Título da obra: Ouro Preto (MG)


Reprodução Fotográfica Luiz Hossaka
Nudismo
,
1951
,
Bustamante Sá
Registro Fotográfico Gustavo Bustamante Sá
Rubem Fortes Bustamante Sá (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1907 - Idem 1988). Pintor, desenhista e professor. Em 1926, ingressa na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), onde tem aulas com Rodolfo Amoedo (1857-1941) e Augusto Bracet. Dois anos depois, expõe pela primeira vez no Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM). Com outros artistas, sai da Enba para fundar o Núcleo Bernardelli, em 1931. Participa do 1º Salão do Núcleo Bernardelli, um ano depois. É aluno de Manoel Santiago (1897 - 1987) e pinta freqüentemente ao ar livre com os colegas Milton Dacosta (1915 - 1988) e José Pancetti (1902-1958). Em 1936, ganha a medalha de prata do SNAM e, em 1938, o prêmio de viagem ao país, graças ao que visita Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo, registrando as paisagens locais. Em 1949, recebe o prêmio de viagem ao estrangeiro. Vai a Lisboa, Madri e Paris. Nesta última cidade, freqüenta a Académie Julian, sob a orientação de Chaplain-Midy e André Planson. Quando volta ao Rio de Janeiro, em 1952, participa novamente do SNAM. Realiza exposições pelo Brasil e algumas no exterior, como, em 1974, Salônica, na Grécia, Toronto, Nova York e países da América do Sul. É professor da Associação Brasileira de Desenho, que ajuda a fundar, e do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pelo qual se aposenta. Em 1986, o pintor e crítico Quirino Campofiorito (1902 - 1993) lança um livro sobre sua pintura.
Bustamante Sá é mais conhecido por suas paisagens. Entretanto, segundo o pintor e crítico Quirino Campofiorito, antes da viagem à Europa, o pintor dedica-se também a outros gêneros de pintura, devido à necessidade de ganhar os prêmios oferecidos pelos salões, já que é de origem pobre e tem de trabalhar para sustentar sua família1. Seu envolvimento no Núcleo Bernardelli é condizente com sua situação social e também indica um antiacademicismo que inclui a crítica à hierarquia dos gêneros e à pintura em ateliê. Mas as instituições são acadêmicas na época e é com Retrato do Pintor Gibson (1948), que Bustamante recebe como prêmio uma viagem ao estrangeiro. O quadro é escuro e dominado por tons de cinza. O retratado está em pé à direita modelando uma escultura em frente ao que parece ser um esboço em uma tela, ainda sem cor. Os únicos tons quentes estão na pele do pintor e em sua gravata vermelha. Graças à distinção, Bustamante tem um contato direto com os mestres europeus. Interessa-se especialmente pela paisagem de Jean-Baptiste Camille Corot (1796 - 1975) e de Paul Cézanne (1839 - 1906), ainda segundo Quirino Campofiorito2. A importância das formas geométricas na visualização da natureza, conforme compreendida por Cézanne, é um traço marcante dos quadros do artista. Suas vistas apresentam poucas curvas e as formas são simplificadas. São aplicadas pinceladas em ziguezague, que formam planos de cor e não marcam. Nisso, a pintura de Bustamante lembra a do professor do Núcleo Bernardelli Bruno Lechowski (1887-1941) e de seu discípulo José Pancetti, com quem Bustamante pinta. Outra característica de seu trabalho são os tons rebaixados. Em geral, não há cores intensas e passa-se de uma cor a outra sem sobressaltos. Outra cor, apenas excepcionalmente.3
1. CAMPOFIORITO, Quirino. A pintura de Bustamante Sá. Rio de Janeiro: Cabicieri Editorial, 1986, p 133-135.
2. Idem, p. 36-38.
3. Ibidem, p. 30.
Reprodução Fotográfica Luiz Hossaka
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Gilson Ribeiro
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Registro Fotográfico Gustavo Bustamante Sá
Reprodução Fotográfica Gustavo Bustamante Sá
Reprodução Fotográfica Gustavo Bustamante Sá
Registro Fotográfico Gustavo Bustamante Sá
Registro Fotográfico Gustavo Bustamante Sá
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução Fotográfica Gustavo Bustamante Sá
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Escola Nacional de Belas Artes (Enba)
Sociedade Sul-Riograndense de Cultura (Rio de Janeiro, RJ)
Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro
Galeria Santo Antonio (Rio de Janeiro, RJ)
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Instituto de Belas Artes
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)
Casa do Estudante (Rio de Janeiro, RJ)
Galeria Prestes Maia
Fundação Bienal de São Paulo
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