDINGER, Claudio. Venice Beach: photographs by Claudio Edinger. Introd. Charles Lockwood. New York: Abbeville, 1985.

EDINGER, Claudio. Carnaval. Texto Arnaldo Jabor, Jorge Amado, Roberto DaMatta; fotografia Claudio Edinger; edição Alexandre Dórea Ribeiro; produção executiva Adriana Amback; direção de arte Marcelo Menegolli. São Paulo: DBA, 1996. 115 p., il., p&b.

EDINGER, Claudio. Habana Vieja. Texto Guilhermo Cabrera Infante, Humberto Werneck. São Paulo: DBA, 1999. 134 p., il. color.

EDINGER, Claudio. Portraits. Texto João Paulo Farkas, Jay Colton; tradução Mário Vilela. São Paulo: DBA, s.d. 60 p., il., foto color.

EDINGER, Claudio. Cityscapes. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2001.

FERNANDES JUNIOR, Rubens. Claudio Edinger expõe na Fotóptica. Folha de S. Paulo, São Paulo, s.d.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Coleção Pirelli de Fotografias. Apres. Fábio Magalhães e Piero Sierra. Introd. Boris Kossoy. São Paulo: Masp, 1991. v. 1.