Artigo da seção pessoas Alexandre de Gusmão

Alexandre de Gusmão

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deAlexandre de Gusmão: 1695 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Santos) | Data de morte 30-12-1753 Local de morte: (Portugal / Distrito de Lisboa / Lisboa)

Biografia

Alexandre de Gusmão (Santos SP, 1695 - Lisboa, Portugal, 1753). Parte aos 15 anos para Portugal, onde cursa Direito na Universidade de Coimbra. Em 1714 é enviado à França, por D. João V, como diplomata, carreira pela qual se torna conhecido. Em Paris, prossegue seus estudos na Universidade de Sorbonne. De volta a Portugal, em 1719, forma-se bacharel em Leis e torna-se professor na Universidade de Coimbra. Atua como confidente e secretário particular do Rei D. João V e Membro do Conselho Ultramarino. Sua realização mais importante é a elaboração do Tratado de Madri (1750), que define, em acordo com a Espanha, novos limites para o território brasileiro. Escreve várias obras políticas e literárias, que são publicadas postumamente. Em 1841, é lançada em Portugal a  Coleção de Vários Escritos Inéditos, Políticos e Literários, reeditada em 1943 com o título Obras: Cartas, Poesias, Teatro. Poeta barroco, Alexandre de Gusmão apresenta em sua obra, no entanto,  elementos iluministas. Segundo o crítico Péricles Eugênio da Silva Ramos (1919 - 1992), "em suas poesias, Alexandre tem notas demonstrativas de que o século da Aufklarung [Iluminismo] abalava os espíritos".

Outras informações de Alexandre de Gusmão:

  • Habilidades
    • diplomata
    • Advogado

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ALEXANDRE de Gusmão. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21583/alexandre-de-gusmao>. Acesso em: 18 de Dez. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7