Artigo da seção pessoas Iberê Camargo

Iberê Camargo

Artigo da seção pessoas
Artes visuais  
Data de nascimento deIberê Camargo: 18-11-1914 Local de nascimento: (Brasil / Rio Grande do Sul / Restinga Seca) | Data de morte 09-08-1994 Local de morte: (Brasil / Rio Grande do Sul / Porto Alegre)
Imagem representativa do artigo

Natureza-Morta , 1956 , Iberê Camargo
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini

Biografia
Iberê Bassani de Camargo (Restinga Seca RS 1914 - Porto Alegre RS 1994). Pintor, gravador, desenhista, escritor e professor. Em 1928 estuda pintura com Frederico Lobe e Salvador Parlagreco (1871-1953) na Escola de Artes e Ofícios, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Entre 1936 e 1939, em Porto Alegre, faz o curso técnico de arquitetura do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre e estuda pintura com Fahrion (1898-1970). Muda-se para o Rio de Janeiro em 1942 e, com bolsa de estudos concedida pelo governo do Rio Grande do Sul, freqüenta por pouco tempo a Escola Nacional de Belas Artes - Enba. Não satisfeito com a proposta acadêmica, estuda com Guignard (1896-1962) e funda, em 1943, com outros artistas, o Grupo Guignard. Em 1947 recebe o prêmio de viagem ao exterior e vai para a Europa no ano seguinte. Em Roma, estuda com Giorgio de Chirico (1888-1978), Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e Leone Augusto Rosa, e em Paris, com André Lhote (1885-1962). Volta ao Brasil em 1950 e, em 1952, torna-se membro da Comissão Nacional de Artes Plásticas. Funda, em 1953, o curso de gravura do Instituto Municipal de Belas Artes do Rio de Janeiro, hoje Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage. Em 1954, participa com Djanira (1914-1979) e Milton Dacosta (1915-1988), da organização do Salão Preto e Branco e, no ano seguinte, do Salão Miniatura, ambos realizados em protesto às altas taxas de importação de material artístico. Promove curso livre de pintura no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em duas temporadas entre 1960 e 1965. Em 1966 executa painel de 49 metros quadrados oferecido pelo Brasil à Organização Mundial de Saúde (OMS), em Genebra. A partir de 1970, leciona na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Em 1980 Iberê Camargo mata a tiros um homem que o agride na rua. É absolvido sob o argumento de legítima defesa, mas o episódio marca profundamente sua vida e sua obra. Em 1986, recebe o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Entre suas publicações, constam o artigo Tratado sobre Gravura em Metal, 1964, o livro técnico A Gravura, 1992 e o livro de contos No Andar do Tempo: 9 contos e um esboço autobiográfico, 1988.

Comentário Crítico
Iberê Camargo sai da casa dos pais em 1922, para estudar. Cinco anos depois, inicia sua educação artística na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Tem aulas de pintura com Frederico Lobe e Salvador Parlagreco. O ensino é acadêmico e consiste na cópia de reproduções retiradas de revistas. Em 1929, Iberê se desentende com o professor de letras, interrompe o aprendizado e volta a morar com a família. Aos 18 anos, emprega-se como aprendiz no Batalhão Ferroviário. Passa para o posto de desenhista técnico, aprende geometria e perspectiva. Permanece no cargo até 1936, quando retoma os estudos em Porto Alegre e ingressa no curso técnico de arquitetura do Instituto de Belas Artes, com orientação do professor Fahrion.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Iberê Camargo:

  • Outros nomes
    • Iberê Bassani de Camargo
  • Habilidades
    • pintor
    • desenhista
    • professor de artes plásticas
    • gravador
    • escritor

Obras de Iberê Camargo: (52) obras disponíveis:

Todas as obras de Iberê Camargo:

Exposições (507)

Todas as exposições

Eventos relacionados (3)

Fontes de pesquisa (44)

