Artigo da seção pessoas Anna Maria Kieffer

Anna Maria Kieffer

Artigo da seção pessoas
Música  
Data de nascimento deAnna Maria Kieffer: 28-07-1941 Local de nascimento: (Brasil / São Paulo / São Paulo)

Biografia
Anna Maria Kieffer (São Paulo, SP 1941). Mezzo-soprano e pesquisadora. Inicia-se em piano aos sete anos na Escola de Música do Colégio Santa Marcelina com a Irmã Cecília Furtado e com Kita de Ulhoa Cintra e em canto com Magdalena Lébeis. No início dos anos 1960, na Pró-Arte - Seminários de Música, estuda com Hans-J. Koellreutter, Roberto Schnorrenberg, Theodor Heuberger (prática de ópera) e participa dos Encontros Internacionais de Música, tendo aulas de interpretação de música medieval e renascentista com Andrea Von Ramm no Studio der Frühen  Musik1. Nesse período, segue ainda cursos com Osvaldo Lacerda (harmonia), Mario Ficarelli (repertório contemporâneo), Maria José de Carvalho (dicção e estilo), o pianista co-repetidor Erik Werba (interpretação mozartiana, Viena) e o fonoaudiólogo Raoul Husson (técnica vocal, Paris).

Aperfeiçoa-se em canto com Eladio P. Gonzalez, de 1968 a 1975, e Marcel Klass, de 1976 a 1979, e em ópera com Graziella Sciutti e Franco Iglesias. Em 1967 realiza turnês pela Europa apresentando repertório colonial brasileiro e latino americano com o Madrigal e Orquestra de Câmara de São Paulo sob a direção de George Olivier Toni. Em 1975, funda, com Thaís V. Borges, a Confraria-Conjunto de Música Antiga. Realiza o levantamento e a restauração de partituras, a busca de instrumentos originais e a divulgação das obras em publicações, palestras, concertos e discos, trabalhando tanto no Brasil quanto no exterior ao lado de instrumentistas como Edelton Gloeden (violão), Gisela Nogueira (viola de arame), Achille Picchi e Fábio Luz (piano).

Na música contemporânea, inicia a carreira como solista no Festival de Outono de Paris, com Ensaio 72 de Mário Ficarelli. De 1977 a 1981, participa dos Cursos Latino americanos de Música Contemporânea e integra o Núcleo Música Nova, sob a coordenação do compositor Conrado Silva. Desenvolve a partir daí trabalhos em colaboração com compositores, dentre os quais destacamos Cidade, Ópera Aberta, de Gilberto Mendes, além de peças de compositores como Jocy de Oliveira,  Leo Küpper, Daniel Teruggi, e realizar estreias brasileiras na presença de compositores como Dieter Schnebel e John Cage. Criar trilhas para cinema e vídeo, como em O Retorno de Rodolfo Nanni. Realizar pesquisas de repertório e compõe ambiências sonoras e trilhas para exposições e espaços culturais, como Brasil Barroco, no Petit Palais (Paris, 1999), O Brasil dos viajantes (MASP e Centro Cultural de Belém- Lisboa) e Niobe Xandó (Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2007), além de curadorias, como as 18ª e 19ª edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Participa de Festivais no Brasil e no exterior, entre os quais Nuova Consonanza (Roma, 1982), Ars Electronica (Linz, 1984), Outono de Varsóvia (1984), Centro Cultural Reyna Sofia (Madrí, 2007) e edições do Festival de Bourges. A partir da metade da década de 1990 seu trabalho é cada vez mais pautado pela concepção, direção e participação de espetáculos, gravação de CDs, além da organização de cursos, palestras, concertos e curadoria de eventos dirigidos à história da música brasileira. Sua discografia conta com mais de 20 títulos entre música antiga e contemporânea, uma grande parte gravada pelo selo Akron, que funda com Nanni em 1986. Em 1990, lança Viagem pelo Brasil, pelo selo Eldorado, com participação de Gisela Nogueira (viola de arame) e Edelton Gloeden (violão) com obras do Padre José Mauricio Nunes Garcia, Franco Manoel da Silva, Mussurunga, Candido Inácio da Silva e autores anônimos. Em 1999 grava Teatro do Descobrimento, com o violeiro Ivan Vielela e o Grupo Anima, e obras de João Zorro, Martin Codax, Padre José de Anchieta e Francisco Salinas, Gregório de Matos Guerra, antonio Madureira e Marcelo Varella.

Comentário crítico
A trajetória do trabalho de Anna Maria Kieffer se constrói pelo entrelaçamento de influências advindas da multiplicidade de experiências que vivencia e que agrega diferentes áreas do conhecimento. Se olharmos, por exemplo, sua formação como cantora, podemos constatar essa busca por eixos diferentes no desenvolvimento de seu ofício. Ela aprimora-se não apenas com cantores de formação, mas agrega outros pontos de vista vindos de pianistas co‑repetidores, regentes, fonoaudiólogos e mesmo atores e da pesquisa vocal ao lado de compositores.

continuar a leitura do texto Continuar a leitura do texto...

Outras informações de Anna Maria Kieffer:

  • Outros nomes
    • Ana Maria Kiefer
  • Habilidades
    • musicista
    • cantor/Intérprete
    • pesquisador

Espetáculos (1)

Exposições (1)

Eventos relacionados (6)

Como citar?

Para citar a Enciclopédia Itaú Cultural como fonte de sua pesquisa utilize o modelo abaixo:

  • ANNA Maria Kieffer. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13318/anna-maria-kieffer>. Acesso em: 26 de Abr. 2018. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7