Artigo sobre BR3

Sílvia Fernandes da Silva Telesi (São Paulo, São Paulo, 1953). Teórica, crítica, ensaísta e professora. Voltada para a análise das evoluções cênicas no Brasil, é pesquisadora da vanguarda no teatro, fina ensaísta das manifestações do contemporâneo.
Após concluir sua formação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, Sílvia passa a integrar a equipe de pesquisas do Idart, atual Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo - CCSP, acervo documental sobre as artes cênicas paulistas, entre 1978 e 1991. Desenvolve ali inúmeros projetos, destacando-se os dedicados à complexidade da cena contemporânea. Juntamente com Mauro Meiches publica Sobre o Trabalho do Ator, investigação sobre a arte e a técnica de profissionais de várias gerações, em 1985.
Está ligada, ainda, a pesquisas e realizações significativas para a bibliografia teatral, como as dedicadas à trajetória do Ornitorrinco, do teatro de revista, dos grupos experimentais nascidos nos anos 1970.
Torna-se professora na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, até 1998, quando troca aquela pela Universidade de São Paulo - USP, ministrando cursos para a graduação e a pós-graduação.
Em 1995 publica, em parceria com Jacó Guinsburg (1921) e Antônio Mercado, Antonin Artaud - Linguagem e Vida, dedicada à obra do renomado inspirador das vanguardas do século XX. Investigadora das linguagens da performance, colabora com a publicação Work in Progress na Cena Contemporânea, de Renato Cohen (1956-2003), realizando seu prefácio, em 1998.
Com sua tese Grupos Teatrais - Percurso e Linguagem, volta-se para o fenômeno da contracultura e do experimentalismo reinantes nos conjuntos que fizeram avançar a cena brasileira naquela década, publicada em 2000, com o título Grupos Teatrais - Anos 70.
Em 1996, ao publicar Gerald Thomas - Memória & Invenção, fruto de seu doutoramento, eleva-se ao primeiro plano entre os teóricos e pesquisadores. Colabora, igualmente, para a publicação de Gerald Thomas, Um Encenador de Si Mesmo, reunião de textos do polêmico diretor, pela Editora Perspectiva.
Alguns de seus ensaios, publicados em revistas especializadas, contam-se entre os marcos do pensamento estético brasileiro contemporâneo.
Centro Cultural Ação da Cidadania
Central de Produção Chico Giacchieri
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: