Artigo da seção pessoas Alair Gomes

Alair Gomes

Artigo da seção pessoas
Artes visuais / teatro  
Data de nascimento deAlair Gomes: 20-12-1921 Local de nascimento: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro) | Data de morte 02-08-1992 Local de morte: (Brasil / Rio de Janeiro / Rio de Janeiro)
Imagem representativa do artigo

Sem Título , ca. 1980 , Alair Gomes
Reprodução Fotográfica César Barreto

Biografia
Alair de Oliveira Gomes (Valença RJ 1921 - Rio de Janeiro RJ 1992). Fotógrafo, filósofo, professor e crítico de arte. Em 1944, gradua-se em engenharia civil na Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Dois anos depois, funda a revista literária Magog, com o poeta Marcos Konder Reis (1922 - 2001) e outros. Em 1948, abandona a engenharia para estudar física, matemática, filosofia e biologia. Torna-se professor do Instituto de Biofísica do Rio de Janeiro, em 1958. Recebe bolsa da Fundação Guggenheim, em 1962, e permanece cerca de um ano realizando pesquisas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A partir do fim dos anos 1960, dedica-se com constância à fotografia e à crítica de arte. A maior parte de suas imagens são seqüências de nus masculinos e fotos de rapazes feitas da janela de seu apartamento, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, além de registros do carnaval carioca. Nessa cidade, de 1977 a 1979, trabalha como coordenador na área de fotografia da Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, onde desempenha um importante papel como educador no campo das artes plásticas e da filosofia. Entre 1976 e 1984, participa de mostras coletivas em Nova York, Paris, Rio de Janeiro e Toronto. Em 2001, a Fundação Cartier de Arte Contemporânea, em Paris, realiza uma mostra retrospectiva de sua obra com imagens que integram o acervo da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

Comentário Crítico
Engenheiro de formação, filósofo, escritor, estudioso e crítico de arte, Alair Gomes dedica-se à fotografia nos últimos 26 anos de sua vida e produz um conjunto de aproximadamente 170 mil negativos cujo tema central é a beleza do corpo masculino. De teor confessional e narrativo, o sentido de sua poética é construído, sobretudo, no processo de edição e de organização desse material. As imagens não são composições autônomas, elas integram seqüências montadas com base em noções de ritmo e relações formais estabelecidas entre as fotos.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Alair Gomes:

  • Outros nomes
    • Alair de Oliveira Gomes
  • Habilidades
    • fotógrafo
    • tradutor
    • crítico de artes visuais
    • fotógrafo de cena
  • Relações de Alair Gomes com outros artigos da enciclopédia:

Obras de Alair Gomes: (11) obras disponíveis:

Espetáculos (4)

Exposições (52)

Artigo sobre Contemporary Brazilian Photography from the collection of Joaquim Paiva (1994 : San Francisco, Estados Unidos)

Artigo da seção eventos
Temas do artigo: Artes visuais  
Data de inícioContemporary Brazilian Photography from the collection of Joaquim Paiva (1994 : San Francisco, Estados Unidos): 23-06-1994  |  Data de término | 10-07-1994
Resumo do artigo Contemporary Brazilian Photography from the collection of Joaquim Paiva (1994 : San Francisco, Estados Unidos):

Yerba Buena Center for the Arts (San Frnacisco, Estados Unidos)

Todas as exposições

Eventos relacionados (1)

Fontes de pesquisa (12)

  • ALAIR Gomes. Foundation Cartier pour l'art Contemporain. Paris: Foundation Cartier pour l'art Contemporain; Thames & Hudson, 2001. 156 p., il. p&b. Não catalogado
  • ALAIR GOMES. Foundation Cartier pour l'art Contemporain. Paris: Foundation Cartier pour l'art Contemporain; Thames & Hudson, 2001. 156 p., il. p&b.
  • BATAILLE, Georges. O Erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987. 256 p.
  • BATAILLE, Georges. O Erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987. 256 p. Não catalogado
  • PONTUAL, Roberto. Imagem: alma do corpo, corpo da alma. In: FOTOGRAFIA contemporânea no Brasil: corpo & alma. Rio de Janeiro: Funarte: Infoto, 1984. n. p. Não catalogado
  • PONTUAL, Roberto. Imagem: alma do corpo, corpo da alma. In: FOTOGRAFIA contemporânea no Brasil: corpo & alma. Rio de Janeiro: Funarte: Infoto, 1984. n. p.
  • Programa do Espetáculo - Emily - 1984 Não catalogado
  • Programa do Espetáculo - O Beijo da Mulher Aranha - 1981. Não catalogado
  • Programa do Espetáculo - Tango - 1972 Não catalogado
  • SANTOS, Alexandre. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro. Programa de Pos-Graduação em Artes Visuais da UFRGS, Porto Alegre, 2006. (Tese de doutorado). Não catalogado
  • VINTE e cinco anos Centro Cultural Cândido Mendes: Galeria de Ipanema. Rio de Janeiro: Centro Cultural Cândido Mendes, 2003. 80 p., il. p&b. color. RJcccm 2003/v
  • VINTE e cinco anos Centro Cultural Cândido Mendes: Galeria de Ipanema. Texto Paulo Sérgio Duarte; curadoria Paulo Sérgio Duarte; fotografia Vicente de Mello; curadoria Maria de Lourdes Mendes de Almeida. Rio de Janeiro: Centro Cultural Cândido Mendes, 2003. 80 p., il. p&b. color.

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ALAIR Gomes. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1531/alair-gomes>. Acesso em: 29 de Mai. 2017. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7