  • Fundação Iberê Camargo - biografias, obras, entrevistas, depoimentos, fotos e livros
  • CAMARGO, Iberê. Gaveta dos guardados. Organização Augusto Massi. São Paulo: Edusp, 1998. 189 p., il. p&b. 759.981 C1724g
  • CAMARGO, Iberê. Um esboço autobiográfico. In: ______. Gaveta dos guardados. Organização Augusto Massi. São Paulo: Edusp, 1998. 189 p., il. p&b.
  • PERFIL da Coleção Itaú. Prefácio Olavo Egydio Setubal; curadoria e texto Stella Teixeira de Barros. São Paulo: Itaú Cultural, 1998. 256 p., fotos color.
  • AYALA, Walmir. Dicionário de pintores brasileiros. Organização André Seffrin. 2. ed. rev. e ampl. Curitiba: Ed. UFPR, 1997. 428 p. R750.81 A973d 2.ed.
  • BRASIL Europa: encontros no século XX. Curadoria Marc Pottier. Curadoria Jena Boghici; texto Aracy Amaral, Frederico Morais, Antonio Callado, et. al. Brasília: Caixa Cultural, 2000. 79 p. CAT-G DFeccef 2000/b
  • BRASIL Europa: encontros no século XX. Curadoria Marc Pottier. Curadoria Jena Boghici; texto Aracy Amaral, Frederico Morais, Antonio Callado, et. al. Brasília: Caixa Cultural, 2000. 79 p.
  • BRITO, Ronaldo. Iberê Camargo. Tradução Cecil Stuart Birkinshaw; apresentação Jorge Gerdau Johannpeter, Alexandre Dórea Ribeiro; introdução Rodrigo Naves; edição Alexandre Dórea Ribeiro. São Paulo: DBA, 1994. 143 p., il. color.
  • BRITO, Ronaldo. Iberê Camargo. São Paulo: DBA, 1994. 143 p., il. color. ISBN 85-7234-037-8. 759.98106 C1724br
  • CAMARGO, Iberê. Diálogos com Iberê Camargo. Organização Sônia Salzstein. São Paulo: Fundação Iberê Camargo : Cosac & Naify, 2003. 206 p., il. p&b.
  • CAMARGO, Iberê. Iberê Camargo/Mario Carneiro: correspondência. Tradução Maria Pace; apresentação Luiz Paulo Fernandez Conde, Helena Severo, Vanda Mangia Klabin. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Centro de Arte Hélio Oiticica:  RioArte, 1999. 188 p., il. p.&b.
  • CAMARGO, Iberê. Mestre Moderno. Apresentação Luiz Paulo de Pilla Vares; versão em inglês Heloisa Prieto, Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 84 p., il. p.b. color.
  • Camargo, Iberê. Iberê Camargo . Buenos Aires: Fundación Banco Patricios, 1995. , il. C1724 1995
  • CAMARGO, Iberê. Iberê CAMARGO/ Mario Carneiro : correspondência. Rio de Janeiro: Casa da Palavra : Centro de Arte Hélio Oiticica : RioArte, 1999. 188 p., il. p.&b., 14 x 19 cm 709.04 C1724i
  • CAMARGO, Iberê. Mestre Moderno. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 84 p., il. p&b. color. CAT-G C1724m 1994
  • CAMARGO, Iberê. O "outro" na pintura de Iberê Camargo. Curadoria Maria Alice Milliet. Coordenação editorial Adriana Boff. Tradução Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012. CAT-G C1724 2012
  • CAMARGO, Iberê. O "outro" na pintura de Iberê Camargo. Curadoria Maria Alice Milliet. Coordenação editorial Adriana Boff. Tradução Nick Rands. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012. 136 p., il.
  • CAMARGO, Iberê; CURTI, Ana Helena (Coord.). Iberê CAMARGO. Porto Alegre: Fundação Iberê CAMARGO, 2003. 124 p., il. p&b color. ISBN 85-8968001-0. CAT-G C1724i 2003
  • CAMARGO, Iberê; SALZSTEIN, Sônia (coord.). Diálogos com Iberê CAMARGO. São Paulo: Fundação Iberê CAMARGO : Cosac & Naify, 2003. 206 p., il. p&b. ISBN 85-7503-195-3. 759.98106 C1724d
  • CAMARGO, Iberê; SALZSTEIN, Sônia (coord.). Diálogos com Iberê Camargo. Texto Sônia Salzstein. São Paulo: Fundação Iberê Camargo : Cosac & Naify, 2003. 206 p.,il. p&b. 
  • EXPRESSIONISMO no Brasil: heranças e afinidades. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1985. 128 p., il. p&b., color.
