Pessoas

José Antônio da Silva

Outros Nomes: José A. Silva | J. A. Silva
  • Análise
  • Biografia
    José Antônio da Silva (Sales de Oliveira SP 1909 - São Paulo SP 1996). Pintor, desenhista, escritor, escultor, repentista. Trabalhador rural, de pouca formação escolar, é autodidata. Em 1931, muda-se para São José do Rio Preto, São Paulo. Participa da exposição de inauguração da Casa de Cultura da cidade, em 1946, quando suas pinturas chamam atenção dos críticos Lourival Gomes Machado (1917-1967), Paulo Mendes de Almeida (1905-1986) e do filósofo João Cruz e Costa. Dois anos depois, realiza mostra individual na Galeria Domus, em São Paulo. Nessa ocasião Pietro Maria Bardi (1900-1999), diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), adquire seus quadros e deposita parte deles no acervo do museu. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP) edita seu primeiro livro, Romance de Minha Vida, em 1949. Na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, recebe prêmio aquisição do Museum of Modern Art (MoMA) [Museu de Arte Moderna] de Nova York. Em 1966, Silva cria o Museu Municipal de Arte Contemporânea de São José do Rio Preto e grava dois LPs, ambos chamados Registro do Folclore Mais Autêntico do Brasil, com composições de sua autoria. No mesmo ano, ganha Sala Especial na 33ª Bienal de Veneza. Publica ainda os livros Maria Clara, 1970, com prefácio do crítico literário Antônio Candido (1918); Alice, 1972; Sou Pintor, Sou Poeta, 1982; e Fazenda da Boa Esperança, 1987. Transfere-se de São José do Rio Preto para São Paulo, em 1973. Em 1980, é fundado o Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva (MAP), em São José do Rio Preto, com obras do artista e peças do antigo Museu Municipal de Arte Contemporânea.

    Comentário Crítico
    Autodidata de formação, José Antônio da Silva exerce várias atividades, entre elas a de trabalhador rural, até o seu trabalho como artista ser descoberto em 1946, durante exposição na Casa de Cultura, em São José do Rio Preto, despertando o interesse de críticos de arte que participavam do evento. Suas primeiras pinturas possuem cores frias e escuras. A partir de 1948, realiza paisagens de caráter mais lírico, empregando uma gama cromática mais viva e variada. Expõe nas três primeiras edições da Bienal Internacional de São Paulo, e nessa época, sua obra revela a influência pela pincelada vibrante de Vicent van Gogh (1853-1890), em 1955, passa a realizar quadros baseado no pontilhismo, nos quais os pontos ou traços de cor proporcionam destaque a matéria, como em Espantalhos diante da Paisagem (1956).

    Apresenta em suas telas espaços amplos, abertos e temas ligados a vida no campo, como o algodoal, os cafezal e o boi no pasto, que acabam tornando-se sua produção mais conhecida. Como nota o crítico P.M. Bardi, o artista revela grande espontaneidade na abstração dos detalhes em suas telas, onde, por exemplo, fileiras de pontos brancos indicam o algodoal. Destacam-se em sua obra o desenho expressivo, o senso da cor e o caráter de fantasia. Silva percorre uma grande variedade de temas: natureza-morta, pintura sacra, marinha, pintura histórica e de gênero. Algumas telas possuem um tom irônico. Nos quadros realizados a partir da década de 1970, o artista cria maior distinção entre a figura e o plano de fundo, empregando também grandes planos de cores.

Espetáculo

Exposições

Exibir

Eventos

Fontes de Pesquisa

MOSTRA do acervo. São Paulo: Sudameris Galleria, 1996. p.11

AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. 2. ed. rev. e ampl. , por André Seffrin. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. 428p., il. col.

PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. 559 p., il. p&b., color.

SILVA, José Antônio da. José Antonio da Silva: (1909-1996). São Paulo: Ricardo Camargo Galeria, 2001.

RÄNGER, Carlos (Coord.). Pop Brasil: arte popular e o popular na arte. São Paulo: CCBB, 2002. p.25

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p., il. p&b., color.

80 anos de arte brasileira. São Paulo: MAB, 1982. 24 p, il. p&b. color. 

A PINACOTECA do MASP: de Rafael a Picasso. Prefácio e edição Pietro Maria Bardi. São Paulo: Banco Safra, 1982. 222 p., il. color. (Banco Safra).

ACERVO. São Paulo: José Duarte de Aguiar & Ricardo Camargo, [199-?]. [6] p., il. color. p&b.

APROPRIAÇÕES antropofágicas. Apresentação Ricardo Ribenboim. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1997. 44 p., il. color. (Imaginário Popular).

AQUINO, Flávio de. Aspectos da pintura primitiva brasileira. Tradução Richard Spock; apresentação Geraldo Edson de Andrade. Rio de Janeiro: Spala, 1978. 195 p., il. color.

ARAÚJO, Olívio Tavares de. Silva: a pintura, não o romance. São Paulo: Métron, 1998. 263 p., il. color.

ARDIES, Jacques. A Arte naif no Brasil. São Paulo: Empresa das Artes, 1998. 246 p. il. color.

ARTE moderna brasileira: acervo do MAC/USP. Poços de Caldas: Casa da Cultura de Poços de Caldas, 1992. 50 p. il., color.

ARTE na Associação Paulista de Medicina: acervo. São Paulo: Associação Paulista de Medicina. , il. color.

ARTE no Brasil. Apresentação de Pietro Maria Bardi e Pedro Manuel. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

ARTE transcendente: exposição de pintura. São Paulo: MAM, 1981. il. color.

