Artigo da seção pessoas Ivan Angelo

Ivan Angelo

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deIvan Angelo: 04-02-1936 Local de nascimento: (Brasil / Minas Gerais / Barbacena)

Biografia
Ivan Ângelo (Barbacena MG 1936). Romancista, contista, cronista, jornalista, professor e tradutor. Nascido em Barbacena, Ivan Ângelo muda-se ainda criança para Belo Horizonte, onde estuda e demonstra grande interesse pela literatura. Com o dinheiro de seu primeiro emprego, compra, aos 14 anos, a obra completa de Machado de Assis.  Com 21, escreve contos para a revista mineira Complemento. Aos 23 anos, ganha o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, com o livro Duas Faces, publicado em parceria com Silviano Santiago, em 1961. Muda para São Paulo, em 1965, e passa a exercer a função de editor no Jornal da Tarde. Começa a trabalhar no projeto de um romance, que, por influxo da forte censura imposta pelo governo militar, é finalizado somente em 1975. Trata-se do elogiado A festa, com o qual recebe, no ano seguinte, o Prêmio Jabuti. Em 1979, publica um livro de contos intitulado A casa de vidro e, sete anos depois, lança A face horrível, volume que lhe valeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e que é composto por contos publicados em seu primeiro livro e de alguns inéditos. Em 1985, torna-se editor-chefe do Jornal da Tarde e publica uma nova obra somente em 1994, O Ladrão de Sonhos, seu primeiro livro infanto-juvenil. No ano seguinte, lança Amor?, romance ganhador do Prêmio Jabuti. Continua a dedicar-se à literatura infanto-juvenil,  ao mesmo tempo que começa a ter suas crônicas publicadas em revistas semanais.

Comentário Crítico
Em sua primeira narrativa publicada, no livro Duas Faces, Ivan Ângelo já permite entrever aspectos que se destacariam em sua obra, como uma linguagem clara, que não deixa de incorporar elementos de coloquialidade e a busca por focos narrativos distintos com o intuito de delinear diferentes visões em relação a um mesmo episódio. É o que acontece nesse conto e, como nota o crítico Assis Brasil, o autor mescla o monólogo interior com a narração direta dos fatos, de modo a mostrar perspectivas temporais diferentes acerca da morte do pai do narrador do ponto de vista do homem que rememora o acontecimento e da criança que presenciou o acidente.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Ivan Angelo:

  • Outros nomes
    • Ivan Ângelo
  • Habilidades
    • romancista
    • editor
    • escritor
    • contista
    • jornalista
    • roteirista

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • IVAN Angelo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa20504/ivan-angelo>. Acesso em: 24 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7