Artigo da seção pessoas Jorge Henrique Papf

Jorge Henrique Papf

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deJorge Henrique Papf: 21-10-1863 | Data de morte 1920 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Petrópolis)
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Auto-Retrato , 1910

Biografia

Jorge Henrique Papf (Berlim, Alemanha, 1863 - Petrópolis, Rio de Janeiro, 1920). Fotógrafo. Chega ao Brasil ainda menino, acompanhando seu pai, o fotógrafo e pintor Papf (1833-1910), que havia sido contratado para trabalhar como fotopintor para o estúdio do fotógrafo Albert Henschel (1827-1882), em Recife. Acompanha o pai nas diversas transferências pelas filiais do estúdio Photographia Allemã, de Henschel, por várias capitais brasileiras.

Em 1884, abrem juntos a Photographia Papf, em Petrópolis, que passa a ser dirigida exclusivamente por Jorge Henrique quando seu pai transfere-se para São Paulo, em 1899. A razão social do estúdio é alterada para Photographia J.H. Papf em 1905. Realiza vasta produção na cidade serrana, local de reunião da família imperial e da corte durante os meses quentes de verão. Ali atuam diversos fotógrafos de renome, como Henri Revert Klumb (183?-ca.1886) e Pedro Hees (1841-1880). Além de retratista, ele dedica-se, segundo o historiador Boris Kossoy, ao gênero da paisagem e à produção de cartões-postais. Dentre suas obras mais destacadas está o panorama do centro de Petrópolis, obtido através da montagem de oito imagens em sequência, gerando uma vista circular em 360o (1898)1 e as vistas reproduzidas no Guia da Cidade de Petrópolis, lançado em 1885.

Análise

Dono de uma acurada técnica fotográfica, Jorge Henrique Papf registra ao longo de décadas uma grande quantidade de paisagens de Petrópolis, muitas delas utilizadas para ilustrar publicações de divulgação da região e veiculadas também na forma de cartões-postais. Em meio a esse material destaca-se um conjunto de imagens de grande apuro técnico, voltadas para o ambiente doméstico e familiar. Definidos por um forte contraste entre zonas de luz e campos sombrios de intensos tons de cinza, criando uma atmosfera ao mesmo tempo densa e suave, esses registros da família e da casa dos Papf na região serrana do Rio de Janeiro caracterizam-se pelo equilíbrio e placidez. A intenção do autor parece ser a de plasmar um ambiente calmo, tranquilo, dominado pela elegância e pelo recato. Essa intenção pode ser observada, por exemplo, na calma batalha de cabo de guerra travada entre dois grupos de mulheres elegantemente vestidas, em uma divertida jornada ao ar livre, ou nas belas cenas de sua casa, que expõem o requinte decorativo da sala ou a ordem e o gesto tranquilo da esposa, na cozinha.

É, no entanto, outra imagem de sua autoria que vem conquistando bastante atenção dos pesquisadores: trata-se de uma cena de impacto da vida doméstica ainda pautada pelos costumes da escravidão, na qual se vê uma criança branca montada sobre as costas de uma criada negra. Em meio a uma sala vazia, provavelmente do estúdio, ambas olham diretamente para a câmera, como se aguardassem a aprovação do fotógrafo. Como escreve o colecionador George Ermakoff, tal imagem (feita provavelmente 11 anos após a abolição) possui uma misteriosa ambiguidade: "Ela tanto pode significar um gesto de amizade e carinho em meio a uma brincadeira, o que é mais provável, quanto lembrar uma herança de subordinação"2.

Notas

1. KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro. São Paulo: IMS, 2002, p. 251.

2. ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: George Ermakoff Casa Editorial, 2004, p. 98.

 

Outras informações de Jorge Henrique Papf:

  • Habilidades
    • fotógrafo
  • Relações de Jorge Henrique Papf com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Jorge Henrique Papf: (14) obras disponíveis:

Representação (1)

Exposições (4)

Fontes de pesquisa (8)

  • ERMAKOFF, George. O Negro na fotografia brasileira do século XIX. Tradução Carlos Luís Brown Scavarda. São Paulo: G.Ermakoff Casa Editorial, 2004. 304 p.
  • KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
  • KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil : século XIX. Prefácio Boris Kossoy. Rio de Janeiro: Funarte, 1980. 128 p.
  • LAGO, Pedro Corrêa do; LAGO, Bia Corrêa do. Coleção Princesa Isabel: fotografia do século XIX. Rio de Janeiro: Capivara, 2008.
  • LEVY, Carlos Roberto Maciel. Karl Ernest Papf, 1833-1910. Rio de Janeiro: Ed. Pinakotheke, 1980.
  • PEIXOTO, Maria Elizabete Santos. Pintores alemães no Brasil durante o século XIX. Rio de Janeiro: Ed. Pinakotheke, 1989.
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Mestres da fotografia no Brasil: Coleção Gilberto Ferrez. Tradução Bill Gallagher. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1995. 272 p.
  • VASQUEZ, Pedro Karp. Dom Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho: Companhia Internacional de Seguros: Ed. Index, 1985. 243 p.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • JORGE Henrique Papf. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21636/jorge-henrique-papf>. Acesso em: 26 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7