  • EXPRESSIONISMO no Brasil: heranças e afinidades. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1985. 128 p., il. p&b., color. SPfb 1985
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. Apresentação Ricardo Ribenboim; texto Leon Kossovitch, Mayra Laudanna, Ricardo Resende. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. 270 p. IC 769 G777
  • GRAVURA: arte brasileira do século XX. Apresentação Ricardo Ribenboim; texto Leon Kossovitch, Mayra Laudanna, Ricardo Resende. São Paulo: Itaú Cultural : Cosac & Naify, 2000. 270 p.
  • IOSCHPE, Evelyn Berg, CATTANI, Icléia, COURTHION, Pierre. Iberê Camargo. Apresentação Paulo Herkenhoff. Porto Alegre: Margs, 1985. 95 p., il. p&b., color. (Coleção contemporânea, 1).
  • IOSCHPE, Evelyn Berg; CATTANI, Icléia; COURTHION, Pierre. Iberê Camargo. Porto Alegre: Margs, 1985. 95 p., il. p&b., color. ISBN 85-246-0013-6. 759.98106 C1724b
  • KLINTOWITZ, Jacob. A Cor na arte brasileira: 27 artistas representativos. São Paulo: Volkswagen do Brasil, 1982. 219 p., il. color.
  • KLINTOWITZ, Jacob. A Cor na arte brasileira : 27 artistas representativos. São Paulo: Volkswagen do Brasil, 1982. 219 p., il. color. 759.98106 K65c
  • LAGNADO, Lisette. Conversações com Iberê Camargo. Apresentação Paulo Herkenhoff. São Paulo: Iluminuras, 1994. 157 p., il. p&b.
  • LAGNADO, Lisette. Conversações com Iberê Camargo. São Paulo: Iluminuras, 1994. 157 p., il. p&b. ISBN 85-85219-92-0. 759.98106 C1724L
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM. CDR 759.981 L533q
  • LEITE, José Roberto Teixeira. 500 anos da pintura brasileira. Produção Raul Luis Mendes Silva, Eduardo Mace. [S.l.]: Log On Informática, 1999. 1 CD-ROM.
  • LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988. 555 p. R759.981 L533d
  • LOUZADA, Maria Alice do Amaral; LOUZADA, Júlio. Artes plásticas Brasil 1996: seu mercado, seus leilões. São Paulo: Júlio Louzada, 1996. 922 p. R702.9 L895a v.8, v.11
  • MARTINS, Cecília Contrim. A paixão na pintura. In: Novos Estudos CEBRAP, nº 34. São Paulo: Cebrap 1992. Não catalogado
  • MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. São Paulo: MAM, 1988. 32 p., il. p&b color.
  • MODERNIDADE: arte brasileira do século XX. São Paulo: MAM, 1988. 32 p., il. p&b color. SPmam 1988
  • NAVES, Rodrigo. O fundo movediço das coisas. In: CAMARGO, Iberê. Mestre Moderno. Apresentação Luiz Paulo de Pilla Vares; versão em inglês Heloisa Prieto, Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. 84 p., il. p.b. color.
  • PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Texto Mário Barata, Lourival Gomes Machado, Carlos Cavalcanti et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. 559 p. R703.0981 P818d
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p. 709.8104 Cg492pr
  • PONTUAL, Roberto. Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1987. 585 p.
  • VENANCIO FILHO, Paulo. Iberê Camargo: diante da pintura. In: CAMARGO, Iberê. Iberê Camargo. Organização Ana Helena Curti; apresentação Jorge Gerdau Johannpeter; tradução John Norman, Alison Entrekin. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2003. 124 p., il. p&b color.
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v. 709.81 H673 v.1
  • ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. Pesquisa Cacilda Teixeira da Costa, Marília Saboya de Albuquerque. São Paulo: Fundação Djalma Guimarães: Instituto Walther Moreira Salles, 1983. 1106 p. 2v.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • IBERÊ Camargo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1721/ibere-camargo>. Acesso em: 21 de Set. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7