Artigo da seção pessoas Daniel Acosta

Daniel Acosta

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deDaniel Acosta: 29-11-1965 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Rio Grande)
Imagem representativa do artigo

Marat , 1995 , Daniel Acosta
Reprodução fotográfica Eduardo Ortega

Biografia

Daniel Albernaz Acosta (Rio Grande, Rio Grande do Sul, 1965). Escultor, desenhista, gravador, professor. Faz curso de fundição em bronze com Elvo Benito Damo (1948), em Curitiba, em 1986. No ano seguinte, forma-se em desenho e artes plásticas, com habilitação em escultura, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Freqüenta workshops com José Resende (1945), Mílton Machado (1947), Artur Lescher (1962) e Ricardo Basbaum (1961), entre outros.

É professor de escultura do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a partir de 1989. Reside em São Paulo desde 1994. Em 1997, é publicado pela Edusp o livro Daniel Albernaz Acosta, com texto de Tadeu Chiarelli. Conclui mestrado em poéticas visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 1999, com orientação de Carmela Gross (1946) em tese intitulada Transfigurações: O Mesmo Como Outro.

Em 2002, participa da 25ª Bienal Internacional de São Paulo, com a série de trabalhos Paisagens Portáteis, tema de sua tese de doutourado, concluído em 2005. Em 2009, participa da 7ª Bienal do Mercosul, com a obra Kosmodrom. Além de suas atividades como artista, é professor de escultura na UFPel.

Análise

Em trabalhos realizados até o início da década de 1990, o artista parte de motivos visuais relacionados à arquitetura tradicional de Pelotas, interior do Rio Grande do Sul, onde vive. Inspira-se principalmente nos ornamentos arquitetônicos de construções em estilo eclético ou art nouveau, e também nos tapumes que ocultavam a demolição de muitos desses edifícios. Como nota o historiador da arte Tadeu Chiarelli, os trabalhos de Acosta, realizados principalmente em lâminas compensadas de cor púrpura, representam a intersecção poética entre o tapume e o ornamento. O artista reside em São Paulo a partir de 1994 e, o impacto da metrópole, produz grande mudança em sua produção. Passa a empregar a fórmica e o gesso, materiais de caráter mais frio e impessoal. Posteriormente, utiliza também a fotografia e o vídeo em suas obras.

Sua produção mantém constante diálogo com a história da arte, como em Marat (1995) que remete ao quadro de Jacques-Louis David (1748 - 1825), ou em Observatório (1995) que faz referência a Marcel Duchamp (1887 - 1968). A obra de Acosta não se limita às regras da escultura contemporânea, mas as ultrapassa, tratando de outras questõe relacionadas ao corpo e à sexualidade.

Outras informações de Daniel Acosta:

  • Outros nomes
    • Daniel Albernaz Acosta
  • Habilidades
    • desenhista
    • professor de artes plásticas
    • escultor
    • gravador

Obras de Daniel Acosta: (5) obras disponíveis:

Exposições (97)

Todas as exposições

Eventos relacionados (8)

Artigo sobre Arco 2002

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioArco 2002: 14-02-2002  |  Data de término | 19-02-2002
Resumo do artigo Arco 2002:

Parque Ferial Juan Carlos I

Artigo sobre sp-arte 2010

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2010: 29-04-2010  |  Data de término | 02-05-2010
Resumo do artigo sp-arte 2010:

Fundação Bienal de São Paulo

Artigo sobre sp-arte 2011

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de iníciosp-arte 2011: 12-05-2011  |  Data de término | 15-05-2011
Resumo do artigo sp-arte 2011:

Fundação Bienal de São Paulo

Fontes de pesquisa (15)

  • 8ª Bienal do Mercosul. Disponível em: http://www.bienalmercosul.art.br/artista/291. Acesso em: 3 nov. 2011.   Não catalogado
  • ACOSTA, Daniel. Daniel Acosta. Apresentação Tadeu Chiarelli; fotografia David Guillaume. São Paulo: Casa Triângulo, 1995. f. dobrada, il. p.b. A185d 1995
  • ACOSTA, Daniel. Daniel Albernaz Acosta. Texto crítico Tadeu Chiarelli; fotografia Carmem Salazar, David Guillaume, Eduardo Giannini Ortega, Elaine Tedesco, Giovana Ronna, Romulo Fialdini, Sérgio Brenner. São Paulo: Edusp, 1997. 122 p. il. color. (Artistas da USP, 8). ISBN 85-314-0376-6. 730.8161 A185d
  • ACOSTA, Daniel. Transfigurações. Projeto gráfico Paulo Silveira; apresentação Maria Ivone dos Santos; curadoria Maria Amélia Bulhões Garcia. Porto Alegre: Instituto de Artes da UFRGS, 1999. folha dobrada, il. color. A185t 1999
  • AO CUBO. Curadoria Luciana Brito, Martin Grossmann; fotografia João Luiz Musa. São Paulo: Paço das Artes, 1997. s.p. il. SPpa 1997/a
  • ARTE brasileira contemporânea: doações recentes/96. São Paulo: MAM, 1996. 45 p., il. p&b color. SPmam 1996/ar
  • Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2., 1999, Porto Alegre, RS. II Bienal de Artes Visuais do Mercosul: catálogo Geral. Curadoria Fábio Magalhães. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 1999. 264 p. 709.04 B5884s 1999
  • CASSIANO, L. Daniel Acosta. In: Arte gaúcha contemporânea. Porto Alegre: Casa de Cultura Mário Quintana, 1991. 70 p., il. p&b. p.32. RSieav 1991
  • CENNI, Roberto (Coord.). Território expandido. Prêmio Multicultural Estadão 1999 . Fotografia Eduardo Giannini Ortega; curadoria Angélica de Moraes; apresentação Danilo Santos de Miranda, Roberto C. Mesquita; texto Angélica de Moraes. São Paulo: SESC SP, 1999. paginação irregular, il. color. CAT-G SPte 1/1999
  • CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999. 709.81 C532a
  • CHIARELLI, Tadeu. Daniel Acosta: o encarnado e o estranho. Revista de Artes da ILA/UFPEL, Pelotas, v. 1, n. 1, p. 71-79, set. 1995.
  • CHIARELLI, Tadeu. Os relevos não relevos de Daniel Acosta. Zero Hora, Porto Alegre, 29 ago. 1992. p. 5-6.
  • EX- CULTURAS. Texto John Cage. Pelotas: Fundapel, 1991. s.p. RSfundapel 1991/e
  • SALÃO NACIONAL VICTOR MEIRELLES, 6. , 1998, Florianópolis, SC. 6º SALÃO NACIONAL VICTOR MEIRELLES . Curadoria Charles Narloch; texto Charles Narloch; projeto gráfico Edson Francisco Schweitzer; apresentação Paulo Roberto Arenhart; texto Agnaldo Farias, João Otávio Neves Filho, Tadeu Chiarelli. Florianópolis: MASC, 1998. [56 p.], il. p.b. color. SCsvm 6/1998
  • TREVISAN, Ricardo (Coord.). Amanhã, hoje: a Casa Triângulo de 1988 a 1995. Curadoria Maria Izabel Branco Ribeiro; texto Tadeu Chiarelli. São Paulo: Casa Triângulo, 1995. 63 p., il. p&b color. SPct 1995

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • DANIEL Acosta. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19358/daniel-acosta>. Acesso em: 23 de Mar. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7