AS MESAS. São Paulo: Ranulpho Galeria de Arte, 1989. , il. color.

ASSIS Chateaubriand - UEPB. Campina Grande: MAAC, 1993. 117 p., il. p&b.

DICIONÁRIO brasileiro de artistas plásticos. Organização Walmir Ayala. Brasília: INL, 1973-1980. v.4, il., (Dicionários especializados, 5).

BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO, 1., 1951, São Paulo, SP. Catálogo. Apresentação Newton Simões Filho, Francisco Matarazzo Sobrinho, Lourival Gomes Machado. São Paulo: MAM, 1951. 199 p., il. p&b.

BRAGA, Rubem. Três primitivos. 19 p. il. (xerox). (Os Cadernos de cultura).

BRASIL arte 1922/1977. São Paulo: Portal Galeria de Arte, 1977. folha dobrada, il. color.

CANTON, Katia. Espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 48 p., il. color.

COLEÇÃO Unibanco: exposição comemorativa dos 70 anos do Unibanco. Apresentação Antonio Fernando De Franceschi. Poços de Caldas: Instituto Moreira Salles, 1995. 50 p., il. color.

CONSTRUTIVISTAS e figurativos da coleção Theon Spanudis. Apresentação Luiz Ernesto Machado Kawall. São Paulo: Centro de Artes Porto Seguro, 1978. folha dobrada, il.

EXPOSIÇÃO BRASIL-JAPÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA, 9., 1990, São Paulo. 9ª Exposição Brasil-Japão de Arte Contemporânea. São Paulo: Fundação Brasil-Japão de Artes Plásticas, 1990. 86 p., il. p&b.

FESTA de cores. São Paulo: MASP, 1975. , il. p&b color.

FROTA, Lélia Coelho. Mitopoética de 9 artistas brasileiros: vida, verdade e obra. Apresentação Clarival do Prado Valladares. Rio de Janeiro: Funarte, 1978. vii, 127 p., il., p&b.

IMAGINÁRIOS singulares. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1987. 136 p., il.p&b.

JOSÉ, Antônio da Silva. São Paulo: Associação dos Amigos da Pinacoteca, [1999].

LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Edição Raul Mendes Silva. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p., il. p&b., color.

UNIVERSO do futebol uma reflexão sobre os significados sociológicos e estéticos do futebol no contexto da cultura brasileira. Texto Frederico Morais, Roberto DaMatta; apresentação Gustavo Affonso Capanema, Max Perlingeiro. Rio de Janeiro : MAM, 1982. 56 p. il. p.b.

MUSEU de Arte de São Paulo. Apresentação João Vicente Salgueiro; comentário Pietro Maria Bardi. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1981. 193 p., il. (Museus brasileiros, 3).

MUSEU DE ARTE MODERNA (SÃO PAULO, SP). Arte brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo: doações recentes 1996-1998. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1998. 48p. il. color.

O MUSEU de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1998. 351 p., il. color.

PANORAMA de arte atual brasileira/69. São Paulo: MAM, 1969. [11] p. s. il.

PINACOTECA do Estado de São Paulo: 1970. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1970. 12 p., il. p.b.

PINACOTECA do Estado: catálogo geral de obras. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1988. 447 p. il. p. b. color.

PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p., il. color.

PRÊMIO Brasília de Artes Plásticas 1990. Brasília: Museu de Arte de Brasília, 1990. , s. il.

ROCHA, Ruth. Boi, boiada, boiadeiro. Apresentação Carlos Moraes. 3.ed. São Paulo: Quinteto, 1987. 23 p. il. color.

ROCHA, Valdir, ZACARIAS, Paulo. Ou errado ou torto, e o Silva. São Paulo: Fantasma, 1979. 16 p., il. p&b.

SANT'ANNA, Romildo. Silva: quadros e livros, um artista caipira. Prefácio Boris Schnaiderman; apresentação Dinorath do Valle. Sao Paulo: Unesp, 1993. 265 p. : il. color. (Coleçao studium).

SILVA, José Antônio da. Alice. São Paulo: Duas Cidades, 1972. 107 p., il.

SILVA, José Antônio da. Art: 5 décadas de arte brasileira = 5 decades of Brazilian. São Paulo: Paço das Artes, 1992. 72 p., il. p&b, color.

SILVA, José Antônio da. Fazenda da boa esperança. São Paulo: Duas Cidades, 1987. 142 p. il.

SILVA, José Antônio da. José Antônio da Silva: pinturas. São Paulo: Cosme Velho Galeria de Arte, 1978. il. color.

SILVA, José Antônio da. José Antonio da Silva. São Paulo: Associação Paulista do Ministério Público, 1986.

SILVA, José Antônio da. José Antonio da Silva. São Paulo: Yutaka Sanematsu Escritório de Arte, 1987. il. p&b, color.

SILVA, José Antônio da. Maria Clara. São Paulo: Duas Cidades, 1970. 131 p. il.

SILVA, José Antônio da. Obra-prima do MASP no centro campestre SESC. São Paulo: MASP, 1980. 1 folha dobrada, il.

SILVA, José Antônio da. Pintor do Brasil. São Paulo: MAC/USP, 1989. 41 p., il. p.b. color.

SILVA, José Antônio da. Romance de minha vida. São Paulo: MAM, 1949. 239 p., il.

SILVA, José Antônio da. Sou pintor, sou poeta. São Paulo: Kosmos, 1982. 115 p. : il. p.b.

ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães : Instituto Walther Moreira Salles, 1983. v. 1, 490 p., il. color.