Artigo da seção pessoas André Mehmari

André Mehmari

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / música  
Data de nascimento deAndré Mehmari: 22-04-1977 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Niterói)

 

Biografia

 

André Ricardo Mehmari (Niterói RJ 1977). Pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista. Aos 8 anos, ingressa em um conservatório de Ribeirão Preto, São Paulo. Inicia a carreira profissional aos 11, tocando em bailes locais. Em 1990, integra pequenas formações instrumentais e toca em casas especializadas de jazz. Com 15 anos, já possui cerca de 200 peças em seu catálogo de obras. Participa como bolsista do Festival de Inverno de Campos do Jordão, em 1993, integrando a big band do festival dirigida por Roberto Sion e, em 1994, a classe de arranjo de Moacir Santos. Inicia estudos universitários de piano com Amílcar Zani na Universidade de São Paulo (USP), em 1995. Realiza seu primeiro concerto como compositor no Festival Internacional de Música Nova, em Ribeirão Preto.

 

Ganha duas vezes o Prêmio Nascente, da USP/Editora Abril, nas categorias composição popular, em 1995, e composição erudita, em 1997. Em 1998, conquista o primeiro lugar no Prêmio Visa de MPB Instrumental. Participa como instrumentista de festivais no Brasil (Chivas Jazz Festival e Tim Festival) e no exterior (Spoleto Jazz USA e Umbria Jazz), além de realizar turnês com Ná Ozzetti, Joyce, Ivan Lins e atuar como solista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Jazz Sinfônica e na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Bsesp). Como intérprete ou arranjador, trabalha com músicos como Dori Caymmi, Tutty Moreno, Toninho Ferragutti, Mônica Salmaso, Hamilton de Holanda, Gabriele Mirabassi, Dimos Goudaroulis, Nailor "'Proveta", participando do registro de cerca de 30 CDs, dos quais se podem destacar Forças D'Alma (de Tutty Moreno) e Africo (de Sérgio Santos).

 

Grava álbuns misturando arranjos e composições próprias em diversas formações: solo, como multi-instrumentista (Canto e De Árvores e Valsas); em duos (entre os quais os álbuns Contínua Amizade e Gismontipascoal, com Hamilton de Holanda, que recebem o Prêmio Rival/Petrobras e o 22º Prêmio da Música Brasileira, respectivamente); em trio, em grupos (Lacrhimæ e Nonada, este indicado ao Latin Grammy Award em 2008). Como arranjador e compositor popular, escreve, entre outras, para a Osesp (arranjo de Eu Te Amo, de Chico Buarque) e Bsesp (em que se torna compositor residente na temporada de 2007).

 

Mehmari compõe quatro trilhas sonoras para balé, e peças camerísticas e orquestrais estreadas por grupos de câmara e orquestras do Brasil, como Sujeito a Guincho, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Quinteto Villa-Lobos, Osesp, Bsesp e Orquestra Sinfônica Brasileira), das quais se destacam a Sinfonia Elegíaca (detentora do Prêmio Sinfonia para Mário Covas), a Suíte de Danças Reais e Imaginárias, encomendada pela Osesp para o Concurso Internacional de Regência, e Cidade do Sol, escrita para a Sinfônica Heliópolis, por encomenda da TV alemã Deutsche Welle. Recebe o Prêmio Carlos Gomes na categoria revelação do ano, em 2007. Em 2011, assina contrato para gravar cinco discos pelo selo italiano Egea.

 

 

 

Comentário Crítico

 

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações

  • Outros nomes
    • André Ricardo Mehmari
  • Habilidades
    • pianista
    • arranjador
    • compositor
    • músico
    • produtor musical

Exposições (1)

Eventos relacionados (7)

Fontes de pesquisa (6)

  • ARAGÃO, Helena; MEHMARI, André. André Mehmari, o menino do dedo verde. Disponível em: <<http://www.andremehmari.com.br/new/Imprensa/overmundo.pdf>>. Acesso em 21/08/2011.
  • BARNABÉ, Arrigo; MEHMARI, André. "Entrevista com André Mehmari em composição". Difundido originalmente pelo programa Supertônica da Rádio Cultura, em 29/01/2010. Disponível em: <<http://www.culturabrasil.com.br/programas/supertonica/arquivo-11/andre-mehmari-em-composicao-3>>. Acesso em: 19/08/2011.
  • CATANZARO, Tatiana; MEHMARI, André. "Entrevista com o compositor". Paris/São Paulo, 2011.
  • PALUMBO, Patricia, "André Mehmari", in: Instrumental SESC Brasil, Show-entrevista realizado no dia 07/10/2008. Disponível em: <<http://instrumentalsescbrasil.org.br/>>. Acesso em: 20/08/2011.
  • PERPÉTUO, Irineu Franco. "Beethoven com Beatles". Revista Bravo!, agosto de 2005, pp. 73 75.
  • PERPÉTUO, Irineu Franco. "Sobre a obra", in: Lachrimæ: Encarte do CD. São Paulo: Cavi Records/SACD, 2003.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANDRÉ Mehmari. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa200451/andre-mehmari>. Acesso em: 29 de Mar. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7