Artigo da seção pessoas Paulo Lins

Paulo Lins

Artigo da seção pessoas
Teatro / literatura  
Data de nascimento dePaulo Lins: 11-06-1958 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)

Biografia
Paulo Cesar de Souza Lins (Rio de Janeiro RJ 1958). Romancista, roteirista e poeta. Morador da favela carioca Cidade de Deus, estabelece, na juventude, profundo contato com a música, sobretudo com o samba. Nos anos 1980, ingressa no curso de letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e começa a escrever poesia, integrando, no mesmo período, o grupo Cooperativa de Poetas. Em 1986 publica seu primeiro livro de poemas, Sobre o Sol, fortemente influenciado pela poesia concreta. Ainda durante a graduação, passa a trabalhar como assistente da antropóloga Alba Zaluar, cujo doutorado se debruça sobre a criminalidade em Cidade de Deus. Incentivado pela pesquisadora, inicia a longa elaboração do romance Cidade de Deus, publicado em 1997. Em 2002, o livro é transposto para o cinema por Fernando Meirelles (1955) e Kátia Lund (1966), recebendo indicações para o Globo de Ouro e Oscar. Após o enorme êxito de Cidade de Deus, Lins torna-se roteirista de alguns episódios do seriado Cidade dos Homens, veiculado pela TV Globo. Recebe o prêmio de melhor roteiro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) por seu trabalho em Quase Dois Irmãos, dirigido por Lúcia Murat (1949).

Comentário crítico
Paulo Lins inicia-se na literatura como poeta, mas é com o romance Cidade de Deus que obtém maior êxito estético. O romance procura apreender todo o espectro cultural e social dos habitantes da favela Cidade de Deus, debruçando-se sobre a expansão da criminalidade na região. Para apreender uma substância social tão multifacetada, Lins vale-se de materiais heterogêneos para a composição do romance.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações

  • Outros nomes
    • Paulo Cesar de Souza Lins
  • Habilidades
    • escritor
    • poeta
    • jornalista

Espetáculos (1)

Eventos relacionados (2)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • PAULO Lins. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa200515/paulo-lins>. Acesso em: 27 de Mar. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7