Artigo da seção pessoas Marcelo Arruda

Marcelo Arruda

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / teatro  
Data de nascimento deMarcelo Arruda: 23-03-1967 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)
Imagem representativa do artigo

Eduardo , 1997 , Marcelo Arruda

Biografia

Marcelo de Andrade Arruda (São Paulo, São Paulo, 1967). Fotógrafo. Por volta de 1986, começa a fotografar como assistente em estúdios publicitários da capital paulista. Em 1988, freqüenta curso de três meses, promovido pelo Núcleo Permanente de Formação em Linguagem Fotográfica, nas Oficinas Culturais Três Rios, em São Paulo. No ano seguinte, participa da exposição coletiva Jovens Fotógrafos no Museu da Imagem e do Som de São Paulo - MIS/SP com imagens noturnas de bares da cidade. Conclui curso de graduação em artes plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado - Faap em 1996. Recebe o Prêmio Estímulo de Fotografia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1994, com o ensaio Auto, em que registra São Paulo de dentro de um carro. A partir de então, seus trabalhos questionam a própria natureza da imagem fotográfica adquirindo um caráter metalingüístico. Em 1997, participa de duas mostras que discutem os limites documentais da fotografia: Identidade/Não Identidade, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, e Fora de Registro, no Museu de Arte Brasileira - MAB/Faap. Com a série O Branco do Olho, é contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Fundação Nacional de Arte - Funarte, em 1998. Desde 1994 mantém o estúdio Foto Fósforo, e atua na área de publicidade.

Análise

A obra de Marcelo Arruda discute a dicotomia entre registro e invenção, subjetividade e objetividade no código fotográfico. Trabalhando com fotografias que são sucessivas vezes re-fotografadas, ele compromete (ou mesmo destrói) a dimensão iconográfica da imagem fazendo com que os resultados remetam a um universo privado ou se pareçam com pinturas abstratas. Embora não faça intervenções em negativos e cópias, assim como outros artistas contemporâneos, retoma as idéias do pictorialismo, movimento surgido no fim do século XIX com pretensão de aproximar a fotografia da pintura e das artes gráficas.

No ensaio Auto, de 1994, o artista documenta São Paulo de dentro de um automóvel incluindo suas janelas e vidros nos retratos das ruas. O veículo remete a uma câmera obscura, pois as janelas em contra-luz lembram o visor de uma máquina. A cidade emoldurada evidencia a separação entre interior e exterior, e os vidros respingados pela chuva borram o registro urbano colocando em questão o caráter especular da foto.

Na série composta de Dora com Unhas Prateadas, 1996, e outras,1 Arruda reflete sobre a identidade da própria fotografia. A primeira foto da série poderia ser confundida com uma pintura abstrata de pinceladas soltas, pois nela vêem-se apenas manchas. O referente é revelado aos poucos em cada foto da seqüência. Por fim, na última delas, é possível reconhecer uma mulher escondendo seu rosto com as mãos e o cabelo e, também, que a imagem é fotográfica.

Nota

1. O conjunto é formado pelas fotos Dora com Unhas Prateadas, Dora com Unhas Pretas, Dora com Unhas Azuis e Dora com Unhas Cor de Laranja, 1996.

Outras informações de Marcelo Arruda:

  • Outros nomes
    • Marcelo de Andrade Arruda
  • Habilidades
    • fotógrafo
    • Artista visual

Obras de Marcelo Arruda: (11) obras disponíveis:

Espetáculos (1)

Exposições (22)

Artigo sobre Fotógrafos e Fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioFotógrafos e Fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira: 20-05-1999  |  Data de término | 13-06-1999
Resumo do artigo Fotógrafos e Fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira:

Espaço Porto Seguro de Fotografia

Todas as exposições

Fontes de pesquisa (21)

  • AMARAL, Aracy; TORAL, André. Arte e sociedade no Brasil  de 1976 a 2003. São Paulo: Callis, 2005. v. 3, 47 p. 709.8104 A485ar v.3
  • AMARAL, Aracy; TORAL, André. Arte e sociedade no Brasil  de 1976 a 2003. São Paulo: Callis, 2005. v. 3, 47 p.
  • ARRUDA, Marcelo. Auto. Apresentação Arnaldo Pappalardo. São Paulo: Galeria Fotóptica, 1995. folha dobrada, il. p&b. 
  • ARRUDA, Marcelo. Auto. São Paulo: Galeria Fotóptica, 1995. folha dobrada, il. p&b. A7795 1995
  • ARRUDA, Marcelo. Marcelo Arruda. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1999. f. dobrada, il. color. A7795 1999
  • ARRUDA, Marcelo. Marcelo Arruda. Texto Felipe Chaimovich. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1999. f. dobrada, il. color. 
  • CHIARELLI, Tadeu (curadoria). Identidade / não-identidade. A fotografia brasileira atual. São Paulo: Mseu de Arte Moderna de São Paulo, 1997. Sem paginação, il. p&b.
  • ECOS do século: reflexões do Museu da Imagem e do Som: 30 anos de MIS. Curadoria Miguel Paladino. São Paulo: Museu da Imagem e do Som, [2000]. SPmis [2000]/e
  • ECOS do século: reflexões do Museu da Imagem e do Som: 30 anos de MIS. Curadoria Miguel Paladino. São Paulo: Museu da Imagem e do Som, [2000].
  • FORMA perversa. Curadoria Felipe Chaimovich; apresentação Felipe Chaimovich. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997. folha dobrada, s. il. 
  • FORMA perversa. São Paulo: Galeria Luisa Strina, 1997. folha dobrada, s. il. SPgLs 1997/p
  • FOTOGRAFIA: Mostra Fotográfica 440 Anos São Paulo. São Paulo: Itaú Cultural, 199-. 18, ampliações, dimesnões variadas. 05.004.009
  • FOTOGRAFIAS no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2002. CAT-G SPmam 2002/f
  • FOTOGRAFIAS no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: MAM, 2002.
  • Identidade/ NÃO Identidade: a fotografia brasileira atual. São Paulo: MAM, 1997. [27] p., il. p&b. SPmam 1997/i
  • IDENTIDADE/ NÃO- IDENTIDADE: a fotografia brasileira atual. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 1997. 39 p., il. p&b. RJccL 1997/i
  • IDENTIDADE/NÃO-IDENTIDADE: a fotografia brasileira atual. Curadoria Tadeu Chiarelli; texto Tadeu Chiarelli. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 1997. 39 p., il. p&b. 
  • LOBACHEFF, Georgia e BOFFA, Marcelo (Coord.). Fotógrafos e fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira. Curadoria Georgia Lobacheff. São Paulo: Espaço Porto Seguro de Fotografia, 1999. SPeps 1999/f
  • LOBACHEFF, Georgia e BOFFA, Marcelo (Coord.). Fotógrafos e fotoartistas na Coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo: fotografia contemporânea brasileira. Curadoria Georgia Lobacheff. São Paulo: Espaço Porto Seguro de Fotografia, 1999.
  • PROGRAMA ABRA de exposições: 1996. São Paulo: Academia Brasileira de Arte, 1996. [16 p.]
  • PROGRAMA ABRA exposições 96. São Paulo: Academia Brasileira de Arte, 1996. folha dobrada, il. SPabra 1996

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • MARCELO Arruda. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21113/marcelo-arruda>. Acesso em: 21 de Jan. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7