Artigo da seção pessoas Alckmar Luiz dos Santos

Alckmar Luiz dos Santos

Artigo da seção pessoas
Literatura  
Data de nascimento deAlckmar Luiz dos Santos: 02-03-1959 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / Silveiras)
Imagem representativa do artigo

Poesias Digitais , 1999 , Alckmar Luiz dos Santos
Registro fotográfico Sérgio Guerini

Biografia

Alckmar Luiz dos Santos (Silveiras, São Paulo, 1959). Professor, pesquisador, poeta, romancista, criador digital. Forma-se em Engenharia Eletrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1983. Nessa universidade, defende mestrado em Teoria e História Literária em 1989. Na área de Estudos Literários, defende o doutorado em 1993, na Université Paris VII.

É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ingressa, em 1994, como professor de literatura brasileira. Assume, a partir de 1995, a coordenação do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (Nupill). De 2000 a 2001, atua como pesquisador convidado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (França). Ainda em 200, recebe o 7o Prêmio Nacional de Poesía Visual Joan Brossa (Espanha), pela criação digital Cubo, com o artista multimídia Gilbertto Prado (1954), e o Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da Revista Cult por Rios Imprestáveis. De sua produção, Leitura de nós: Ciberespaço e Literatura é selecionado para o Transmídia do Instituto Itaú Cultural, em 2001. Com Chico Marinho e outros, recebe o prêmio Ciudad de Vinaròs, em 2007, pela obra Palavrador.

De 2009 a 2010, atua como pesquisador convidado na Universidad Complutense de Madrid (Espanha).

Estuda literatura brasileira, teoria literária, hipertexto e texto digital, recebendo homenagem, em 2011, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelos trabalhos sobre as relações entre literatura e informática. Nesse ano, o romance Ao que Minha Vida Veio…  ganha o Prêmio Salim Miguel da Editora da UFSC e, em 2014, Dos Desconcertos da Vida Filosoficamente Considerada recebe menção honrosa no Prêmio de Poesia Cruz e Souza da Editora da UFSC.

Análise

Parte considerável das pesquisas de Alckmar Luiz dos Santos concentra-se no texto em suportes digitais, do ponto de vista da teoria e da estética. Seus interesses vão desde a produção textual em ambientes digitais até a recepção deles. Como professor, volta-se para o ensino-aprendizagem do texto, difusão de textos em meios digitais e crítica literária. Com base na literatura, relaciona a produção textual à filosofia, tecnologia e às artes.

Na relação do texto com o suporte digital, a parte mais técnica de seu trabalho refere-se a digitalização de acervos literários, composição de bancos de dados e disponibilização deles para acesso público. É o caso do trabalho de digitalização de obras e acervos literários produzidos em Santa Catarina. Nessa perspectiva, podemos situar a construção do Personarium, um dicionário de personagens de ficção em desenvolvimento desde 2011.

Na criação literária, explora diversas formas, do soneto barroco ao hipertexto. Como exemplo, Memory (1995/2001), em parceria com Gilbertto Prado, um poema digital interativo desenvolvido em Flash que combina imagens e sons.

Outras informações de Alckmar Luiz dos Santos:

  • Outros nomes
    • Alckmar Luiz dos Santos
  • Habilidades
    • professor universitário
    • poeta
    • romancista

Obras de Alckmar Luiz dos Santos: (1) obras disponíveis:

Exposições (2)

Fontes de pesquisa (4)

  • Alckmar Luiz dos Santos. Currículo Lattes. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/1164219671540492 >. Acesso em: 01 de julho de 2016.
  • ELETRONIC Literature as a Model of Creativity and Innovation in Practice (Elmcip). The University of Bergen (UiB), Norway. Site voltado à literatura eletrônica. Disponível em: < http://elmcip.net/creative-work/liberdade >. Acesso em: Acesso em: 01 de julho de 2016.
  • ITAÚ CULTURAL. Arte e tecnologia: transmídia / selecionados. Site institucional. Disponível em: < http://www.itaucultural.org.br/explore/rumos/artista/?ed=717&artista=773&obra=59694 >. Acesso em: 02 de julho de 2016.
  • SANTOS, Alckmar Luiz dos. Correspondência pessoal por e-mail com Flávio Tonnetti, 28 jun. 2016.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ALCKMAR Luiz dos Santos. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa204041/alckmar-luiz-dos-santos>. Acesso em: 22 de Out. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7