Artigo da seção pessoas Norberto Nicola

Norberto Nicola

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deNorberto Nicola: 1930 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo) | Data de morte 23-05-2007 Local de morte: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Norberto Nicola (São Paulo SP 1931 - idem 2007). Tapeceiro, pintor, desenhista, escultor e gravador. Em 1954, começa sua formação no curso para professores de desenho da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e no Atelier-Abstração, de Samson Flexor (1907-1971), em São Paulo. Ali conhece Jacques Douchez (1921), com quem cria, em 1957, o Ateliê Douchez-Nicola de tapeçaria, que dura até 1980. Passa a produzir tapeçarias, primeiro planas e depois tridimensionais. Faz estágios na manufatura de Aubusson, França, entre outras na Europa. Apresenta mostra individual no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1961. Participa da 7ª Bienal de São Paulo, em 1963, e da 8ª, 9ª, 11ª e 13ª edições do evento. Expõe suas obras em lugares como a Galeria da O.E.A., em 1973, em Washington, e o Museu Nacional de Belas Artes do México. No mesmo ano, recebe o prêmio da categoria tapeçaria da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Cria a Trienal de Tapeçaria, que teve três edições em São Paulo, a primeira em 1976. Por volta de 1970, Nicola torna-se colecionador e estudioso da arte plumária brasileira. Produz mostras importantes, como a Arte Plumária no Brasil, em 1980, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP). No final dos anos 1990, começa a fazer gravuras por meio do computador. Expõe algumas destas no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, em 2000.

Comentário crítico
As tapeçarias de Nicola utilizam-se de raízes, folhas, terra, penas, árvores e cipós em tons quentes e envolventes, em entrelaçamentos que nos põem diretamente no meio de uma selva, como se fossem recortes desta. Os materiais tradicionais da tapeçaria são variados: lã, linho, estopa, sisal, vime, cânhamo e outros. Podem estar trançados e tecidos, mas também soltos, como se fossem plumagem, pelagem ou capim. O resultado é fortemente tátil, sensual e vivo.

Além desse aspecto sensorial, ele consegue investir suas peças de uma dimensão ritualística. Como afirma o crítico Jacob Klintowitz no texto de apresentação de uma exposição, o artista brasileiro em geral acredita que está mais em contato com a natureza do que os outros e que sua missão é resgatar a herança mística, cultural e formal do país. Aqui, essa missão parece ter sido cumprida.1

Crisálida, por exemplo, de 1980, é uma espécie de manto xamanístico em cores fortes, como vermelhos, amarelos e azuis, em forma de grandes asas abertas, de cujas bordas pendem tipos de cipós e fios soltos. Remete-nos diretamente à arte plumária brasileira.

Para esta, a partir dos anos 1970, Nicola busca a legitimação, organizando mostras e estudos. Na apresentação de um dos catálogos de exposição, afirma querer divulgar essa arte, mas também guardá-la e preservá-la, despertando o interesse do público e fazendo registro dela.2 Essa consciência pública da arte se manifesta igualmente na sua atividade em comissões, por exemplo no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), e na coordenação de eventos, como a Trienal de Tapeçaria.

 

Notas
1 OS RITMOS E AS FORMAS: arte brasileira contemporânea. Apresentação Abram Szajman. Texto Jacob Klintowitz. São Paulo: Serviço Social do Comércio - SESC/SP, 1988. 77 p., il. color.
2 DORTA, Sonia Ferraro e NICOLA, Norberto. Aroméri: arte plumária indígena. São Bernardo do Campo, São Paulo: Mercedez-Benz do Brasil S.A., 1986.

Outras informações de Norberto Nicola:

  • Outros nomes
    • Norberto Nicola
  • Habilidades
    • Tapeceiro
    • Artista visual
    • Pintor

Exposições (48)

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Fontes de pesquisa (22)

  • ANDRADE, Geraldo Edson de. Aspectos da tapeçaria brasileira. Apresentação de Clarival do Prado Valladares. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978.
  • ARTISTAS da Tapeçaria Brasileira. SP: Volkswagen do Brasil S.A., 1987. 217 p., il. color.
  • AYALA, Walmir (org.). Dicionário brasileiro de artistas plásticos. Brasília: MEC / INL, 1980. v.4: Q a Z. (Dicionários especializados, 5).
  • DORTA, Sonia Ferraro e NICOLA, Norberto. Aroméri: arte plumária indígena. São Bernardo do Campo, São Paulo: Mercedez-Benz do Brasil S.A., 1986.
  • EXPOSIÇÃO ARTE PLUMÁRIA DO BRASIL, 17ª Bienal de São Paulo, 1983. Arte Plumária do Brasil. Curadoria Norberto Nicola e Sonia Ferraro Dorta. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1983.
  • FORMAS TECIDAS DE NICOLA/FORMAS TECIDAS DE DOUCHEZ. São Paulo: Museus de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1973.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
  • LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1985: seu mercado, seus leilões. São Paulo: J. Louzada, 1984. v. 1.
  • MOLINA, Camila. Brasil perde importante nome da tapeçaria. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 5 de jun. 2007. Caderno 2, D7.
  • Morre o pintor e tapeceiro Norberto Nicola. O Estado de S. Paulo, 24 de maio de 2007. Caderno 2, p. D2 Não catalogado
  • NICOLA, Norberto. Norberto Nicola. Campinas: Aremar, 1960.
  • NICOLA, Norberto. Norberto Nicola. São Paulo: Club Athlético Paulistano, 2000. 8 p.
  • NICOLA, Norberto. Norberto Nicola. Texto Jacob Klintowitz e Pietro Maria Bardi. São Paulo: Saldiva & Associados Propaganda, s.d. 1 fl. dobrada, il. color.
  • NICOLA, Norberto. Tapeçarias. Texto Jacob Klintowitz. São Paulo: Galeria São Paulo, 1983. 8 p., il. color.
  • O MÚLTIPLO NA VISÃO DE BAVARELLI, MARCELLO NITSCHE, MARIA BONOMI, NORBERTO NICOLA, PETICOV, VLAVIANOS. São Paulo: Multipla de Arte, 1990.
  • OS RITMOS E AS FORMAS: arte brasileira contemporânea. Apresentação Abram Szajman. Texto Jacob Klintowitz. São Paulo: Serviço Social do Comércio - SESC/SP, 1988. 77 p., il. color.
  • PONTUAL, Roberto. Arte/ Brasil/ hoje: 50 anos depois. São Paulo: Collectio, 1973.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
  • QUATRO artistas brasileiros = Vier brasilianische Kunstler: Douchez, Ianelli, Martins, Nicola. Apresentação de Jorge de Carvalho e Oscar Landmann. Texto de Wolfgang Pfeiffer. São Paulo: MAM, 1980.
  • SALÃO GLOBAL DE INVERNO, 5. , São Paulo, 1978. O gesto criador. Apresentação de Roberto Marinho. Belo Horizonte: Palácio das Artes, 1978.
  • THE ORIGINAL and its reproduction: a "Melhoramentos" project. Texto de José Neistein. Washington: Art Gallery of the Brazilian - American Cultural Institute, 1977.
  • ZANINI, Walter (Coord.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.2.

Como citar?

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  • NORBERTO Nicola. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa20402/norberto-nicola>. Acesso em: 20 de Fev. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7
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