Artigo sobre Corpo a Corpo

Teatro Itália
Biografia
Maria Antonia Ferreira Teixeira (Santos SP 1949). Diretora musical e sonoplasta. Uma das pioneiras em sonoplastia para teatro em São Paulo, Tunica colabora artisticamente para os espetáculos em que assina a trilha sonora, sendo uma das mais prestigiadas nesse setor na produção teatral paulista.
Tunica deixa inconclusa a formação na área de rádio e TV na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 1971, para dedicar-se à profissão. Estreia na montagem de Corpo a Corpo, de Oduvaldo Vianna Filho e direção de Antunes Filho em 1971. Seguem-se incontáveis trabalhos, dos quais podem ser destacados Fala Baixo Senão eu Grito, de Leilah Assumpção, direção de Sílvio Zilber, 1973; Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, direção de Emílio Di Biasi, 1974; Feliz Ano Velho, de Alcides Nogueira e Marcelo Rubens Paiva, direção de Paulo Betti, 1983; De Braços Abertos, de Maria Adelaide Amaral, direção de José Possi Neto, 1984; Drácula, de Deanne e Balderston, direção de Gianni Ratto, 1984; Meno Male, de Juca de Oliveira, direção de Bibi Ferreira, 1987; Cerimônia do Adeus, de Mauro Rasi, direção de Ulysses Cruz, 1988; Muro de Arrimo, de Carlos Queiroz Telles, direção de Antônio Abujamra, 1989; O Concílio do Amor, de Oskar Panizza, direção de Gabriel Villela, 1989; Solidão, a Comédia, de Vicente Pereira, direção de Marcus Alvisi, 1991; A Vida É Sonho, de Calderón de la Barca, direção de Gabriel Villela, 1991; Angels in América, de Tony Kushner, direção Iacov Hillel, 1995; Mary Stuart, de Schiller e Spender, direção de Gabriel Villela, 1996; Honra, de Joanna Murray-Smith, direção de Celso Nunes, 1999.
Entre seus mais recentes trabalhos destacam-se Visão Cega, de Biran Friel, direção de José Renato, em 2000; O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, adaptação de Maria Adelaide Amaral, direção de José Possi Neto; A Terra Prometida, de Samir Yazbek, direção de Luiz Arthur Nunes, e Only You, de Consuelo de Castro, direção de José Renato, também realizados em 2000.
Na área da formação, ministra aulas na Escola de Arte Dramática - EAD da ECA/USP em 1984; na Unicamp, em 1989; direção musical e sonoplastia, na ECA/USP, e, em 1996, no Projeto "Escola de Teatro", direção de Roberto Lage, para a Secretaria de Cultura de Uberlândia, Minas Gerais. Em 1997, dá o curso Designer Sonoro, Sonoplastia para Teatro, no Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), Sesc.
Juntamente com Aline Meyer, recebe o Prêmio Shell com Cenas de um Casamento; e o Apetesp por Sherazade, de José Rubens Siqueira, direção de Francisco Medeiros, em 1996, e novamente o Shell por Santidade, de José Vicente; e Caixa 2, de Juca de Oliveira, ambos dirigidos por Fauzi Arap, em 1998.
Teatro Itália
Teatro Brigadeiro
Teatro Brigadeiro
Teatro Paiol
Teatro Fundação Armando Álvares Penteado (São Paulo, SP)
Teatro Sesc Anchieta
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo: