Artigo da seção pessoas Tião Carvalho

Tião Carvalho

Artigo da seção pessoas
Música / teatro / dança  
Data de nascimento deTião Carvalho: 23-11-1955 Local de nascimento: (Brasil / Maranhão / Cururupu)

Biografia

Tião Carvalho (Cururupu, Maranhão, 1955). Cantor, compositor, ator, dançarino e produtor cultural. Desde a infância, mantém contato com as danças e festividades populares do Maranhão, como o bumba meu boi e o tambor de crioula. Inicia carreira artística em trabalhos com o teatrólogo maranhense Aldo Leite (1941) e com o Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte).

Em 1979, a convite do dramaturgo argentino Ilo Krugli (1930), vai ao Rio de Janeiro e passa a integrar o elenco do Teatro Ventoforte, onde também atua como professor de danças brasileiras. Em 1985, transfere-se para São Paulo e, no ano seguinte, funda o Grupo Cupuaçu Centro de Estudos de Danças Populares Brasileiras. Pelo Cupuaçu, promove, desde 1990, festas comunitárias anuais do bumba meu boi no Morro do Querosene (Vila Pirajussara), na Zona Oeste de São Paulo.

Integra as bandas Mexe com Tudo e Mafuá. Além de assinar a pesquisa musical, interpreta os temas gravados no CD Bumba-Boi Maranhense em São Paulo (2001), anexo do livro homônimo de André Paula Bueno.

Lança seu álbum solo de estreia, Quando Dorme Alcântara, em 2002. Integra a coletânea Cartografia Musical Brasileira, do programa Rumos Itaú Cultural Música (2004/2005). Em 2004, recebe o título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Lança o disco-tributo Tião Carvalho Canta João do Vale, em 2006. Participa de Balançou no Conga (2008), álbum dedicado ao cancioneiro do compositor maranhense Lopes Bogea (1926-2004).

Análise

Em todas as atividades artísticas, Tião Carvalho conecta-se com ritmos e gêneros populares de sua terra natal. No trabalho à frente do Grupo Cupuaçu, com o qual realiza, pesquisas e ações educativas regulares, apresenta seu repertório de músicas e danças tradicionais maranhenses. Exemplos disso são: bumba meu boi, cacuriá, dança do caroço, lelê (ou péla-porco) e tambor de crioula. A essas, Carvalho costuma adicionar a ciranda, o samba de roda, o maculelê e outras expressões de diferentes regiões brasileiras.

O interesse na pesquisa e produção cultural reflete-se e influencia o trabalho como cantor e compositor. De voz potente, ele é um intérprete que se mostra à vontade em arranjos que exploram a percussão. Admirador do conterrâneo João do Vale (1933-1996), regrava algumas das principais músicas do ídolo em um álbum-tributo. Assim como Vale, Carvalho tem repertório que privilegias as canções de melodia marcante e força rítmica. Como compositor, ganha maior projeção com o samba “Nós”, registrado em seu disco Quando Dorme Alcântara (2002). O samba é interpretado por Ná Ozetti (1958) em seu primeiro disco solo de 1988 e por Cássia Eller (1962-2001), no disco Cassia Eller ao Vivo de 1996. A obra de Carvalho também dialoga com outros gêneros musicais  como o reggae, originário da Jamaica e influente no Maranhão, a exemplo de sua música “A Mulher Mais Bonita do Mundo”.

Outras informações de Tião Carvalho:

  • Outros nomes
    • José Antônio Pires de Carvalho
  • Habilidades
    • músico
    • ator
  • Relações de Tião Carvalho com outros artigos da enciclopédia:

Exposições (1)

Eventos relacionados (2)

Fontes de pesquisa (2)

  • GRUPO CUPUAÇU. Site oficia do grupo. Disponível em: < http://xn--grupocupuau-v9a.org.br/ >. Acesso em: 19 fev. 2014.
  • INSTITUTO Memória Musical Brasileira. Disponível em: < http://www.memoriamusical.com.br >. Acesso em: 19 fev. 2014.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • TIÃO Carvalho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa200147/tiao-carvalho>. Acesso em: 25 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7