Título da obra: Vista do Rio de Janeiro


Reprodução fotográfica Luiz S. Hossaka
Paisagem do Rio de Janeiro, ao fundo Serra dos Orgãos
,
s.d.
,
Hagedorn
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Friedrich Hagedorn (Alemanha, 1814 – Rio de Janeiro, 1889). Pintor, aquarelista e gravurista. Encontra-se no Rio de Janeiro por volta de 1850. Em 1854, possui ateliê fixo na cidade, anunciado algumas vezes no Almanaque Laemmert. Realiza um grande panorama da cidade, tomado do Morro da Conceição e edita-o em litogravura. A bibliografia a respeito do artista indica que percorre as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Niterói e a baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, além das províncias de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, representando as paisagens desses locais.
Parece ter visitado o Maranhão, como sugerem três litografias pertencentes ao acervo da Biblioteca Nacional de Portugal. Em 1855, executa o grande panorama do Recife, formado por três partes distintas, e logo em seguida litografadas. Apresenta trabalhos na Exposição Geral de Belas Artes de 1859 e de 1862.
Entre o fim da década de 1850 e o início de 1880, produz dezenas de vistas e panoramas em guache, têmpera, aquarela e, em quantidade bem menor, óleo. Poucos são os artistas da época que produzem tanto e têm suas imagens tão difundidas no Brasil e no exterior. Hagedorn percebe o potencial de mercado na venda de imagens da paisagem brasileira e dedica-se a essa produção.
Esse direcionamento artístico comercial pode ser responsável pela crítica aos seus trabalhos feita por historiadores e especialistas. Também, no entanto, permite a ampla circulação de sua produção em comparação a de outros artistas do período.
Muitos de seus trabalhos, também transformados em gravuras ou litografias, são editados pela Litografia Lemercier, em Paris. Pelo menos um, o panorama Rio de Janeiro – A Entrada da Barra (Babilônia), é editado por George Leuzinger (1813-1892). Tem pinturas e reproduções apresentadas na Exposição de História do Brasil, em 1881. Suas obras estão presentes em diversos museus no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.
Reprodução fotográfica Luiz S. Hossaka
Reprodução fotográfica autoria desconhecida
Reprodução fotográfica Raul Lima
Reprodução fotográfica Horst Merkel
Reprodução fotográfica Raul Lima
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Academia Imperial de Belas Artes (Aiba)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Fundação Bienal de São Paulo
Museu da Casa Brasileira (MCB)
Itaugaleria (Avenida Brasil, São Paulo, SP)
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Kunsthaus Zürich
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp)
Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal)
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Paço Imperial
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
Centro Cultural Light
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina_)
Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes
Fundação Edson Queiroz
Museu de Arte do Rio (MAR)
Fundação Bienal de São Paulo
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: