Título da obra: Carmem Augusta Vieira, Mulher de Valério Vieira


Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Valério Vieira, Rio
,
1882
,
Valério Vieira
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Biografia
Valério Otaviano Rodrigues Vieira (Angra dos Reis RJ 1862 - São Paulo SP 1941). Fotógrafo, compositor e instrumentista. Em 1875, transfere-se para o Rio de Janeiro, e freqüenta a Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) como aluno ouvinte. Na década de 1880, inicia a carreira de fotógrafo itinerante em cidades do Vale do Paraíba e Minas Gerais. Por volta de 1894, muda-se para São Paulo, e se associa ao estúdio Valério & Aguiar. Em 1899, abre a Photographia Valério, que, além de retratos convencionais, oferece imagens coloridas com aquarela e pastel, ou ampliadas em materiais como espelho, porcelana e marfim. Pioneiro no uso de fontes artificiais de iluminação, Vieira destaca-se, sobretudo, pela produção de fotomontagens e de vistas panorâmicas da capital paulista. Com o auto-retrato Os Trinta Valérios, sua obra mais conhecida, obtém medalha de prata na St. Louis Purchase Exposition, nos Estados Unidos, em 1904. No ano seguinte, promove uma exposição individual no Salão Progredior, em São Paulo, e realiza uma vista de 11 metros de comprimento a partir da torre da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o ponto mais alto da cidade na época. O painel é premiado na Exposição Nacional do Rio de Janeiro, em 1908. Entre 1919 e 1922, como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil, faz uma nova versão dessa mesma paisagem, com 14 metros de largura. Atualmente, o trabalho integra o acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS/SP).
Comentário crítico
Em São Paulo, embora outros fotógrafos tenham trabalhado com colagens fotográficas entre o fim do século XIX e o início do seguinte,¹ Valério Vieira é considerado o primeiro a utilizar fotomontagens com regularidade. Além de aplicar a técnica na confecção de cartões de boas festas, produz os chamados retratos bouquet: fotos mostrando a mesma pessoa em sete poses diferentes, com roupas diversas.
O auto-retrato Os Trinta Valérios, 1902, é considerado um marco na história da fotografia no Brasil. A imagem mostra um sarau em que os músicos, a platéia, o garçom, os quadros na parede e o busto sobre um móvel têm o rosto do artista. Inicialmente, a obra é intitulada como Valério Fregoli, possivelmente uma referência ao ator italiano Leopoldo Fregoli (1867 - 1936), conhecido por representar diferentes papéis numa mesma encenação. É justamente isso que Vieira faz nessa fotomontagem de caráter teatral e humorístico. A composição pode ser lida como um conjunto de pequenas cenas reunidas num ambiente festivo. As expressões indicam que há algo de estranho acontecendo: a platéia parece dispersa (os rostos estão voltados para diferentes direções), um músico põe a mão na cabeça e alguns ouvintes parecem espantados.
A vista, realizada por volta de 1920 sob encomenda da prefeitura de São Paulo para integrar as festividades do centenário da independência do Brasil, é impressa em tela e recebe camadas de tinta a óleo, o que descaracteriza suas qualidades fotográficas. Segundo documentos da época, além de realçar detalhes e corrigir defeitos da ampliação, a pintura tem também a função de conservar a imagem.²
Notas
¹ Segundo o historiador Ricardo Mendes, fotógrafos como Carlos Hoenen (18-- - s.d.), Giovanni Sarracino e Vicenzo Pastore também produziram fotomontagens nesse período. As experiências de Pastore são de caráter privado, não comercial. Ver: MENDES, Ricardo. O Valério cumprimenta-vos: persona e invenção na virada do século. 2006. Disponível em: http://www.fotoplus.com .
² MENDES, Ricardo. Idem.
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Fundação Bienal (São Paulo, SP)
Museu da Imagem e do Som (São Paulo, SP)
Itaú Cultural (Campinas, SP)
Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP)
Fontes de Pesquisa
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